20110917

A magia do cortar!!!

Inspeção Geral de Educação é um dos novos organismos a desaparecer.
Os Inspetores vão para o desemprego ou para a mobilidade?
O Inspetor-geral vai procurar outros domínios artísticos?
Se nada disto desaparece não estou a ver onde haja poupança nas gorduras do Estado.
A arte da Ilusão deste Governo ainda necessita de muito pedalar, talvez de ir frequentar um curso das Novas Oportunidades orientado pelo Castrador Alberto João...

20110916

Há quem diga que todos os anos é a mesma coisa ...

E tem sido verdade.

Berardo ... bernardo!

Sem comentários ... qual filantropia! Segue um print screen @ info da Esquerda.net:


Esquerda.net

Bom ... são duas expressões 'lindas', de bradar aos infernos!!!

Peço desculpa mas ... há coisas que me repugnam. Em primeiro lugar, se não há professores colocados a culpa é do governo e depois, um professor não é um substituto de nada. Em segundo lugar, "pontuais e ultrapassáveis" são os políticos. Nós, trabalhamos, anos a fio, constantemente. Passo a transcrever o título na notícia/texto a que me refiro e em seguida, o 'excerto' alvo:

Faltam 3 mil docentes

"Núria Amaral, encarregada de educação explicou ao CM que os dois professores estão de baixa médica, que é renovada mensalmente. "Na escola não nos adiantam quando virão os substitutos", afirmou.
"Pontuais e ultrapassáveis" é como a secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, Isabel Leite, classificou as dificuldades na abertura do ano lectivo.(...)" (CM)

O Demo Crato quer cunhas à força toda, como se elas já não estivessem a minar o território ...

Parabéns, sr. ministro!!! Assim, vai longe. Portugal e a Educação é que ficam a perder : /.
"(...) Nuno Crato quer "criar um organismo que permita que sejam as escolas, a nível local, a colocar os docentes" (...). (Económico)

20110915

Mas que bom para ele! : ///

Pelo mundo ...


Mais uma Escola impecável, passo a ironia!

O Mirante

"Município de Vila Franca e agrupamento de escolas estão preocupados com a degradação da EB 2/3 de Vialonga

 
Os 1200 alunos da Escola dos Segundos e Terceiros Ciclos de Vialonga vão iniciar o ano lectivo em instalações onde até o refeitório já foi aproveitado para dar aulas por falta de condições.(...)" (O Mirante)

Afinal, o ano não inicia assim tão bem! Francamente!

Fonte: Público

Afinal, ainda há suspensões!

Desta, o menino Magalhães ...

O magalhães alegórico

Info | Horário dos professores de Educação Especial

"O horário dos docentes de Educação Especial é de 22 horas, conforme o artigo 77º do Estatuto da Carreira Docente que transcrevemos:
Artigo 77.o
/…/
2—A componente lectiva do pessoal docente dos restantes ciclos e níveis de ensino, incluindo a educação especial, é de vinte e duas horas semanais.
Porém, os professores que em Janeiro de 2007 adquiriram o direito às reduções da componente lectiva, mantêm esse direito, devendo para isso diminuir as suas horas lectivas. Beneficiam ainda de redução da componente lectiva os professores que se enquadrem no estipulado no artigo 79º do Estatuto da Carreira Docente
Alerta-se ainda que deverá constar em Regulamento Interno que na componente não lectiva os professores de educação especial terão prioritariamente que realizar as avaliações dos alunos sinalizados, reunir com as instituições ou outros técnicos e reunir com os outros docentes.

Em caso de dúvida sobre o horário que lhe foi atribuído, contacte - especial@spgl.pt"
Fonte: SPGL

Até que enfim que estes casos começam a ser denunciados ...

É por estas e por outras que professores com mais de 10 ou 15 anos de tempo de serviço estão a largas milhas de casa e outros não conseguem colocações e pior, pessoas com problemas de saúde, são obrigadas a trabalhar desumanamente, muitas delas, prejudicando-se enormemente tal como às suas famílias. 

