20111117

Alunos universitários e alguma cultura geral. Onde?

Não me parece que por ali! :
Vox Pop: A ignorância dos nossos universitários (vídeo)
"Enquanto Portugal se ri da auxiliar de acção médica concorrente da Casa dos Segredos, que julga que África é um país da América do Sul, a SÁBADO fez um teste básico a 100 alunos de universidades de Lisboa."
Por André Barbosa e Tânia Pereirinha e imagem de Joana Mouta e Bruno Vaz

9 comentários:

Moriae disse...

E pelos vistos, com tendência a piorar:

"Em dois meses mais de seis mil estudantes já desistiram do superior

Ana Petronilho "

Fernando Lopes disse...

Escrevi sem ler o teu post e as premissas são as mesmas. Ou "great minds think alike".

Abraço

Moriae disse...

: )))
Abraço, Fernando!

Arq. Luiz Crespo de Carvalho disse...

Agora, dezenas de milhares de visualizações e centenas de comentários jocosos depois, João veio explicar a gafe e condenar a jornalista autora do vídeo do momento.

«A verdade é que me fizeram dez perguntas e só mostraram a que eu errei que, como podem comprovar os que se encontravam presentes, acabei por corrigir e responder, então, Miguel Ângelo», escreve João numa nota no Facebook.

aqui: http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=34082

Moriae disse...

Luiz, mais vale tarde do que nunca, certo? ;)

Fernando Lopes disse...

Luiz,

Fiz uma pequena amostragem da Sábado.

"44% não sabem quem pintou o tecto da Capela Sistina, 26% não sabem qual o maior mamífero do mundo, 52% não sabem como se chamava o maior campo de concentração nazi, 24% não sabem qual a capital dos EUA, 76% não sabem quem escreveu "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" e por aí fora..."


Tirando as questões nitidamente geracionais como a de "O Padrinho", houve quem respondesse que o maior mamífero era o mamute!? O vídeo foi produzido para ter impacto mediático e escolher as melhores gaffes, mas ... o mamute?! Quem é que a deixou este mamífero ingressar no ensino superior?

Anónimo disse...

http://esquerda-republicana.blogspot.com/2011/11/e-ignorancia-dos-professores-e-dos.html

E a ignorância dos professores e dos jornalistas, pá?
Anda tudo por aí muito indignado com um vídeo da revista "Sábado" (a tal onde escrevem Pacheco Pereira, Nuno Rogeiro e Alberto Gonçalves) que supostamente "demonstra" a suposta "ignorância" dos nossos estudantes universitários. A amostra de resposta é evidentemente tendenciosíssima, e só visa "confirmar" a tese que a revista quer demonstrar, só se tendo selecionado as respostas erradas, como é denunciado no Facebook por um dos alunos visados. Perante isto, só se surpreende quem quer. Mas eu pergunto: e com os jornalistas que perguntam "qual é o símbolo químico da água", ignorando que a água não é um elemento e, portanto, não tem símbolo químico, ninguém se indigna? Se fizessem um teste semelhante aos jornalistas da Sábado, com perguntas que não fossem escolhidas por eles, acham que as respostas seriam assim tão diferentes? E se fizessem um teste semelhante aos professores do secundário? Os "Homens da Luta" já o fizeram: experimentem verificar o resultado!

Fernando Lopes disse...

1. Padeces de preconceito ideológico. A Sábado não é [muito] mais conservadora do que a Visão. E temos o velho ditado "mantém os teus amigos próximo e os teus inimigos mais próximo ainda".

2. A desculpa com a ignorância dos outros é do mais pobre argumentário que se pode arranjar.

3. Não temos, nem podemos saber tudo. Isto são perguntas de Trivial Pursuit. De algibeira. Concedo isso. Mas não é desculpabilizante. Tal como a ignorância dos outros.

Moriae disse...

Muito bem dito, Fernando! Subscrevo : )