20111112

as reformas da educação... por aí...e parece que com muitos engulhos...!

é bom começar a seguir o que por aí se diz sobre as reformas da educação e a avaliação dos professores...

por exemplo:

"There is no solid evidence supporting many of the positions on teachers and teacher evaluation taken by some school reformers today, according to a new assessment of research on the subject."

aqui.

actualizando... ainda a propósito da resposta à crónica de jmf...

deixei aqui uma breve reflexão sobre a dita crónica...

como me considero [e tento ser...] uma pessoa minimamente informada hoje fui comprar o expresso, o que raramente faço, dado ter sido publicado um conjunto de informações sobre a educação 2012 [talvez mais tarde, depois de digerir a coisa, volte ao assunto...] e...

eis que numas das páginas de economia vem a crónica de manuela ferreira leite, sobre a importância dos argumentos, que li pelas 17,30 horas...

e não é que ela [que já foi 'nossa' ministra e, também das finanças...] só vem reforçar o que deixei como opinião, lá para trás...!

espanto meu, que não sou propriamente versado em economia, pública ou privada...!

 

vamos ver se a moda pega... peditório para evitar colapso... nas escolas públicas...!

conforme esta notícia, mau grado aquilo que é tido por 'bom' noutras sociedades mais liberais e sujeitas ao mecenato privado, a exemplo do que acontece nos estados unidos, vamos por um caminho que não augura nada de auspicioso para as instituições de ensino... no caso vertente do superior público...!

se não vejamos:
 
"O director do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) da Universidade Nova de Lisboa, Luís Paulo Rebelo, esclareceu ontem que o apelo à doação de fundos dirigido a professores, funcionários e alunos, noticiado pelo CM, "não é nada contra ninguém". "Estas práticas são correntes em países como os EUA, onde se veste a camisola das instituições, mas receio que em Portugal sejam mal interpretadas", disse o responsável ao CM."

parece-me também um exagero aquela notícia que dá conta do fecho de universidades, no caso coimbra, a partir de 2013 se se mantiverem os cortes e as restrições aos orçamentos e autonomia das escolas, já previstos e que se devem manter, por muito e bom tempo...

serve isto também para que me expliquem:

como é que com cortes de 100 milhões [penso ser o número correcto] no ensino superior há, já, 'ameaças' de fecho de escolas e peditórios em curso...?

e no ensino básico e secundário, que vai sofrer cortes de 650 milhões [fora o que andará para aí 'escondido'] e já descontando os cortes que já sofreu este ano... como é que ainda há escolas abertas...?

ou não se ouve qualquer 'reclamação' pungente sobre o desinvestimento na educação compulsiva e no ensino secundário...!


espanto meu...!

concurso de professores para timor...

a propósito de uma crónica do jmf... desculpas com falácias à mistura...! o funcionalismo público em causa...

não tenho de pedir desculpa [como o paulo guinote fez, ironicamente, aqui] por ter opinião divergente do signatário desta crónica, que há algum tempo vem manifestando posições claramente 'contra' o funcionalismo público... e, não bastas vezes, pouco contra a administração e gestão do estado e da coisa pública, o que, penso, não é 'normal'...

por exemplo, os avanços e recuos deste governo não são para aqui chamados mas respeitam à boa 'governação' da coisa pública, sem peias e achaques de modismos neoliberais mas tão só de cedência aos grandes interesses e ao capital especulativo... disso ele não fala...!

a pecha público versus privado não pode ser reduzida à mera leitura de números [mesmo que indicadores ou rácios] descontextualizados e estabelecer comparações genéricas de universos que não são comparáveis entre si [ estou a pensar em médicos e enfermeiros, advogados, juízes, engenheiros, gestores, etc... e funcionários e quadros dos institutos públicos, empresas de transportes, etc...]... tout court...!

portanto estamos perante um quadro corporativo que, em bastantes casos, tem um poder 'negocial' imenso [nem me vou dar ao trabalho de os evidenciar... eles são notórios!]...

quanto a horários de trabalho trabalhamos acima da média europeia, apesar do funcionalismo ter uma jorna de '35 horas' portanto abaixo da média de outros sectores... inegável mas... e aqui a porca torce o rabo.

cita-se um relatório de 2009, por exemplo, para extrapolar o facto de, considerando o factor remuneratório horário, o funcionalismo perceber cerca de 25% mais que o sector privado... mas isso acontece [deverá acontecer] em extractos do funcionalismo com as mais baixas qualificações, salvo excepções que poderão ser na classe docente, a título de nota...

