20120129

R.I.P.

Escola de D. Maria: 
Segunda professora a suicidar-se em 17 dias 
"Uma mulher morreu, hoje, em Coimbra, por enforcamento, sendo a segunda professora da Escola Secundária de D. Maria a suicidar-se no horizonte de 17 dias, soube o “Campeão”.
Maria de Fátima, 47 anos de idade, docente de Biologia, pôs termo à vida em casa de uma amiga (estilista).
A 10 de Janeiro [de 2012], outra professora [Luto] de Biologia daquele estabelecimento (uma das melhores escolas secundárias portuguesas do ensino público) suicidou-se na Figueira da Foz."
Fonte: campeaoprovincias.com

6 comentários:

bibónorte disse...

Muito doloroso ler estas notícias.
A Moriae revelou que já o tentou.Eu também.Nunca mais fui a mesma.Tem sido uma luta que espero vencer.
Abraço

Moriae disse...

Não me interprete mal ... não tentei coisíssima nenhuma. Passou-me pela cabeça, o que é diferente.

bibónorte disse...

Peço desculpa pela interpretação errada.
Tudo de bom.

Moriae disse...

Sem problema, bibónorte. E muita força, é o que lhe desejo. é precisa coragem, para falar destas coisas. Fará parte da boa resolução.
Abraço,
M.

Anónimo disse...

A crise, o mal-estar ... mundo miserável ...

Escola de D. Maria: Professora falecida era filha de antigo co-proprietário de “O Despertar” :

"Uma professora que se suicidou, sexta-feira, em Coimbra, era filha de um antigo co-proprietário do Jornal “O Despertar” e prima do falecido eurodeputado socialista Fausto Correia, apurou o “Campeão”.

As cinzas de Maria de Fátima, 47 anos de idade, são depositadas num jazigo do cemitério de Santo António dos Olivais onde se encontram, desde Outubro de 2007, os restos mortais do outrora deputado do PS ao Parlamento Europeu.

A bióloga foi a segunda professora da Escola Secundária de D. Maria a pôr termo à vida num horizonte de 17 dias. A 10 de Janeiro [de 2012], Maria de Jesus, igualmente bióloga e amiga de Maria de Fátima, suicidou-se na praia da Figueira da Foz.

Fátima Sousa, casada, mãe de um rapaz e de uma rapariga, era filha de António de Sousa (já falecido) e de Primorosa Costa.

O viúvo terá sido enganado por um indivíduo, no âmbito de um negócio, e o casal passou por dificuldades económicas.

A docente, que deixou uma mensagem a apelar para não se culpar pelo seu acto quem quer que seja, faleceu na residência de uma estilista amiga dela, onde tinha posto alguns haveres depois de se desfazer da sua casa.

Outrora director de “O Despertar”, secretário de Estado, gestor, dirigente do PS, presidente da Académica/OAF e vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Fausto Correia era filho de Lúcia de Sousa, irmã do pai de Maria de Fátima."

http://campeaoprovincias.com/pt/index.php?option=com_content&view=article&id=10967:escola-de-d-maria-professora-falecida-era-filha-de-antigo-co-proprietario-de-o-despertar&catid=14:actualidade&Itemid=130

Moriae disse...

Escola de D. Maria: “Clima emocional” preocupante, diz director

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Escrito por CP Segunda, 30 Janeiro 2012 16:15

Ernesto Paiva disse, hoje, ao “Campeão”, que o “clima emocional” na Escola Secundária de D. Maria (Coimbra) se apresenta “muito difícil de gerir” na sequência dos suicídios de duas professoras de Biologia, ocorridos em menos de três semanas.

Director de uma das melhores escolas secundárias portuguesas do ensino público, o docente reconhece que os óbitos são encarados com apreensão pela comunidade, independentemente das motivações do foro pessoal subjacentes aos actos das biólogas.

Maria de Jesus, 49 anos de idade, solteira, afogou-se, a 10 de Janeiro [de 2012], na Figueira da Foz; Maria de Fátima, 47 anos, mãe de um rapaz e de uma rapariga, enforcou-se, a 27, em Coimbra.

Ernesto Paiva reuniu-se, esta tarde, com a presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola de D. Maria, a fim de delinearem uma estratégia para “gestão da crise emocional”.

A proximidade temporal dos casos interpela a comunidade escolar, declararam ao “Campeão” professores daquele estabelecimento de ensino, vincando que Maria de Jesus estivera sob baixa médica, devido a um estado depressivo, ao passo que “nada fazia prever” o acto de Fátima Sousa.

Segundo o director da Secundária de D. Maria, os alunos tomaram a iniciativa de assinalar, amanhã (31), com um minuto de silêncio, a morte das biólogas.

http://campeaoprovincias.com/pt/index.php?option=com_content&view=article&id=10969%3Aescola-de-d-maria-clima-emocional-preocupante-diz-director&catid=17%3Asociedade&Itemid=134