20111119

Gostei muito de conhecer!

Boa noite a tod@s!



E recomendo também este tema:



: )))

Cortar, cortar até à derrota final?

Corta-se a água para melhorar o abastecimento público ou para ter motivo de periodicamente se abrirem uns buracos que serão cerrados com falta de veia artística de calceteiros ausentes.
Corta-se nos subsídios de férias e de natal para evitar, segundo palavras do Sr. dos Passos de o Caspar, despedimentos na função pública, porque só haveria cash-flow para os primeiros 6 meses de 2012.
Afinal de contas, um secretário de estado muito distraído vem afirmar que despedir é um desígnio nacional, de forma a manter baixo o nível da despesa primária, durante os próximos milénios.
Corta-se nos professores contratados com uma prova de ingresso pouco esclarecedora sobre o objetivo final.
Será para quem quiser continuar a ter hipóteses de ser contratado ou para ser considerado como estando na fase dos grumetes da carreira dos professores profissionais?
Corta-se nos funcionários mais antigos, segundo gordas do DN de 18 de Novembro, porque a poupança é maior e que têm estado impedidos de se reformarem por motivos diversos.
Afinal de contas, onde é que falta cortar?
Nas comissões pagas pelo BPN ao Duarte, ao Loureiro ou ao Relvas?

um bocadinho... de humor com exercício...? ou ao contrário...?


Aviso à malta de Coimbra que por aqui passa!

Amanhã, a água vai estar cortada entre as 10h e as 18h nas freguesias de Almedina, São Bartolomeu, Santa Cruz, Santo António dos Olivais e Sé Nova.

Boa noite e ... agradeço ao JJCardoso pelo aviso!

coisas da energia... será que também por cá as coisas são assim...?

por estas e por outras é que a erse queria aumentar as tarifas de electricidade para pôr os contribuintes a pagar os 'custos' de investimento nas energias limpas e sujas...?

esta a energia eléctrica que consumimos por fontes geradoras:


esta a energia que consumimos por fontes geradoras:


querem investir com lucros de 29%...?

"On that money, the investors stand to make a net present value of $334 million dollars … which means that due to the screwing of the taxpayers and ratepayers, a few very wealthy investors are GUARANTEED A RETURN OF 29% ON THEIR INVESTMENT!!!"

a acompanhar por aqui.

Ainda sobre os concursos para professores voluntários

Não me apetece comentar. Mas este assunto merece destaque. Deixo um print screen do DN online e uma hiperligação para um post do Arlindo Ferreira - Querem ver como se baixa o défice? - onde se pode ler o aviso no DR.


Espero que os colegas aposentados não enveredem por coisas destas. E lamento imenso a figura do sr. Director (Paulo Alexandre Madeira Carvalho Dias) que publicou tal aviso. Há de facto professores que metem muiiita impressão.
Já agora, qual o estatuto a aplicar a estes 'colegas'?
Enfim ... Parece que acabei por comentar : /

Lembrei-me agora que também li sobre o assunto no blogue do Ricardo Montes e no do Paulo Guinote.

Mais normalidade e sucesso no arranque do ano lectivo



"Oito alunos surdos de Riachos, distrito de Santarém, só tiveram transporte para a escola de referência mais de dois meses após o início das aulas. O percurso, em alguns casos, chega aos 60 quilómetros."(SIC notícias)
E sim, fechem ainda mais escolas porque 60 quilómetros diários são pouca coisa ...

orçamentos da educação... cortes são estupidez tacanha dos políticos... não leram aristóteles...!

de facto parece não haver grandes diferenças entre este cantinho plantado à beira do atlântico, em que os cortes se aproximam de limites próximos do insensato [e do indigente], e o gigante que jaz na outra costa... que faz exactamente a mesma coisa.

políticas públicas de educação são menosprezadas, os orçamentos são meros instrumentos de ajustamentos de balanço zero e não se consideram como o necessário investimento no progresso e conhecimento da nação...!

desgraça das gerações vindouras...

