20120617

TV - Fonte de formatação

Quando TANTAS  pessoas têm a tv continuamente ligada "só para fazer companhia" sem se aperceberem que absorvem a um nível subliminar não só a publicidade mas também as ideias de resignação e de que "não há outra via" debitadas pelos comentadores de serviço (recebem as obscenas somas de dinheiro a que alguém se atreve a chamar ordenado se comentarem a favor da corrente principal) importa lembrar que não há pior conhecimento do que aquele que é assimilado sem possibilidade  de usar o raciocínio. 

Porque a absorção subliminar, pior do que deixar  muitos frustrados por não terem qualquer hipótese de adquirir aquilo que a Tv diz ser fabuloso e fácil de adquirir, incute a ideia de que pensar não vale o esforço porque já há muitos na tv que sabem dessas coisas todas digo que a Tv que foi inventada para vender e vender  muito (Al Gore em "O Ataque á Razão") serve nos tempos que correm de narcótico, de destruição da cidadania e construção de analfabetos (se pensarmos na destruição do ensino público em curso o caso pelas sinergias acumuladas "ganha" dimensões de catástrofe).

E Nunca foi tão actual como hoje "o Analfabeto Político" de Bertrolt Brecht que diz que são os que não querem saber (para mim são esses os verdadeiros ignorantes) de política que elegem a escória para  governar. Porque... eles sabem mentir de forma simples e descarada e os "outros" "fazem pensar muito".

E depois, ainda Bertrolt Brecht, É TÃO DIFÍCIL GOVERNAR

Pois é! Porque "governam" a favor de 1% e contra 99% e isso de enganar tantos dá cá uma trabalheira...

2 comentários:

Moriae disse...

Muito bem vindo sejas, João Paz! E ... que bela estreia, com este texto tão bonito. Forte, importante. Que a sua mensagem chegasse a quem ... e seria tão bom.

Grande abraço!

Gi disse...

Ao género FB, deixo o meu gosto, mas é um GOSTO.
Texto acutilante e sagaz.