20120121

Assunto delicado

Nunca o cancro matou tanto, é o título de uma notícia do jornal Expresso (da jornalista (Joana Pereira Bastos) onde se pode ler que:
"Apesar da evolução nos tratamentos, o número de mortes por cancro não para de aumentar em Portugal. Em 2010, quase 25 mil portugueses morreram com um tumor maligno, o valor mais alto alguma vez registado. Os dados publicados esta semana pelo Instituto Nacional de Estatística revelam um aumento de 12% nos últimos cinco anos.  (...)"
As pessoas devem estar conscientes destes valores e apostar na prevenção. Para isso, há que investir numa Educação para a Saúde, pelo que não me parece estar, com este post, a fugir à temática principal do Demo Crato. Deixo mais uma opinião: será bom para todos e cada um perceber que o que aconteceu com a nossa colega Maria Manuela Jácome é muito grave. E que a professora, apesar de todo o sofrimento, tempo perdido, dinheiro gasto, acabou por ter sorte. E é terrível considerar que 'teve sorte' já que ... mais não foi feito do que receber, com enorme atraso e perdas, algo a que tem direito.

Infelizmente, muitos colegas faleceram sem que justiça fosse feita (não serão esquecidos!). Foi o caso do nosso colega Artur José Vieira da Silva. A Manuela Estanqueiro e a Maria Cândida Pereira, também morreram sem a ajuda a que tinham direito. E o João Quental, por falta de resposta médica ...

Por tudo isto, abram 'a pestana' e reflictam sobre estas coisas que não acontecem só aos outros.


Posso deixar também um conselho, adquirido por experiência: ouçam o vosso corpo, estejam atentos aos seus chamamentos, sinais, indicações. E não hesitem, se acharem que algo não está bem. Esta atenção, pode fazer grande diferença. A mim, salvou-me a vida. Reparem:
"(...)“Ainda temos muitos doentes que nos chegam com tumores em estádios avançados. Em comparação com a Europa, Portugal está atrasadíssimo. [Ana Miranda, diretora do Registo Oncológico Regional do Sul]”  (...)"
Nota final: ... escrever sobre este assunto e deixar estes alertas não é ser melodramática ou o que for ... Estas coisas existem e devem ser faladas, pensadas e desdramatizadas também, ok?

E pronto, um bom fim-de-semana para tod@s! 

Sem comentários: