20120206

O Simplex da ADD da Troika

Até 31 de dezembro de 2011, cada uma das escolas tinham de delinear as linhas de orientação para ser aplicada uma forma de procedimento de avaliação do pessoal docente, e só durante o presente ano letivo.
Relativamente aos modelos anteriores, agora cada escola fica responsável pelo modelo a aplicar e assume individualmente toda as consequências decorrentes (trabalhar no trapézio e sem rede) das ações desenvolvidas durante todo o processo.
Cada Escola com o seu Modelo de Avaliação: a cada cabeça sua sentença.Estamos perante o livre arbítrio dos diretores que se vão escudar no facto de o seu modelo ser completamente diferente dos modelos da vizinhança.
Até ao final do ano civil transato, o MEC ainda não tinha construído qualquer quadro referencial, talvez porque o desnorte daquelas cabecinhas é maior que nos internos do conde ferreira.
O mais provável é que tais orientações, provenientes da tutela, apareçam só no final do ano letivo, mas com a retroatividade conhecida de outras aventuras de um passado recente.
No fundo, o MEC irá responsabilizar as escolas por não terem aplicado, por exemplo, a observação de aulas aos professores contratados (com os horários já legitimados, e com o ano letivo a decorrer, é impossível alterá-los de forma a compatibilizar os horários dos relatores com os dos avaliados); parece que esta nova forma de avaliação apenas pretensamente defensora da autonomia das escolas, será mais uma das razões invocadas para acusar as direções e conselhos gerais de incompetência e demitir os politicamente incorretos.

5 comentários:

Isabel disse...

Trabalho de casa mal feito!!! Na versão actual NÃO HÁ LUGAR A OBSERVAÇÃO DE AULAS PARA OS PROFESSORES CONTRATADOS, portanto essa questão não se põe. O resto, com alguns burilanços, é, obviamente, verdade. Moriae, porque desapereci eu dali ao lado? :)

Moriae disse...

Isabel, desapareceu o teu blogue e muitos deles. Neste momento, estão aqueles que leio mais, que actualizam mais mas volta e meia mudo as coisas e às vezes apago ou acrescento porque sim (às vezes coloco lá blogues que descubro até para não me esquecer de seguir e ver se sim ou sopas ....). Tinha a lista muito extensa ... uma lateral muito comprida. Principalmente no fim do mês. E no teu caso, deu-me a ideia que tinhas o blogue meio parado. Vou voltar a colocar porque sim. De qquer modo, sei de cor.

Bj

Moriae disse...

Agora até lá está um blogue sobre cães! Reparaste? : )

Tomás Pimenta Carneiro disse...

Formalmente a observação de aulas para os contratados continua a existir...
Haver ou não haver, em termos práticos é outra loiça...
Na região do baixo Tâmega, uma escola, por ordem do respetivo Diretor, faz gravação de TODAS as aulas lecionadas por TODOS os PROFESSORES.
Claro está que falar em observação de aulas é um disparate.
Grazias Bambina.

Moriae disse...

Tomás, esse director é um visionário : / Cá para mim, vai mudar de ideias em breve http://www.publico.pt/Educa%C3%A7%C3%A3o/ministerio-quer-por-avaliacao-dos-directores-nas-maos-da-comunidade-escolar-1533337).

Abraço, meu amigo! :)