20111008

A Branca de Neve no Jardim do Bicho da Madeira


«A inauguração da sede do Sindicato dos Professores no Funchal, juntou ontem o improvável num mesmo acto oficial – o presidente do Governo da Madeira, Alberto João Jardim, e o líder da Fenprof, Mário Nogueira. "Se o problema da dívida existe, e aqui de dimensão agravada, é bom recordar que não é por responsabilidade de quem, honestamente, tem como quotidiano o trabalho", referiu no discurso o sindicalista, que ao CM frisou não estar ali a fazer campanha pelo PSD madeirense.»

Até pode não ter estado a ajudar a campanha eleitoral do João Jardim, mas que parecia e que ajudou não restam dúvidas. Basta ter ouvido o Bicho da Madeira referir a sua oposição à avaliação dos professores para perceber que o Mário Nogueira se deixou enrolar mais uma vez. Primeiro quando mordeu a maça envenenada do Memorando de Entendimento que a Sinistra Ministra lhe estendeu e agora quando aceita estar ao lado do "Caçador" que se rebelou contra o governo do seu partido. Desconfio que ele gosta de fazer o papel de Branca de Neve.

A partilha menos egoista do dia ...

No mesmo contexto

Podemos mudar o mundo, está nas nossas mãos

http://15out-porto.blogspot.com/2011/09/precariedade-nao-e-inevitavel.html

Passar a palavra, a esperança!

Dali: http://15out-porto.blogspot.com/2011/09/passa-palavra.html

E depois de dizer mal de alguma coisa, venha o dizer bem!

http://www.15outubro.info/

20111007

Abaixo a TMN!

Prometo contar tudo, mas só depois! Para já, fica o desabafo, aquilo que sinto por uma empresa a quem fui fiel por bem mais do que 10 anos.

Fica o aviso, todos os cuidados são poucos! Há gente que não é séria (LOL, é o prato do dia, bem sei!)

ADENDA (11 de Outubro)
Este post vai continuar a ser desenvolvido. Para já, em Abaixo a TMN! [II]. Para breve o III, com mais detalhes.

ADENDA (13 de Outubro)

Abaixo a PT e a TMN! [III]

 

ADENDA (2 de Novembro)

Finalmente, problema resolvido! Perdi tempo e paciência mas valeu a pena reclamar e insistir. Lá me deram razão. Vão devolver-me o dinheiro e pontos.


Depois da Ordem dos Médicos, vem a Ordem dos Engenheiros Técnicos

Ordem dos Engenheiros Técnicos vai assegurar o pagamento dos Prémios de Mérito prometidos a 42 alunos carenciados.

Muito bem!

EDUCARE

URL: http://www.educare.pt/educare/Atualidade.Noticia.aspx?contentid=AE7B1FE0D1AA56D5E0400A0AB8003405&channelid&opsel=1

512 excepções, sr. ministro!

Concursos: 512 professores recorreram

20111006

EUA | Brutalidade policial em escola



Mais info em:

Há polémica instalada!

E o assunto é a sede da FENPROF, inaugurada ontem. A foto (em baixo), que se linka a partir do blogue do Paulo Guinote, é expressiva.


O post que a circunda, também é forte: A Acompanhar…. Já a incendiar tudo, temos o Diário do Purgatório.

Mais boas novas no paraíso do DemoCrato

Divulgação | Petição MANIFESTO CONTRA AS CONTRATAÇÕES DE ESCOLA



Para: Assembleia da República; Primeiro-Ministro; Ministério da Educação

"Manifesto contra as CONTRATAÇÕES de ESCOLA 
Vimos por meio deste, manifestar o nosso repúdio às Contratações de Escola, nos moldes em que tem vindo a ser praticada.

É preciso que as entidades competentes (ME; AR) tomem consciência da perversão em torno destes concursos públicos e que tome as medidas necessárias para o regularizar, terminando com o que consideramos um atentado à justiça e à dignidade do sistema educativo português.

Os nossos governantes não podem continuar a permitir às Direcções das escolas, sejam elas consideradas TEIP, ou não, a subversão do voto de confiança que lhes foi dado ao permitir que contratem o seu corpo docente.

As direcções das escolas não podem continuar a decidir e escolher os seus próprios critérios de selecção de candidatos da mesma forma que têm vindo a praticar, ou seja, permitindo favorecimentos pessoais em detrimento de um ensino de maior qualidade.

Não podem continuar a refugiar-se em falsos argumentos, como o da "continuidade pedagógica" ou da "entrevista" para seleccionar candidatos, menos graduados, com menos tempo de serviço, menos experiência e por sua vez menos capacitados para o desempenho da função.