"As if children and families were not suffering enough during this economic downturn, many states are choosing to balance budgets on the backs of children and to shift more costs away from government onto children and families who have fewer means to bear them. That is a shameful trend in public education today."

por aqui

actualizando, a 20 de novembro:

"Durão Barroso anuncia reforço do investimento na Educação

No encerramento da Conferência, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, anunciou um reforço no investimento em Educação e Formação Profissional. Ao todo "serão 15, 2 mil milhões de euros no âmbito do próximo programa-quadro financeiro da União Europeia, o que significa um aumento de 68% deste tipo de despesa", afirmou Durão Barroso. "Propomos igualmente dedicar 80 mil milhões de euros ao financiamento da investigação e inovação, o que representa um aumento de 46% para o novo programa -quadro Horizonte 2020", acrescentou. "Todos sabemos que a consolidação orçamental e as reformas estruturais são necessárias para estabilizar as nossas economias, mas sabemos também que a realização de cortes errados nas despesas pode simplesmente fazer a Europa entrar em recessão", sustentou Barroso. "Não é inteligente cortar na educação e na ciência", disse ainda."

daqui.

relações esquivas e... escusadas...?


20111118

olhares sobre a crise... do euro e do resto...!

lendo, por esta via, algumas sugestões de como podemos 'aliviar' a crise que abala o euro... e não só...!

e um texto resumo, de que se pode ler um excerto:

"1. A crise da Eurozona faz parte da perturbação global começada em 2007 quando uma crise imobiliária nos EUA tornou-se uma crise bancária global, transformou-se numa recessão global e deu então origem a uma crise de dívida soberana. No fim de 2011 há um risco de retorno a uma crise bancária na Europa e alhures. No cerne da fraqueza bancária jaz uma dívida privada e pública acumulada durante o período de financiarização intensa nos anos 2000.

2. O euro é uma forma de divisa de reserva internacional criada por um grupo de estados europeus para assegurar vantagens para bancos europeus e grandes empresas no contexto da financiarização. O euro tem tentado competir contra o dólar mas sem um correspondente estado poderoso a apoiá-lo. Sua fraqueza fundamental é que ele repousa sobre uma aliança de estados díspares representando economias de competitividade divergente
." 

o original pode ser consultado aqui

exemplos a seguir...? como é do pequenote, talvez...!


parece que rejuvenesci...


diz-se por aí... mais autonomia [americanizada] para as escolas públicas... será?

o melhor mesmo é ir acompanhando as polémicas que vão surgindo em redor da escola pública, nomeadamente quando, por cá, parece que se quer 'importar' o modelo 'americano', salteado por umas pitados de sueco e outras 'especiarias', isto sem cuidar de diagnósticos claros e rigorosos sobre o serviço público de educação...

e uma discussão pública aberta, sem preconceitos e constrangimentos ideológicos formatados... e, claro, com um mínimo de senso de economia pública, que não de mercado [puro]...! 

já lá vão os bons tempos da finlândia...!

por exemplo:

"Schools are either orphan schools because they are large schools such as John Adams and Richmond Hill in Queens or Lehman in the Bronx that the Bloomberg administration wants to phaze out as part of its small school initiative or small schools that predate the Bloomberg and Gates reforms so no one gets political credit for them." 

aqui

Bipolaridade? Não ... Estupidez.

