20120104

Antes que o DemoCrato me bata...

Antes que o DemoCrato me bata, inauguro a minha participação neste espaço, depois do irrecusável convite que me foi feito. Eu bem que lhe digo que ando sem inspiração e sem a mínima pachorra para escrever sobre educação, mas pelos vistos o argumento não pega.
Sendo assim, vou simplesmente escrever e depois lá se vê o tema que saiu.

Lembro-me que há uns (bons) anos atrás, ainda eu era uma inocente nestas andanças do ensino, assisti a uma palestra dada pelo então director (permitam-me a manutenção dos meus queridos "c" e outros sons não pronunciados) da DREC sobre a reorganização curricular do ensino básico. Lá estava eu, muito atenta a ouvir as palavras do senhor, quando me comecei a sentir incomodada com o barulho de fundo de um grupo de quarentões (cinquentões?) sentado atrás de mim, a combinar o local onde iam almoçar. Sempre odiei os zunzuns de plateia e lancei para trás aquilo que denomino de o-meu-olhar-fulminante-para-zumbidores-de-plateia. Recebi como resposta uns grandes sorrisos e as seguintes palavras:
"Menina, não se chateie. Eles chegam e vão embora. Já passamos umas quantas reformas e uns quantos ministros e cá continuamos a fazer o que sempre fizemos: ensinar o que temos a ensinar e chumbar quando é preciso chumbar."

Acabei por me convencer que foram as palavras mais sábias que ouvi naquele dia...

Uma boa noite para todos e até ao próximo post.

4 comentários:

Moriae disse...

O dono do blogue é o DemoCrato!!!! E ai dele que te batesse, nem que com uma flor ou ventania.

Muito obrigada, Dema Gogia, por teres aceitado este desafio e em 3 minutos teres escrito este teu primeiro post! :)

Indo 'de feição' directa ao que escreveste, lembrei-me da minha experiência como delegada sindical. Foi triste ... um ou dois meses depois de ter aceite esse cargo, estávamos em Lisboa, frente ao ME, tempos da MLR. E ouvi de um veterano: 'pensas que vai mudar alguma coisa? Naaaaa ... Não te iludas. Isto de nada adianta. Mas, a luta continua'.

É parecido.
O comentário que te fizeram é um excelente reflexo da m**** a que chegámos. E não é verdadeiro porque não o é e todos nós o sabemos.

Bjos e ... estás em casa! E gosto de a partilhar contigo!

Dema Gogia disse...

Obrigada. :)

Dema Gogia disse...

Já vou mudar o título. Não posso andar assim a trocar os géneros ao pessoal... hehe

Moriae disse...

Na mudes nada .... já se sabe que a casa é a mesma :) Quis 'mandar para canto' de forma airosa :)

Ainda bem que insisti. E que fales e escrevas sempre! Por aqui, será muito bom para os da casa e para quem nos lê, acredito.

Bjos