Escola emprega professora filha de vereador

"Educadora de 24 anos, sem tempo de serviço, supera colegas com 10 anos de experiência profissional. Director de Almancil garante ser coincidência. " (Correio da Manhã)

Achamos bem! [II]

"(...)António José Seguro arrancara para o debate classificando como “chocante” as declarações do ministro da Educação, Nuno Crato, que desvalorizara um relatório da OCDE sobre o programa Novas Oportunidades: “Não há memória de um ministro criticar um relatório que elogia os esforços dos portugueses”, disse antes de justificar as críticas de Crato como um exemplo de como o “preconceito e as razões partidárias” colocavam em causa o “interesse nacional”.(...)" (Público)
De acordo com o 'mafarrico'! E o se o Sr. Seguro fica 'irritado', paciência!

20110914

Achamos bem!

Ministro admite que papel da Parque Escolar pode ser «revisto»

Divulgação | "Deputado do PSD e Dirigente do SPZS mostram as grandes divisões na área da educação"

A mão leve da autoridade : /

http://www.acorianooriental.pt/noticias/view/218879
"“Agentes da PSP vestidos à civil pediram documentos de identificação aos professores, que podiam ser perfeitamente professores que saíram da escola para fumar", frisou, acrescentando não entender esta iniciativa das autoridades já que "não foi colocada em causa a via pública".
Fernando Marta salientou que se tratava de um protesto “simbólico e pacifico” junto a uma das escolas que, segundo os promotores da iniciativa, não contratou todos os professores que solicitou à tutela.(...)" (Açoriano Oriental)

Mais uma escola com problemas ...

No agrupamento de Escolas Nº 3 de Beja (Santiago Maior) o refeitório não dá para todos os alunos...

Imagem daqui

Educação às escuras


Ainda me lembro de há pouco tempo não haver inverno em que não passassem nas nossas televisões reportagens em que se viam crianças e professores enrejelados em velhas escolas, um por todo este país, sem condições nem aquecimento. As criticas eram muitas e justificadas.
Não sou um fã da governação dos Socretinos, tenho muitas dúvidas sobre a forma como muitos dos negócios foram adjudicados e feitos, questiono a opção das mega-escolas, mas tem de se reconhecer que ao nivel das condições e equipamentos muito foi feito. Há hoje mais escolas bem equipadas e com melhor material pedagógico. (Pena que não se tenha apostado também ao nivel do número de professores e auxiliares).
Fomos agora confrontados com a informação de que muitas escolas não têm condições para pagar a luz devido ao aumento do IVA sobre a electricidade. Passos Coelho, na abertura do ano lectivo, sobre o aumento do IVA na luz e no gás natural, reiterou não haver excepções. «O desafio que as escolas têm não é muito diferente que a maior parte das famílias tem também, que o país vai ter de enfrentar, que é o de conseguir poupanças energéticas que permitam, com o aumento da factura, que os nossos orçamentos possam abarcar esse tipo de despesas». "Por erros de concepção, houve várias escolas, sobretudo desta nova vaga, que foram reabilitadas ou feitas de novo ao nível da Parque Escolar", que levaram ao "aumento dos encargos com consumos eléctricos muito para além daquilo que é normal" nas escolas. "Elas já estavam com dificuldades, o que significa que alguns desses projectos terão de ser revistos de modo a que as escolas possam fazer face, nos seus orçamentos, a esse tipo de despesas", afirmou.
Será que vamos voltar aos tempos em que os alunos estavam mais preocupados em aquecer os pés e as mãos que em ouvir o professor?
Será que era possivel haver escolas tecnologicamente mais evoluidas, melhor equipadas e com melhores condições sem que isso representasse um aumento de consumo de electricidade?
Não é o IVA um imposto cobrado pelo Estado pelo que facilmente poderia esse mesmo estado redericionar uma verba idêntica à recebida para as escola que são da responsabilidade do próprio Esatado?
Será que vamos ter de continuar a ouvir o Miguel Sousa Tavares comentar nos telejornais que também ele estudou em escolas frias e isso não o impediu de aprender? (Grande besta).
Será que não é possível criar um pequeno imposto sobre os lucros de milhares de milhões da monopolista EDP para cobrir o custo da electricidade das escolas?
Será que não é mais importante oferecermos aos nossos filhos uma escola de qualidade e com boas condições de aprendisagem?