Partido de António José Seguro aproxima distâncias face ao PSD de Passos Coelho.
Martim Silva (www.expresso.pt)

o funcionalismo público... afinal como é que estamos...?

eis que nos aparece uma notícia que dá conta das intenções da irlanda em reduzir em 12% o número de funcionários públicos, até 2015... e nós...?

o rácio de funcionários na irlanda é de 1 para 20 habitantes [2010, com base nos números de 2008] enquanto que por cá é de 1 para 16 habitantes... afinal parece que não estamos assim tão mal...! parece...

seguindo a relação de proporção entre a população da irlanda e o total do funcionalismo [tomando-a como uma boa relação] obtemos para portugal um número de 548.819 funcionários públicos quando na realidade temos um número total de 675.048... um acréscimo de 122,77% com um superavit de 125.229 funcionários...!

claro que isto são números a seco mas é evidente que alguma vai mal por este cantinho.

depois um senhor da cip alega que 'deve' haver despedimentos na função pública... mas afinal nós temos só 12% de funcionalismo público para o total da população activa [será um número fiável...?], quando 'dizem' que na grécia ele sobe aos 45%...

tivemos o prace e, agora, o premac quando pouco ou nada [vemos] ouvimos sobre os necessários ajustamentos a fazer, para além dos cortes nos vencimentos [lado da despesa corrente]...

demoram o seu 'tempo' e a troika também ontem avisou: temos funcionalismo público a mais...!

e nós a caminho do 'buraco'...

actualizando...:

"O secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, defendeu hoje a redução do número de funcionários do Estado e avançou que o Governo vai preparar uma revisão das tabelas salariais do sector público até ao final de 2012."

aqui

avaliação sumativa externa... republicação do despacho 1/2005...!

20111117

Diretor Escolar Concelhio?

Tudo se conjuga que a partir de Março/Abril haja um novo processo de criação de novas entidades educativas (mega agrupamentos) de forma a fazer cair, de imediato, respetivas direções entretanto eleitas.
Por exemplo, em Coimbra (não é por acaso que hoje o ministro confirmou hoje a existência de um reforço no montante das verbas para as supostas Direções Regionais que têm fim de festa anunciado) passa a ser nomeado um Diretor responsável pelo funcionamento de todos os estabelecimentos de ensino e cada um dos Adjuntos (mais uns Assessores) ficarão a supervisionar o seu mega.
Quantos cargos de chefia ficarão vazios?
Será que a poupança de custos compensará o caos que inevitavelmente se instalará?
Sucesso organizativo financeiro ou insucesso educativo?

Cronograma de uma crise (para totós)

Alunos universitários e alguma cultura geral. Onde?

Não me parece que por ali! :
Vox Pop: A ignorância dos nossos universitários (vídeo)
"Enquanto Portugal se ri da auxiliar de acção médica concorrente da Casa dos Segredos, que julga que África é um país da América do Sul, a SÁBADO fez um teste básico a 100 alunos de universidades de Lisboa."
Por André Barbosa e Tânia Pereirinha e imagem de Joana Mouta e Bruno Vaz

educação 2012... o esclavagismo docente é para continuar...!

pelos vistos os alunos portugueses são dos que passam mais tempo na escola e continuamos com um nível de escolarização dos trabalhadores abaixo da ue a 27 e com baixas competências, apesar de tudo...


e, com os cortes que já vêm sendo habituais, quer na função pública e em especial na classe docente, as condições de trabalho 'escravo' aumentam perigosamente, com desinvestimento na educação e medidas que, de um modo geral, são uma mera expressão economicista...

aumento de alunos por turma, aumento do rácio alunos por professor, mega-agrupamentos e agregações [e outros nomes que queiram inventar], escola a tempo inteiro a colapsar, etc...

e ainda se atrevem a vir dizer que os nossos professores são dos que mais ganham por essa europa [e ocde] fora, quando na realidade são dos que mais 'trabalho escravo' fazem...



para leitura mais aturada e suplementar, via ocde 2011, aqui.

20111116

auditoria cidadã... divulgando, sim e porque sim...!