Basta de tratarem as nossas escolas públicas como colégios privados ao gosto e capricho de cada Direcção! Chega de injustiças! Basta de ultrapassagens... Chega de roubos consentidos! Porque afinal tratam-se de verbas públicas.

Chamamos a atenção das entidades competentes para que tomem conhecimento do processo em que estão a decorrer actualmente grande parte destes concursos/Ofertas de escola, ou seja sem transperência, sem ética, sem honestidade! Pedimos que sejam tomadas medidas!

Defendemos apenas um concurso mais justo, mais transparente e que tenha em consideração a lista de ordenação dos candidatos.


Os signatário"

Desculpe???

Sobre as dívidas  da Fundação para as Comunicações Móveis (FMC), responsável pelo programa dos computadores Magalhães, 

"(...) O secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, disse aos deputados, na sua audição na comissão parlamentar de Economia sobre a FCM, que a entidade seria extinta mas primeiro seriam saldadas as dívidas, que podem atingir os 72 milhões de euros. Sérgio Monteiro avançou que estava em cima da mesa a possibilidade da Anacom e da Acção Social Escolar contribuírem para o saldar da dívida." (Económico)

Breve momento musical


Não me troikem mais, p.f.


"(...) na educação, a retirada de verbas (cortes) para pagar essa dívida está a ser particularmente intensa e já atinge o triplo recomendado pela troika.

Leia mais em

20111005

Depois do Professor Bombeiro chega a vez do ...

Não será de bradar aos céus (ou aos infernos, sabe-se lá!)? Esta gente está cada vez mais embrutecida ...





Take the opportunity to thank a teacher on World Teacher's Day!

Print screen @ http://thanksforteaching.us/

Por Coimbra

Ó sr. ministro, afinal o modelo dos EUA é bom ou mau???

"(...) Ao PÚBLICO o Ministério da Educação e Ciência confirmou que, neste caminho, "os sistemas americano e inglês são o principal referencial". (...)" (Público)
Ouçamos os primeiros minutos (por volta dos 2'10''):
...

Já agora ...

Feliz Dia Mundial do Professor?




por  ALEXANDRA INÁCIO | JN

242 reformam-se neste mês. Número de docentes regressou aos níveis da década de 80


"Esta quarta-feira é Dia Mundial do Professor, mas o tempo não é de festejos, é de combate, reivindicam. A listagem de aposentações de Outubro da Caixa Geral de Aposentação refere a saída de mais 242 docentes do Básico e Secundário. Desde 2007, as saídas devem rondar as 18 mil.

No final da década de 80, havia nos ensinos básico e secundário cerca de 135 mil professores. Este ano lectivo, de acordo com dados do Ministério da Educação, estão nas escolas 129532 docentes, dos quais 20988 são contratados.

Há menos professores e mais alunos", sintetiza António Avelãs, coordenador do Sindicato de Professores da Grande Lisboa (SPGL) e dirigente da Federação Nacional de Professores."
Ler mais na versão e-paper ou na edição impressa

Imagem daqui

Se já em 2009 era assim ...

Professores portugueses são os mais precários da OCDE | 17-Jun-2009

O primeiro estudo realizado pela OCDE sobre as condições de trabalho dos docentes indica que os professores portugueses são os mais precários: 32,4% não têm contrato permanente, o dobro da média dos 23 países analisados. O estudo revela também que 17,4% dos professores portugueses têm contratos inferiores a um ano.

Portugal é o campeão da precariedade docente, mesmo atrás de países como a Eslováquia, Turquia, Estónia, Brasil, Malásia e Polónia, sendo o único com valores inferiores aos 70% de estabilidade contratual (67,6%), contrastando com a média dos restantes países, que é de 84,5%. A tabela comparativa encontra-se na página 42 do *relatório da OCDE* www.oecd.org/dataoecd/17/51/43023606.pdf "

20111004

Procura-se Professor Bombeiro

O texto, é para se ler no Aventar @ O Professor-Bombeiro (escrito pelo Ricardo Santos Pinto). Por aqui, deixamos, num movimento propositivo, uma pérola que encontrámos no blogue "Quadrado dos Loucos - Prosa, crítica, crueldade e desejo" em Todo o apoio aos “vândalos”.

A imagem é daqui.

Solidariedade!