e é nesses extractos que está a maior fatia dos desvios..., pois o resto do funcionalismo é altamente qualificado e, na maior parte dos casos, ganha muito menos que no sector privado, para as responsabiidades e competências que tem...

vejamos o caso dos professores, que é aquele que me diz respeito... já aqui demonstrei o esbulho sistemático que o ministério tem vindo a fazer ao trabalho docente não remunerado, que equivale, grosso modo, a um salário bruto anual de um qualquer índice remuneratório, para já não falar dos sucessivos congelamentos de progressão na carreira e dos cortes de vencimento que por aí grassam... e vão continuar...!

então no privado pagam menos...? pagam, apesar de as grelhas estarem a aproximar-se da da função pública...!

mas, e então porque é que pagam menos...? o custo por aluno no privado é de 125 euro, segundo foi afirmado publicamente há poucos dias... se não pagam mais é por questões de 'mercado', poderão dizer... mas a coisa é mais clara e objectiva... o lucro [ainda por cima, muitas vezes, financiado a expensas públicas via contratos de associação e outros...]...!

afinal em que é que ficamos...?
equidade e distribuição dos sacrifícios... ?

ps.
não percebi muito bem o que é que tem o desemprego a ver com a questão, para além do facto de 'ser difícil' despedir na função pública...! 
culpa de quem...? de quem governa, tão só...!
incompetentes há-os em todos os lados e devem ser todos banidos...


20111111

humor negro... negríssimo...! via cherne...

lê-se...  e não dá para acreditar:

"O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, advertiu hoje, em Lisboa, que cortes errados nas despesas podem fazer a Europa entrar em recessão, defendendo um maior investimento na educação, formação e investigação."

só pode estar a gozar connosco...! 

a notícia aqui.

lendo por aí... sobre a gestão das escolas...!

vale a pena acompanhar a 'saga', aqui...

o país que temos... à procura do... quem...?


cá por coisas... então não é que os lobbies marcam e o governo agacha-se... bem de cócoras!

causa-me sempre uma certa impressão os avanços que o governo promete e a qualidade dos recuos que produz...

e o pior é que com esta agenda mediática devem pensar que andamos todos a dormir...
se não vejamos:

já se fala à boca cheia que o orçamento do próximo ano 'vai derrapar'... [e ainda falavam de almofadas], 
os lobbies fazem valer não sei que direitos, que a generalidade da população não tem [pelos vistos] e o governo põe-se de cócoras...

e nós é que somos parvos pois vamos [continuar a] pagar com língua de palmo...!

isto pela amostra que aqui fica:

"Desde que arrancou a "colheita" orçamental, a 17 de Outubro, Passos já deixou pelo caminho alguns ingredientes com que contava para "cozinhar" a consolidação exigida pela troika para 2012. Se, aparentemente, alguns caíram apenas por um esquecimento inicial, outros acabaram por ser atirados "borda fora" por acção directa das partes interessadas. O caminho parlamentar só agora vai começar..."

Esta “esquerda” é a tranquilidade da direita

Sumário

Uma justificação
1 – A sombria realidade que entra por portas e janelas
2 – O continuado empenho da esquerda institucional na conservação do sistema
3 – Para a multidão em Portugal, a esquerda institucional de pouco tem servido
a)    Uma repartição escandalosa do rendimento
b)    O salário médio em Portugal e na Europa
c)    O salário mínimo em Portugal e na Europa
d)    A conflitualidade – o número de greves
e)    A conflitualidade – o número de dias de greve
f)       A conflitualidade – o número de trabalhadores grevistas
g)    Conflitualidade em Portugal (1990/2007)
h)    Votação na esquerda institucional em legislativas
4 -  A necessidade de reflexão e mudança de paradigma

http://www.slideshare.net/durgarrai/esta-esquerda-a-tranquilidade-da-direita
Depois do Tintim, Cavaco na América!!!