A Lamentavel história da Branca de Neve

Esta história da Branca de Neve é infelizmente pouco educativa embora nos ensine bastante sobre a forma como os sindicatos dos professores nunca deveriam ter actuado.
Os professopras e os seus sindicatos pareciam finalmente ter percebido a forma como as lutas por aquilo que consideram ser justo devem ser feitas. Uniram-se os sindicatos e os professores esqueceram a cor partidária e todos se uniram contra a bruxa Maria de Lurdes Rodrigues. Uma união que desaguou em duas enormes manifestações em Lisboa e que seriam suficientes par o fim do processo de avaliação e para o adeus da Sinistra Ministra. Pela primeira vez em muitos anos uma luta de trabalhadores estava a sair vitoriosa, mas surprendentemente o Mário Noguerira resolveu morder a maça envenenada e assinar o famoso "Memorando de entendimento" que desuniu os professores, manteve tudo na mesma e salvou a Ministra de ir para a rua. A partir dai nada foi o mesmo e, mesmo depois do Sócrates ganhar as eleições e ter substituido a Sinistra pela "Aventura" Isabel Alçada, uma versão light da anterior, nem os sindicatos tiveram as respostas que desejavam nem aceitaram as propostas de avaliação que lhe apresentaram. A luta dos professores deixou de ter um objectivo concreto e mais parecia servir as agendas politicas do Mário Nogueira. A luta deixou de ser contra a Ministra e sobre educação para passar a ter como objectivo o derrube do próprio Sócrates. Compreendo que correr com os Sócretinos fosse uma necessidade, mas já custa a entender que isso seja feito à custa de o substituir por um governo mais de direita e que só veio agravar o que já estava mal. Um governo de direita que o Mário Nogueira parece gostar pois toda a agressividade de mostrou antes foi substituida por uma estranha complacencia. Milhares de professores foram "despedidos" e o sindicato só esboçou um protesto, continuam a fechar escolas e a encafuar mais alunos em cada sala de aulas e isso não parece icomudar muito e finalmente é aprovado uma Avaliação de Prifessores com muito daquilo que antes era considerado inaceitavel e, embora sem o acordo oficial do Mário Nogueira que se ficou pelo aceitar colocar a assinatura numa estranha acta e que aconselhou os professores esquecerem o assunto, sugerindo-lhes "virem a página para outros problemas maiores que têm pela frente". Simplesmente lamentavel.

20110913

Pessoas normais, apesar de cada vez mais raras. Música para a cabeça e coração.


FENPROF | "Colocações divulgadas ontem pelo MEC são um desastre!"