Professores madrilenos continuam em greve


Foto @ Esquerda.net

Celebrar o Dia Mundial do Professor

"World Teachers' Day, tomorrow, October 5, 2011, celebrates the 
essential role of teachers in providing quality education at all levels and commemorates the anniversary of the 1966 signature of the UNESCO/ILO Recommendation Concerning the Status of Teachers. Teachers play a crucial role during and after disasters and conflict by providing learners the opportunity for continuity in school, which can lead to a greater sense of hope and psychosocial support during an otherwise tumultuous time. Teachers also play an important role in transmitting cultural and social values such as tolerance, dialogue and gender equality. This year World Teachers' Day events focus on the theme "Teachers for Gender Equality."

Follow INEE on Facebook and Twitter for more updates on World Teachers' Day! 

Bandas Sonoras do Demo

Ambiência negra, tal como a que vivemos. Boa Banda Sonora, não acham?


Nem o ar se safa!


Caro Sr. Ministro Nuno Crato,

Este será por ventura um assunto básico e sem qualquer interesse educacional, mas de extrema importância para quem nele vive o seu dia a dia.

Por estes dias o calor tem sido insuportável, e sendo assim,a sala de aula torna-se um local indesejado, não só pelo calor mas, e também, pelo cheiro que de lá se inala; à parte de todos os cheiros que os adolescentes podem conseguir obter através das suas hormonas em crescimento e em constante mutação, o que mais interfere no sucesso de qualquer cérebro é realmente a qualidade do ar que respiramos. Pergunto pois como pode o senhor ministro querer sucesso escolar quando mal se consegue respirar dentro da sala de aula? Gostaria de obter resposta a esta minha pergunta, pois tenho mais assuntos básicos a expor-lhe.

Um muito obrigada pela atenção prestada.

Alice Alfazema

Fonte: http://alicealfazema.blogs.sapo.pt/122844.html

Boa, sr. ministro!

"Cerca de 600 vigilantes do Gabinete Coordenador de Segurança Escolar, colocados em escolas problemáticas, não receberam o salário de Setembro, habitualmente processado a dia 23. O gabinete do Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, disse ao CM que a situação “está a ser solucionada.” Os vigilantes, a maioria reformados das forças policiais, ganham 700 euros por mês." (CM)
DR DemoCrato

Mentirosos! Assunto: DCEs

 “MEC desrespeita até os professores com doenças graves não honrando compromissos que assumiu publicamente

Em 24 de agosto, o MEC comprometeu-se, perante a FENPROF, a afetar administrativamente a escolas os professores portadores de doenças graves que exigem tratamentos específicos, bem como os que acompanham familiares com esse tipo de doenças e de si dependem. Isto, claro, para as situações em que aqueles docentes não obtiveram Destacamento por Condições Específicas (DCE).
Em 31 de agosto, através de comunicado difundido centralmente e enviado à comunicação social, o MEC confirmava que a afetação administrativa destes professores seria a forma de dar resposta às situações não resolvidas por destacamento.
Até hoje… já estamos em outubro e o MEC continua sem cumprir o seu compromisso num claro desrespeito por professores que se encontram em situação de grande fragilidade e sem alternativa ao atestado médico. São casos de oncologia, hemodiálise, diabetes, cegueira ou outras doenças ou deficiências relativamente às quais os responsáveis do MEC revelam um absoluto desprezo, a ponto de não respeitaram os seus próprios compromissos.
A FENPROF tem insistido, junto do MEC a propósito destas situações, mas este tem-se reduzido ao silêncio como se nada tivesse a ver com o assunto.
Cada vez mais, para quem ainda pudesse ter ilusões, esta equipa ministerial tem vindo, dia após dia, a frustar expetativas, sobretudo para quem ouvia os partidos agora no poder quando ainda eram oposição, ou seja, há menos de seis meses! Verdade se diga, no entanto, que esta posição da equipa ministerial não surpreende, pois de quem tem como máxima “fazer mais com menos” não se pode esperar grande coisa.
A FENPROF exige, mais uma vez e publicamente, do MEC, que honre a palavra dada e considera absolutamente inaceitável o desrespeito que os seus responsáveis têm demonstrado perante os grupos de professores mais fragilizados, calhando a vez, agora, aos que estão doentes ou são o único suporte de familiares doentes e de si dependentes.
O Secretariado Nacional
03/10/2011

Matemática ciência exata?