A Iniciativa para uma Auditoria Cidadã à Dívida Pública foi ontem apresentada em Lisboa

aqui.

fascismo alimentar... parece que lá por fora as coisas estão 'pretas'...!

já por cá se fazem coisas neste campo que se aproximam deste tipo de fundamentalismo a aplicar, por exemplo, nos refeitórios das escolas... comida ensossa, sopas que mais parecem caldos de farinha, etc...!

sabe-se lá o que mais por aí virá... apesar de se reconhecer que os 'bares e bufetes' são uma fonte receita preciosa para os estabelecimentos de ensino.

não a todo o custo... claro!
atente-se ao que se passa, agora, pelos estados unidos:

"If you put nutritious broccoli and kale on top of a chocolate-glazed donut, can the concoction be considered equivalent to a vegetable serving?

This is the same logic that Congress is about to incorporate into a new law as it gets ready to vote on legislation that would, among other things, allow public schools to count a small amount tomato paste that is put on top of pizzas to be counted as a vegetable."

a isto chama-se economia de 'mercado'...? 

pode acompanhar aqui.

Senilidades, sacanices ou o quê?

Bem sei que a maioria das pessoas que por aqui passam lêem o Blogue Dear Lindo mas na mesma ... fica o alerta para:

Querem ver como se baixa o défice?

Professores portugueses no topo!

... do burnout, stress e no valor da conflitualidade família/trabalho!

"(...) No que diz respeito ao burnout, palavra que se usa para descrever o estado-limite de stress associado ao trabalho, Portugal surge em primeiro lugar com um resultado médio de cinco pontos numa escala de 0 a 8. Letónia e Eslovénia também apresentam resultados elevados. República Checa, Reino Unido e Suíça têm menos níveis de burnout. No stress, Portugal volta a ficar à frente com uma média próxima dos 4,5 pontos, numa escala de 0 a 8, seguido da Eslovénia e Suíça. Neste item, Reino Unido, República Checa e Holanda apresentam os valores mais baixos. Também no conflito entre trabalho e família, o nosso país volta a apresentar os valores mais altos, a par com a Letónia e a Eslovénia e distante da República Checa, Grécia e Reino Unido. Numa escala de 0 a 6, 75% dos inquiridos portugueses situavam-se entre os quatro e os seis pontos.(...)" (Educare)

Vamos Fazer Dinheiro | Let's Make Money



"(Alemanha, 2008, 108min. - Direção: Erwin Wagenhofer)

Documentário de altíssimo nível, essencial para se entender o mundo em que vivemos pela ótica financeira internacional. Dos mesmos criadores do documentário "We Feed the World".

Apesar de todo o velho discurso feito pelos neoliberais de que a globalização traria benefícios para todos os países ajudando a diminuir a pobreza no 3° Mundo, o que viu-se de fato foi em geral aumento desenfreado da miséria, onde o salário de um indivíduo geralmente mal cobre uma pobre subsistência.

O documentário mostra as chamadas "economias emergentes" por dentro, na visão de grandes investidores, bem como o cotidiano miserável dos homens, mulheres e crianças trabalhadoras nesses países.

Mostra também as idéias do Consenso de Washington, responsável pelas políticas liberais que moldaram nosso mundo econômico atual, assim como os mecanismos de colonização moderna como o FMI e Banco Mundial, perpetuando a injusta dívida dos países mais pobres em troca de suas riquezas. Explica o que são os paraísos fiscais, por onde passa a maioria do capital financeiro para encobrir os donos corruptos.

John Perkins, antigo assassino de economias, que também já apareceu aqui no documentário "The War on Democracy", explica detalhadamente como era o seu ofício de levar as riquezas de países de 3° Mundo, sob a supervisão das instituições internacionais.

Passa ainda pela miséria que aflora nos EUA e pelas raízes da crise econômica espanhola causada pela bolha imobiliária.

"Na privatização, a sociedade é privada de um determinado bem ou serviço público no qual um investidor está interessado por razões de lucro."

Fonte da descrição: http://docverdade.blogspot.com/2010/08/vamos-fazer-dinheiro-lets-make-money.html " ( )

Póstroika

20111115

Humor!