"Como previsto, foram ontem colocados professores e educadores da bolsa de recrutamento criada, após as colocações de 31 de agosto, p.p., para satisfação de necessidades transitórias das escolas e do sistema. O resultado é desastroso!
- As queixas dos docentes repetem-se, relatando colocações erradas. Há inúmeros professores que foram colocados nas últimas prioridades que manifestaram, enquanto candidatos menos graduados foram colocados nas que eram as suas primeiras opções. Estamos perante uma situação que apenas se justifica por incompetência e que permite levantar suspeitas de favorecimento, uma vez que estamos perante um processo de colocação que prima pela falta de transparência, pois as listas não são divulgadas publicamente. Apenas os candidatos têm acesso ao seu grupo de recrutamento, mas nem isso lhes permite compreender os critérios a que obedecem as colocações;
- As ilegalidades denunciadas o ano passado arrastam-se para o presente ano letivo. Por exemplo, em nota informativa, a DGRHE/MEC afirma que um professor com “renovação de contrato”, caso rescinda, fica impedido de celebrar qualquer novo contrato este ano. Esta nota é ilegal, pois desde que cumpridos os preceitos legais da rescisão, nada na lei impede que seja celebrado novo contrato. Mais espantoso ainda é que a DGRHE/MEC, para não indemnizar quem ficou no desemprego, alegou que a legislação aplicável aos docentes não prevê a figura “renovação de contrato”, mas para este efeito parece que afinal a legislação já prevê tal figura…
- Relativamente aos docentes não colocados na sequência dos concursos para DCE (doenças) e DACL (horários-zero), foi compromisso do MEC que seriam administrativamente afetados a escolas ou agrupamentos. Segundo o próprio MEC, são 1.850 os que aguardam tal afetação. Nestas listas apenas surgem 69 afetações administrativas, apesar de serem muito poucas as colocações docentes provenientes de DACL (por exemplo, no grupo 110 – 1.º Ciclo do Ensino Básico dos mais de 900 existentes, são agora colocados 7!). Acresce ainda que essas 69 afetações se referem a candidatos cuja proveniência não é clara (São de DACL? De DCE? De outra natureza?).
Face ao problema criado e à situação absolutamente anómala que se vive, a FENPROF exigirá ainda hoje do MEC:
  • Informação rigorosa sobre o número de docentes agora colocados, por grupo de recrutamento, indicação dos critérios a que obedeceram essas colocações e divulgação pública das listas de colocação, através do site da DGRHE/MEC;
  • Constatando-se a inexistência de critérios legais que respeitem a graduação dos candidatos na atribuição de escola, regularização das colocações para efeitos de contratação, ainda que tal obrigue à publicação de novas listas em que sejam respeitadas as prioridades dos candidatos;
  • Cumprimento da legislação em vigor no que respeita a rescisões e celebração de novos contratos;
  • Afetação administrativa de todos os DCE e DACL não colocados, conforme compromisso assumido pelo MEC com a FENPROF e tornado público em comunicado emitido pelo Ministério em 31 de Agosto;
Perante mais este problema, há razão para afirmar, com muita preocupação, que é esta a “normalidade” em que decorre a abertura do ano letivo 2011/2012!"
O Secretariado Nacional da FENPROF13/09/2011

A palavra a ... | António Mouzinho

http://dererummundi.blogspot.com/

AVALIAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO NACIONAL OU A ÁRVORE QUE TAPA A VISTA

 

A má obra da Parque Escolar

O Tiago Mota Saraiva desmonta mais uma socretinice do Daniel Oliveira, agora defensor cego da Parque Escolar.
Acrescento que a Parque Escolar enquanto dona de obra demonstrou uma incompetência que chega a tocar as raias do ridículo. Dos pavilhões onde chove, e a culpa é do clima à ausência de estacionamento (não me venham com a conversinha dos professores usarem transportes públicos: a carta de condução e a propriedade de um veículo automóvel é hoje obrigatória na profissão, e chega a ter indirectamente força de lei) ao aumento do consumo energético:

Daniel Oliveira titulou seu artigo "As escolas públicas querem-se velhas e frias" com uma ironia que lhe acerta no pé.
Não se trata de mera incompetência: é dos livros que o dono da obra tem de conhecer muito bem o local onde se implanta e as funções a que se destina. Não é o caso da Parque Escolar e as direcções das escolas foram na maior parte dos casos completamente afastadas do seu planeamento e execução. Se é verdade que um bom arquitecto, ou engenheiro, se preocuparia com isso, nem sempre sucedeu. Como também é dos livros, a catástrofe está à vista, e como bem sabemos, é irreversível.
publicado originalmente no Aventar

As 'belezuras' i.e. os mega-agrupamentos

Passo a palavra a:

Uma (mega) realidade...

 

20110912

A miséria não é só para os professores contratados.

Destacamento por Condições Específicas, é uma mentira absoluta, pelo menos para mim e desde 2008. E acreditem que tenho tentado dar aulas ... Raios os partam a todos.

Adora esta faceta de 'preocupado com o outro' que o PS agora apresenta.

"(...) Face a este esclarecimento do MEC, divulgado pelo PS, o deputado Rui Santos observa que "hoje, 12 de Setembro, em vésperas de abertura do novo ano lectivo no ensino superior, os estudantes e os serviços da Acção Social das universidades e politécnicos ainda não conhecem as 'regras' para a atribuição de bolsas de estudo".
Rui Santos espera que os estudantes "não sejam prejudicados com esta indefinição e que as bolsas de estudo possam ser pagas a tempo e horas a todos os que delas necessitam para prosseguir a sua vida académica".
O deputado socialista diz, em comunicado, que "teme ainda que as novas 'regras', a conhecer sabe-se lá quando, não limitem o universo dos estudantes que carecem de bolsa de estudo"."(Económico)

Para mim, o governo do PS permitiu que o governo do PSD passasse a governar. É a troca de bola do costume. Um, não será muito melhor do que o outro mas ... pior do que cada qual, será muiiito difícil! De qualquer modo, parece que não há alternativas.

Mercantilismo assoberbado?

Imagem @ Alpendre da Lua


"(...) de assinalar a espantosa coincidência de os dois textos seleccionados para análise dos exames de Português de 2011 constarem de um livrinho de preparação para os exames, versão 2011 (...)" (Via Umbigo, pelas palavras de Paula Lago)

Sindicatos, para que te queremos?

Olho para o blogue do Ricardo Montes e interrogo-me sobre a verdadeira disponibilidade dos sindicatos que, quer se queira ou não, representam a classe docente (nesta DemoCracia).
O responsável e sempre presente autor do Professores Lusos é professor, pessoa e está pela noite fora a responder a colegas. É portanto, um prestador de serviços e mais importante, um AMIGO.
Para mim, é uma terrível ironia ... vejo pessoas, indivíduos isolados a prestarem maior conforto e informação e solidariedade do que qualquer um sindicato que conheça.
Pode ser que os tempos mudem, tenho sérias dúvidas.

Deve ser altamente saudável ...

Fonte: Público

Não tem nada a ver com a Era dele mas na mesma ... partilha os Louros ... Haja paciência

"O ministro da Educação e Ciência felicitou hoje a equipa portuguesa pelo resultado obtido nas V Olimpíadas Ibero-Americanas de Biologia, em que um aluno de uma escola de Caldas da Rainha conquistou uma medalha de bronze.

As V Olimpíadas Ibero-Americanas de Biologia decorreram entre 5 e 11 de Setembro na Costa Rica, tendo a equipa portuguesa regressado hoje a Portugal." (TVI24)

Estou mal-humorada, sim.

Mas que discurso mais empobrecido, Sr. Ministro ...


O desafio que as escolas têm não é muito diferente que a maior parte das famílias tem também, que o país vai ter de enfrentar, que é o de conseguir poupanças energéticas que permitam, com o aumento da factura, que os nossos orçamentos possam abarcar esse tipo de despesas», afirmou. (...)" (Bola)

Quem é que dizia que o ano iria iniciar-se com grande tranquilidade???

Problemas no início do ano lectivo em escola de Alhos Vedros:
"A Escola Básica de Alhos Vedros abriu esta manhã, mas os pais foram chamados para ir buscar os filhos ao meio-dia, alegando não ter condições para dar almoço às crianças. A repórter Susana André ouviu as queixas dos encarregados de educação." (SIC | Com vídeo)
Protesto de professores à porta de escola inaugurada por Passos Coelho:
"O primeiro-ministro pediu hoje mais esforço e exigência, no arranque do ano escolar, criticando o que considera ser um certo facilitismo no passado. Passos Coelho, que andou esta manhã por Viseu, cruzou-se com um protesto de professores."(SIC | Com vídeo)
Em actualização pois ... duvido que estes sejam casos isolados ...

Histórias do Demo


Por mais interessante que este vídeo seja, não tive grande gosto em ver já que:
"Há escolas públicas que podem não ter dinheiro para pagar gás e electricidade, depois da entrada em vigor das novas taxas de IVA. O aumento pode significar milhares de euros a mais por ano. O alerta foi feito hoje pela Associação Nacional de Directores de Agrupamentos de Escolas Públicas." (SIC)

Info | Nuclear, NÃO!



 Helena Geraldes| Público




O alerta sobre as implicações da explosão, que provocou ainda um morto e deixou várias pessoas feridas, foi dado pelos bombeiros e as autoridades municipais de Marcoule, no Sul de França. (Público | Facebook)

Emagrecimento radical também no Ensino Superior


Do total de 24.650 professores, cerca de 12.880 podem não vir a ter o seu contrato renovado. Leia a notícia completa no Económico.

