20120113

Luto

"A Maria de Jesus, professora de Biologia da Escola Secundária de D. Maria (Coimbra), rumou, anteontem (10), à Figueira da Foz, em busca do mar para se “libertar” da vida.
O poeta Luís de Camões, há perto de 500 anos, exaltava os que da “lei da morte” se iam libertando graças a obras valorosas. Hoje em dia, somos confrontados, frequentemente, com gestos reveladores do quanto a vida oprime.
A docente, que estivera de baixa médica devido a um estado depressivo, tinha voltado, há dias, a leccionar, mas acabou por definhar.
Nos rostos das dezenas de colegas que assistiram, hoje, ao funeral da professora estava espelhado um misto de incredulidade e de impotência. Nos dos pais (ele em cadeira de rodas) e dos irmãos da defunta sobressaíam dor e uma ponta de revolta.
A Maria de Jesus, solteira, 49 anos de idade, era uma educadora, a quem as vicissitudes da vida impediram de deixar aos alunos o exemplo que ela, enquanto pôde, se esforçou por dar. É nisto que temos de pensar, sob pena de nos restar escolher o últimos de nós para apagar a luz e fechar a porta, numa sociedade sem futuro." (Rui Avelar)

1 comentário:

bibónorte disse...

À família, amigos e colegas, os meus sentidos pêsames. Eu compreendo a atitude da colega Maria de Jesus.Por vezes, viver torna-se insuportàvel.