20111030

Entrevista com Nuno Crato: "É necessário concentrar nas disciplinas essenciais"

30.10.2011 - 07:58 Por PÚBLICO

"Em entrevista ao PÚBLICO, que será publicada amanhã, segunda-feira, na edição em papel, o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, revela que as duas medidas principais que estão a ser estudadas, no âmbito da reforma curricular do ensino básico e secundário, são a supressão da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no 9.º ano e a divisão de Educação Visual e Tecnológica em duas componentes separadas no 2.º ciclo.
No 9.º ano “a maioria dos jovens já domina os computadores perfeitamente e é questionável que seja necessário ter uma disciplina de TIC”, justifica Nuno Crato. Sobre EVT, afirma que “não estamos em época de ter dois professores em sala de aula” e que se deve antes pensar em “separar curricularmente a Educação Visual e a Educação Tecnológica e os professores alternarem a docência”.

Princípio geral: “é necessário concentrar nas disciplinas essenciais”, “eliminar a dispersão na oferta curricular”, “apenas contratar os professores que sejam estritamente necessário”.

Numa entrevista centrada sobre os cortes previstos na educação para 2012, e as opções para os alcançar, são também abordados, entre outros temas, a futura contenção na contratação de professores, a escolaridade obrigatória até aos 18 anos, as obras na Parque Escolar, o financiamento e a racionalização da rede das instituições do ensino superior e o que representaram para o ministro estes primeiros quatro meses de mandato."
ADENDA (Dia 31 de Outubro 19:06)

Neste momento (19:06) em que a maioria dos interessados já compraram (cof cof) o jornal ou leram a entrevista, deixo a 'coisa' em JPEGs. É só clicar.

Sem comentários: