20120122

Preocupante!

Crise faz disparar abandono escolar 
"O número de alunos a desistir do Ensino Superior está a aumentar devido à falta de apoios sociais.(...)
Pais de filhos com necessidades especiais estão a ser convidados a pagar o transporte“social. Caso contrário, haverá um aumento brutal do número de pais que não consegue pagar a alimentação dos seus filhos, o que já está a acontecer de forma assustadora em alguma escolas”. (...)" (DN de hoje para assinantes)
E não é de agora:


Jovens com mais de 15 anos não acabam o 9.º ano para ir trabalhar. Famílias sem recursos não conseguem evitar abandono. O DN descorbriu vários casos
"(...)
Os últimos dados oficiais mostram que aos 14 anos o abandono é quase residual (1,8%) mas dispara a partir dos 15 (9,3%). E embora façam questão de sublinhar que a escolha de deixar de estudar é dos filhos, quando vão às escolas anular a matrícula, os encarregados de educação acabam por admitir que têm dificuldades em pagar a renda de casa e até a alimentação."
(...) Professores e pais acreditam que estes são os primeiros casos de abandono escolar devido à crise e ao corte nos apoios sociais. "Já tínhamos alertado o Ministério da Educação e os partidos políticos para a possibilidade dos jovens deixarem a escola por causa das dificuldades financeiras das famílias", refere a presidente da Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE), Maria José Viseu.   (DN)

Sem comentários: