20120818

O militarismo, instrumento político e ideológico do conservadorismo

Sumário

1 -  O capitalismo global e o novo âmbito do militarismo
2 -  O militarismo no contexto da UE
3 – O papel das Forças Armadas (FA) portuguesas
4 -  A lusa esquerda e o seu militarismo
5 -  Os valores no militarismo
·         O quartel como local de elevação da condição feminina?
·         As FA como escola de obediência
     O militarismo na cultura comum

Em qualquer das seguintes ligações:

http://grazia-tanta.blogspot.pt/2012/08/o-militarismo-instrumento-politico-e_18.html

http://pt.scribd.com/doc/103221607/O-militarismo-instrumento-politico-e-ideologico-do-conservadorismo

http://www.slideshare.net/durgarrai/o-militarismo-instrumento-poltico-e-ideolgico-do-conservadorismo


@rtes: minnie


Guerrinhas


A política educativa é tão grave que exige, no mínimo, uma união firme de todos nós contra ela. Não falo apenas dos professores, mas nós temos obrigação de estar na linha da frente dessa luta. 

Em vez disso, há muita gente a perder tempo com guerrinhas patéticas em busca de protagonismos vãos, como muito bem denuncia este post da Moriae.

Podia-se dizer muita coisa sobre essas pequenas guerras, mas nada demonstra tão bem o quão ridículas são, como este vídeo, retirado do filme «A Vida de Brian» dos Monty Python.




Com isto tudo, o Nuno Crato tem bastantes razões para esfregar as mãos de contentamento.

Um dia, nas nossas escolas, talvez com calças de ganga

É o post surreal da noite!

20120817

Já duas pessoas me disseram

que era a alma deste blog. Não me parece que tenham sido irónicas. Mas também acho que eles não se aperceberam da ironia do dito. Alma? Demo?

Então, para minzinha também:


Nota: Noto que comecei a ter necessidade de me despedir das pessoas que gosto, de há uns tempos para cá. E de lhes dizer que gosto delas. Ou de tentar perceber se sim, se não. Acho que é justo. Fiz tanta asneira ... perdi tantas oportunidades (sim! Deveria ter ido para Medicina). Mas tanta coisa mesmo ...Por outro lado, tenho memórias tão bonitas! Lugares no meu coração tão bem ocupados. E algumas realizações felizes. Aconteça o que acontecer, tenho consciência da maioria das coisas que fiz, das opções que tomei. E quase que poderei dizer que me sinto apaziguada. Ao mesmo tempo, em guerra com as pessoas que mandam e dominam o mundo (e outras, mas não dá para escrever tudo!). E desiludida com os acomodados. Triste, por tantos oportunistas. Nunca seca, por causa daqueles que não sabem amar. Esses são os maiores tristes.

Desabafei e espero não ter que rever, emendar gralhas.

Sei que o blogue tem pouca leitura e que quem por aqui passa, pessoas 'porreiras' (perdoem a forma simples), não se incomodarão com estas coisas.

Acho que nunca segui a linha do blog do 'eu'. Mas assumo que talvez esteja, depois de 6 anos, a tomar esse caminho. Poderá ser uma experiência, uma fase, não interessa.

Bom fim-de-semana!
M.

O princípio do fim afinal chegou mais cedo.

Não é preciso esperar por Setembro para se ter noção da hecatombe (ok, há sempre quem ache que ainda não lhe tocou mas ... para o ano .... ):
"O aumento é explicado com o facto de o MEC ter definido como professor de carreira aquele a quem foi atribuída uma componente letiva com seis horas ou mais, e de ter exigido às escolas que indicassem antecipadamente quantos professores efetivos tinham sem componente letiva." (Ionline)
A não esquecer as medidas disparatadas e.g. o aumento de horas, o aumento de alunos por turma, o encerramento de escolas, o desconsiderar o tipo de trabalho dos professores e lhes deixar aí umas 5 horas para, por exemplo, tratarem de 300 ou mais alunos (componente não lectiva) etc etc etc ... a sério, é preciso enumerar?

Bom, nada como aquilo que se pode ler na citação. Há uma distinção, ainda pior do que a da MLR, vulgo Sinistra Ministra, entre professores. Agora, por critérios super parvos, menos de 6 horas e mais de 6 horas, é-se ou não professor de carreira.

Ó fachavôr ...

Assim, não se vai lá.

Aonde? Acho que ninguém quer saber ou então, não se estaria com estas novelas. Siga para bingo. Já agora, contribuí para o folhetim (Achei de péssimo gosto ... e Pois sim ... também me apraz dizer que ). 
Mais recente e porque não me apetece fazer um apanhado de coisas que não aprecio, ficam os exemplos que descobri hoje e que, francamente, representam lindamente aquilo que penso dos professores (de muitos deles, talvez da maioria, se bem que tal não se esgota nestes actos e palavras).
Nota: não me interessa que não se interessem pelo que penso, todos temos esses direitos:





20120814

Estava à espera deste dia.

Sou doente há uma data de anos, ou seja, tive uma primeira 'coisa' e depois, numa espécie de on & off, fui andando entre estar bem ou um bocadito pior. É cedo para prognósticos no que diz respeito ao futuro ;). Mas não é esse o assunto principal.
O assunto principal deste post prende-se com a novidade que recebi hoje e que, mal dada, dada no tempo não desejado (por tardar), tem sido a boa notícia deste governo PSD. Não sei porquê, confesso. Mas têm colocado os DCE's. E desde 2008, este é o segundo ano, sucessivo, em que vejo isso acontecer. Nunca com o PS. Que de socialista tem o que se viu.
Não estou com isto a dizer que passei a gostar deste governo. Nem pensar ... Mas, agradeço o facto de terem tido a sensibilidade de, pelo menos este ano, nos dizerem o que nos vai acontecer, e bem, a horas de nos prepararmos.

Nunca nada é só bom ou só mau. Pena tenho que esta sensibilidade não se estenda. E espero não vir a saber que se estas medidas existiram, foram para agradar a alguém, da cor, com parente em situação idêntica. Quero crer que não.

Voltarei a ser professora, já este ano, e isso dá-me uma enorme felicidade.

Transcrevo:

Exmo.(a) Sr.(a)
Dr.(a), Margarida
Informamos que, de acordo com o Despacho do Senhor Secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, de 09.08.2012, foi colocada por mobilidade ao abrigo da alínea a) do artigo 68º do Estatuto da Carreira Docente,
no Agrupamento de Escolas ou Escola não agrupada Escolas [xpto], Coimbra, por si indicada aquando da candidatura à Mobilidade Por Doença.


Com os melhores cumprimentos,

O Diretor-Geral da Administração Escolar

Mário Agostinho Alves Pereira   

Ensinar...