Cavaco vai à sala Oval onde, num dos seu circulares discursos, ensinará ao Obama, a arredondar o orçamento, as virtudes da triangulação dos membros da troika e do carácter infinitesimal da inteligência do Passos. Para descontrair, após o seu discurso de catedrático do economês, a veneranda figura entregará à família Obama um livro sobre os cães de água portugueses, certamente referido nas charlas do professor Marcelo

Segue-se um discurso em Silycon Valley sobre a inovação, que fará os locais esquecerem-se da morte do Steve Jobs, quando promover a indústria do caroço de nêspera, cujos industriais farão parte da luzida comitiva que fará lembrar a ida ao Vaticano, no século XVI, para a entrega de um elefante

as novidades... avaliação externa das escolas...!


coisas que não devemos [podemos] descurar quando está em causa a qualidade do trabalho realizado nas escolas e pelas escolas...

é claro que falamos da avaliação externa, a cargo da ige, como vem sendo da praxe...!
fica aqui o documento que traça as linhas orientadoras do novo ciclo de avaliação:

experiências laboratoriais educativas... vai sobrar para a escola, está-se mesmo a ver...!

por causa da apresentação prévia de um trabalho de investigação, fiz um reparo sobre as 'malfeitorias' que recaem sobre a escola a título de 'educação para a cidadania activa' tornando-as em laboratórios de ensaio 'clínico' da coisa social...

a bem da nação... e da educação...?

a situação está fora de controlo, desde há muito... nomeadamente empurrando para a 'formação cívica' tudo o que as cabeças bem-pensantes deste cantinho acham por bem fazer parte do papel da escola de hoje, que já não é ensinar [só ... e nem exclusivamente]... tout court...! 

isto a propósito de mais um plano nacional de formação financeira... "O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros apresentou hoje o Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF) para 2011-2015".

público-alvo... entre cinco grupos... claro, o ensino básico e secundário!
vai sobrar para as escolas e sempre em prejuízo directo das actividades lectivas, puras e duras...!

a notícia pode ser lida aqui.

um título original [quanto baste]... professores vão perder 700 milhões de euro em 2012, segundo a fenprof...!

um pouco na base de números que vão saindo sobre o horário dos trabalhadores pela europa já tentei demonstrar que, pelo menos, a média horária semanal em portugal passa pelas 42,26 horas, em sectores indiferenciados...

no que toca ao caso dos professores a coisa pia mais fino, pois sabemos que o horário 'legal' das 35 horas é uma 'falácia' de que ninguém fala [ou pretende falar, não é mediatizado...].

o meu horário bruto semanal desde o ano lectivo de 2007 - 2008 foi consecutivamente de 42,59 horas, de 54,28 horas, de 63,78 horas e de 61,78 horas no ano lectivo de 2009 - 2010 em que  se verifica um ligeiro decréscimo...

se o esbulho continuado do trabalho 'escravo' docente se perpetua há longos anos, com a conivência silenciosa e pactuante dos sindicatos do sector, não menos verdade é que a presente situação de crise [objectivamente, a herança dos consulados socratinos e a novél crise financeira] vai obrigar a encolhimentos ainda mais stressantes...

para mal de todos nós... 
a 'revolta' tarda mas vai chegar...!

reza então a notícia:

"Em 2012 os professores do ensino básico e secundário vão receber um salário semelhante ao que ganhavam na primeira metade dos anos 90, denunciou hoje a Federação Nacional de Professores. Segundo a Fenprof, por comparação a 2010, o corte na remuneração média mensal dos cerca de 109 mil docentes totalizará perto de 710 milhões de euros."

fica uma tabela auxiliar para consulta, via professores lusos:
ps.
convém perceber que estes milhões são 'insignificantes' face àquilo a que a classe docente, e eventualmente outras da função pública, tem sido sujeita na última [quase] década...

20111110

Que Os Pais E Professores Ouçam. O Resto Será Uma Questão De Educação E Descoberta.

experiências laboratoriais educativas... da utilidade da escola...?

notícia esclarecedora... 
ciências sociais e a metódica 'exploração' da escola para estudo das percepções [muitas mais haverá, com certeza...] das crianças sobre 'o rico e o pobre'...  não sobre o seu universo educativo...!

ainda nos vão pedir para, na formação cívica [ou noutra disciplina a criar para o efeito] encontar mais um 'cantinho' para 'leccionar' um qualquer conteúdo sobre 'o estado natural da coisa social'...!

aqui vai um pedaço da prosa da dita notícia:

"Aos olhos de uma criança, os pobres parecem mais simpáticos, mais poupados e mais honestos do que os ricos, segundo os resultados preliminares de um estudo nacional sobre consumo e poupança que inquiriu 245 alunos do 1º ciclo."