SOS Professor?

Ouvimos senhor e não acreditamos.
Lemos senhor e as dúvidas aparecem.
Vamos à procura e reparamos que o período eleitoral já terminou, porque no site respectivo deparamos com a seguinte informação:

Cessou o atendimento telefónico dedicado na Linha SOS Professor da Associação Nacional de Professores

Esqueceram-se de acrescentar que os contatos foram sujeitos a algumas alterações e a linha SOS professor tem o seguinte número: 225 191 900

O dinamizador de tal iniciativa, um tal Prof. João Grancho, é agora o chefe da DREN.

É para lá que deveremos telefonar, principalmente se o mau da fita, o causador da nossa instabilidade emocional for o chefe-mor da DREN ou o Ministro da Educação do Quelhas.

Agora que Bin Laden se foi e muitos seguidores ficaram desempregados, porque não os reciclar nas NOP e programá-los para a terraplanagem do ME?

E a semana também começa com novidades musicais

agora advinhar o presente mesmo tão clarividente
isso... só estás mais entalado 





"Mútuo Consentimento", o novo álbum de Sérgio Godinho, chega hoje ao mercado (RTP)

Para hoje | Bolsas de recrutamento

Boa sorte, colegas! E para mais info, sempre actualizada, visitemos o Professores Lusos e o Blogue DeAr Lindo. Até ao momento, ainda não há novidades. Actualizarei este post quando houver.

Apelo à navegação (Bolsa de Recrutamento 1 / 2011) 

Actualização Ofertas de Escola até ao dia 14

 ADENDA (21:30):

 ADENDA: 23:35


 

20110911

Ainda sobre os Bancos de Livros

"A crise pode ter aspectos positivos e este é um deles: as pessoas começam a ser “obrigadas” a pensar de modo cooperativo e a serem solidárias.
No entanto, se este tipo de solução vem ao encontro das necessidades de muitas famílias neste ou nos próximos anos, não me parece que este tipo de prática seja o ideal.
Não sei o que acham mas parece-me mais lógico que cada escola – pelo menos no ensino básico - tenha o seu próprio banco de livros e que estes sejam disponibilizados todos os anos a todos os alunos, a exemplo do que se faz em França mediante algumas condições. 
Por cá um estudo do Observatório dos Recursos Educativos, apoiado pela Porto Editora (olha quem!!!) , concluiu que o Estado gastaria 104 milhões de euros para arrancar com um sistema de empréstimo de manuais escolares do 1.º ao 9.º ano, entre outros aspectos negativos e , curiosamente, foram algumas experiências no país vizinho que serviram de base ao estudo , que preferiu ignorar os sistemas francês e alemão.
Aqui está uma análise interessante sobre esse documento:
É evidente que um sistema desses implicaria uma forma radicalmente diferente de produção do livro escolar, mais controlada pelo ME e substancialmente mais barata. Isto levanta também as questões do livro único e respectivos conteúdos, questões que me parecem hoje cada vez mais falsas dada a diversidade de informação a que os alunos têm acesso através de outros meios.
Um sistema que iria, naturalmente, contra os interesses das editoras (veja-se, por exemplo, o dinheiro que embolsaram ao abrigo do acordo ortográfico e que não ficará por aqui!!!) mas beneficiaria em muito os cidadãos."
Isabel

Prémio 'Melhor Sentido de Humor' | Nuno Crato

"Todos cedemos mas todos saímos satisfeitos"

  

Hoje, o prémio fica em casa!

Conspiração?

"Vejam isto e colaborem, vá, não custa nada e muitas famílias agradecem!"


"Além das autarquias, vários cidadãos estão a organizar espaços onde as pessoas podem entregar os livros que já não precisam e levar aqueles que lhes fazem falta. No Porto, a iniciativa já é um sucesso." (RTP)

Facebook | Protesto dos professores contratados e desempregados

"CONCENTRAÇÃO DE ONTEM NO ROSSIO - ALGUMAS FOTOS E ECOS NA COMUNICAÇÃO SOCIAL (DIVULGA, REENVIA, MOBILIZA!)"

Mais fotos na página do Facebook

Avaliação de Professores - O acordo