Pudera ... depois do esmagador empenho do governo ...

Que mais poderiam dizer eles?



actualizando... ensino público privado...? pelos vistos com muitos 'problemas' pelo meio...!

a ler:

"We have often discussed the problems of establishing democratic practices in our schools today. This is something you have written about extensively, and it is integral to your pedagogical ideas. Today, the question of democracy looms large as we see increasing efforts to privatize the control of public schools. There is an even more worrisome and allied trend, and that is the growing influence of money in education politics at the state and local levels."

aqui.

Vão continuar mas ... com mais matemática e português!

Não há pai para este demo!

"A Pérola De Hoje"

"E o professor? Perguntarão os mais atentos ao título desta parábola."

"O REI, O PIRATA E O PROFESSOR"

A palavra a ... | João Ruivo

Solidariedade para com o Paulo Guinote!

A propósito do que o Correio da Manhã noticia, fica aqui uma imagem para relembrar o grau de simpatia que Maria de Lurdes Rodrigues inspirou a pais e professores.
Como é hábito, a imagem é do Kaos.

O “sugadouro” RTP y sus chicos de oro [II]

E os ordenados principescos (vide O “sugadouro” RTP y sus chicos de oro), vamos continuar a pagá-los?

Novidades na RTP …

14 | 11 | 2011   18.25H

O relatório do grupo de trabalho para a definição do serviço público de comunicação social divulgado hoje recomenda o fim da RTP Informação e Memória e a fusão da RTP África e Internacional.

Destak/Lusa

20111114

avaliação de desempenho docente... mais leitura... e mais problemas...!

"Research shows that of all of the IN-SCHOOL factors that affect learning, teachers contribute the most. In-school factors contribute about 20% of the variance of student scores — an equal amount is unexplained (error), which researchers often refer to as noise. Most of the variance is captured by out-of-school factors, generally linked to poverty and wealth."

aqui.

Humor : )))

"(VERÍDICO E EXCELENTE!)

- Bom dia, é da recepção? Eu gostaria de falar com alguém que me desse informações sobre um doente internado. Queria saber se a pessoa está melhor ou se piorou...

- Qual é o nome do doente?
- Chama-se Celso e está no quarto 302.
- Um momentinho, vou transferir a chamada para o sector de enfermagem...

- Bom dia, sou a enfermeira Cristina... O que deseja?
- Gostaria de saber a condição clínica do doente Celso do quarto 302, por favor!
- Um minuto, vou localizar o médico de serviço.


- Aqui é o Dr. Carlos. Em que posso ajudar?
- Olá, doutor. Precisava que alguém me informasse sobre a saúde do Celso que está internado há três semanas no quarto 302.

- Só um momento que eu vou consultar a ficha do doente... Hummm! Aqui está: alimentou-se bem hoje, a pressão arterial e o pulso estão estáveis, responde bem à medicação prescrita e vai ser retirado da monitorização cardíaca amanhã. Continuando bem, o médico responsável assinará a alta em três dias.

- Ahhhh, Graças a Deus! São notícias maravilhosas! Que alegria!

- Pelo seu entusiasmo, deve ser alguém muito próximo, certamente da família!?

- Não, sou o próprio Celso a telefonar aqui do 302! É que toda a gente entra e sai deste quarto e ninguém me diz porra nenhuma... Eu só queria saber como estou!!!"

Palavras para quê?


20111113

leituras... a avaliação de desempenho, lá por fora...!


leituras...

Cultura para quê, sr. ministro?

"Ministério estuda fim de aulas extras de Inglês e Música

Ministro apresentou a directores escolares a ideia de substituir actividades de enriquecimento curricular, como Inglês e Música, por Apoio ao Estudo. " (DN)
Dá ideia que quanto mais limitadinhos e empobrecidos, espiritual, física e sei lá que mais, melhor. Ah .... mas que Salazarisse!

não sendo um macmaníaco... gostei do que me mandaram....!