20120203

Menos, menos e mais menos ...

Print screen | Público para assinantes

Em 2011, foram menos 12 mil bolsas. Este ano, menos 15 mil. São menos 25 mil quando a comparação é feita com o ano lectivo de 2009/10.

Fonte: Bolsas de estudo recusadas a mais de 40 mil estudantes | Público | Samuel Silva

1 comentário:

Moriae disse...

Coimbra: “Haja ministro”, pede presidente da Associação Académica

O presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), Ricardo Morgado, conversou brevemente com o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato. O encontro sucedeu o lançamento do primeiro medicamento radiofarmacêutico desenvolvido na Universidade de Coimbra (UC).

O radiofarmacêutico hoje apresentado, que permitirá ao país diminuir as importações deste medicamento e assim poupar cinco milhões de euros, comprova que o investimento no Ensino Superior (ES) é fundamental para o aumento da competitividade e desenvolvimento de Portugal.

Na célere conversa, Morgado pretendeu que Nuno Crato regressasse a Coimbra de forma a poder constatar os problemas do ES. No seu discurso, o ministro deu relevância à igualdade de oportunidades no acesso ao ES e à correlação entre mais qualificação e o desenvolvimento económico do país.

No entanto, “a igualdade de oportunidades não está assegurada, há colegas que continuam a abandonar o ES por falta de condições financeiras e a diminuição da dotação orçamental para as instituições do ES foi uma realidade no último orçamento de estado” explica Ricardo Morgado. O presidente reforça a sua posição, pedindo “haja ministro”.

Quanto às bolsas de estudo que ainda não foram atribuídas, o ministro atribui responsabilidade aos serviços de ação social. Já Ricardo Morgado critica a Direção Geral de Ensino Superior.

O presidente da AAC aproveitou ainda a ocasião para felicitar a UC, na pessoa do Reitor João Gabriel Silva, pelo importante passo dado pela universidade em matéria de investigação.

http://www.cnoticias.net/?p=68941