20111231

Uma nova oportunidade para as más oportunidades


Encerrar Centros Novas Oportunidades (CNO's) porque não cumpriram as metas impostas pela ANQ é a maior desilusão que este governo poderia trazer-nos, no pouco que sobrava das promessas que fez, ou seja, uma investida na pior direcção.
Expliquemos. Com o objectivo de transformar uma medida correcta (os processos de RVCC) numa mera arma de propaganda política através da distribuição aleatória de diplomas e computadores e-escola, a entidade responsável, chefiada por quem nunca teve problemas em usar a mentira mais descarada,  impôs aos CNO's (que incentivou a aparecerem como míscaros num bosque outonal) metas perfeitamente impossíveis de cumprir, a menos que se facilitasse ao máximo a certificação de competências inexistentes. Sei do que falo, trabalhei em dois CNO's, e sei bem como os coordenadores se viam entalados entre cumprir ou passar a práticas de facilitismo estatístico. Quem não cumpriu as metas, ou não fez mesmo nada ou muito simplesmente trabalhou bem. Tenho as minhas maiores dúvidas que os que agora encerraram estejam no segundo caso, até porque esses, tal como outros que lá foram atingindo os mínimos dos mínimos com os truques máximos, são os bons CNO's, onde se certificou quem realmente obteve competências ao longo da vida.
Serviu esta media para aviso? um péssimo aviso. O que se podia fazer era muito simples: dar credibilidade aos júris, e já agora acabar com o sistema de CNO's em concorrência directa, muito na lógica liberal de mercado mas com custos exorbitantes (e quem paga os fundos comunitários também somos nós). Assim quem não quiser fechar vai aceitar a fraude e trabalhar tão mal como o fazia, ou desesperadamente começar a fazê-lo. Nuno Crato mais uma vez a fazer o contrário do que afirmou, e Passos Coelho a insistir na mentira.

1 comentário:

Arq. Luiz Crespo de Carvalho disse...

não sei se no estado actual das coisas... não é mesmo melhor 'fechar' a estrutura e iniciar um processo claro, limpo e transparente de 'validação' de competências, de percurso profissional e de vida...

talvez...?