Isto de um matemático oposicionista transformar-se num matemático ministro não significa que os paradoxos da vida real possam ter explicação plausível e demonstrativa pela ação das operações básicas da tabuada.
1+1 = 1 e assim nos transmite o pároco que também existem milagres, durante a cerimónia do funeral, quando os noivos se transformam, com a bênção do espírito santo num único ser...
1+1 = 70 temos num dos últimos atentados afegãos, em que o bombista fez explodir uma bomba e também limpou o sebo a um ex presidente do Afeganistão e de repente alguém passou a usufruir de 70 virgens no paraíso.
Nuno Crato com os esquemas das colocações informáticas apenas nos quis informar que a matemática dos sistemas lógicos também pode ser manipulada, em função do conhecimento de determinados interesses.
Na matemática não euclidiana a Terra também é capaz de ser quadrada...

20111003

Divulgação | Petição Pela Demissão do Ministro Nuno Crato

Petição Pela Demissão do Ministro do Ministro da Educação, do Ensino Superior e da Ciência, Dr. Nuno Crato.

Seria bom!

As Associações de Pais, de Professores e de Estudantes podem travar o AO

"As Associações de Pais, de Professores e de Estudantes podem travar a calamidade da aplicação do Acordo Ortográfico nas escolas.
Basta entenderem duas ou três coisas simples: 1) os nossos governantes são cobardes por natureza (detestam o confronto e a contestação) e 2) privilegiam a popularidade acima de tudo (odeiam ver a sua estupidez e os seus podres expostos). 3) Querer é poder. Ousem querer." ( António Emiliano )

Analfabetismo em Portugal


"Reportagem da TVI sobre o analfabetismo. Portugal é o país da Europa com maior percentagem de pessoas analfabetas, vários casos.
21:18 - à pergunta da jornalista - Como é que é possível estar no oitavo ano sem saber ler e escrever? - respondem o presidente da junta e a directora da escola
Reportagem de Ana Leal" ()

Responsabilidade inviezada, é o que me ocorre


Pais mentem na idade dos filhos no Facebook

Imagem daqui

Cerca de 7,5 milhões de usuários do Facebook têm menos de 13 anos

Divulgação | Acção de Professores e Educadores Contratados e Desempregados - 4ªf (5 Outubro) às 15h em frente ao Ministério Educação (Av. 5 Outubro)


Clique em cada imagem para ampliar

A Ordem dos Médicos, em reacção à medida de Nuno Crato ...

Não haja dúvidas que este ministro sabe angariar simpatias...
"Para fazer frente à decisão do Ministério da Educação de não pagar os prémios de mérito aos melhores alunos do secundário, a Ordem dos Médicos anunciou que vai assumir o pagamento de 10 desses prémios. Outras entidades e particulares também se juntaram ao #Movimento500, criado para encontrar uma forma de arranjar o dinheiro.(...)"
Leia mais em:
Visite:
Imagem de:

Dois é bom, três serão demais?

Na prática, um funcionário para 218 crianças.  É a tal normalidade que o sr. ministro associa ao início do ano lectivo:
"(...) Constatou-se que no início do ano lectivo 2011/12 a escola só tem três auxiliares de acção educativa, um dos quais está de baixa a aguardar aposentação e um auxiliar de acção educativa exerce funções na unidade de multideficiência. Ou seja, para um universo de 218 alunos (de pré-escolar e 1ºciclo) existem apenas dois funcionários, o que é manifestamente insuficiente. (...)"
 Leia mais em: http://www.orio.pt/modules/news/article.php?storyid=9702

Humor de segunda-feira : )

20111002

Movimento 500 versus movimentos de muitos quinhentos

4 de Outubro | Concentração dos DCE à porta do MEC

A ler no Blogue DeAr Lindo:

Concentração dos DCE à porta do MEC

A Educação pelo Mundo | EUA

Discussions about education reform in America are ineffective as long as self-serving interest groups are involved.

É ... ligeiramente desastroso, não?

"Escola suspendeu prémio de mérito minutos antes da cerimónia com ministro

Presidente do Agrupamento de Escolas de Constância teve conhecimento da suspensão do pagamento dos prémios de mérito a poucos minutos do início da cerimónia com o ministro Nuno Crato.
(...) Constância foi o primeiro local no país a acolher as cerimónias antecipando-as para segunda feira, 26 de setembro, tendo convidado para o efeito o ministro da Educação.
(...) Em declarações à Lusa, Anabela Grácio reafirmou que a informação relativa àquela decisão "não chegou à escola" e que "só soube no dia em que ia entregar o prémio", numa cerimónia onde se fizeram representar centenas de pessoas, entre professores, alunos, auxiliares de ação educativa e encarregados de educação.
A Lusa tentou contactar o gabinete de Nuno Crato, mas sem sucesso"