Feliz Aniversário, Diário do Purgatório!

Um aninho, não é todos os dias! Parabéns, Fernando Lopes : )

É mesmo o que faz falta ...

"Forças Armadas querem mais generais 

As chefias das Forças Armadas estão a fazer braço-de-ferro com os ministros da Defesa e das Finanças, José Pedro Aguiar-Branco e Vítor Gaspar, por causa da promoção de generais."(CM online)

Passar a palavra | "11.11.11 - PT ENVIA ESTE TEXTO!"

"Durante o dia 11/11/2011 vamos todos enviar este texto para os seguintes endereços de correio electrónico:

pm@pm.gov.pt, gab.mf@mf.gov.pt, gabinete.mne@mne.gov.pt, gmdn@mdn.gov.pt, gabinete.ministro@mai.gov.pt, gmj@mj.gov.pt, gabinete@maap.gov.pt, gmee@mee.gov.pt, gabministra@mamaot.gov.pt, gms@ms.gov.pt, gmec@mec.gov.pt, gabinete.msss@msss.gov.pt, gp_psd@psd.parlamento.pt, gp_pp@pp.parlamento.pt, gp@ps.parlamento.pt, bloco.esquerda@be.parlamento.pt, gp.pcp@pcp.parlamento.pt, pev.correio@pev.parlamento.pt, mailpgr@pgr.pt, msoares@fmsoares.pt, portal@ps.pt, presidente@presidencia.pt, psd@psd.pt, gabinete.presidente@stj.pt, ajseguro@ps.parlamento.pt, fernando.rosas@be.parlamento.pt, francisco.louca@be.parlamento.pt, joao.semedo@be.parlamento.pt, leonor.ribeiro-da-silva@ec.europa.eu, luis.fazenda@be.parlamento.pt, jppereira@gmail.com, pm@pm.gov.pt, ppa.lisbon@fco.gov.uk, belem@presidencia.pt, PSL@psd.parlamento.pt, sg-web-president@ec.europa.eu, actual@expresso.pt, agenda@lusa.pt, agenda@sic.pt, agenda@tvi.pt, asescolhasdemarcelo@rtp.pt, bomdiaportugal@rtp.pt, cartas@mail.expresso.pt, cartasaodirector@sol.pt, cperes@expresso.pt, ctomas@expresso.pt, dinformacao@lusa.pt, direccao@correiomanha.pt, director@expresso.pt, falarglobal@sic.pt, geral@sol.pt, internacional@correiomanha.pt, internet@elmundo.es, luiscurado@correiomanha.pt, miguel.vasconcelos@idt.min-saude.pt, opiniaopublica@sic.pt, pedro.pinto@tvi.pt, politica@correiomanha.pt, portal@correiomanha.pt, quadraturadocirculo@sic.pt, redaccao@lusa.pt, reportagem@correiomanha.pt, revistadomingo@correiomanha.pt, sdn@sic.pt


Texto a enviar:

A situação que Portugal atravessa e que se agrava a cada semana não é exclusiva do nosso país. E por mais que os governantes tentem convencer-nos de que a crise da dívida pública foi causada pelo povo – porque gastou mais do que devia nos últimos anos – são cada vez mais as pessoas que ganham consciência de que os problemas que atravessamos foram resultado da implantação de uma economia neoliberal, dependente exclusivamente da atitude corrupta de banqueiros privados irresponsáveis e de governantes que, consecutivamente, têm alimentado os seus bolsos e um sistema que mina o verdadeiro modelo de democracia.
O novo Orçamento de Estado e a forma como este governo planeia privatizar bens comuns tão necessários como a água são claros exemplos de que a corrupção da máquina política chegou a um ponto em que já não consegue dar resposta às exigências do sistema financeiro, criadas por um grupo restrito de pessoas mas que são impostas e, em última instância, pagas pelos povos.

Democracia directa e mais participação

A actual democracia é baseada numa sociedade por acções de responsabilidade muito limitada: os políticos e banqueiros lucram, nós pagamos. A recente disponibilidade de Papandreous para levar a referendo o pacote de resgate da Troika para a Grécia esteve prestes a abrir um precedente para os outros países de uma União Europeia em vias de extinção. Mas depois de ter sido recebido pelo G20 em Cannes, o agora ex-primeiro-ministro grego voltou para Atenas para cancelar o referendo e sair de cena. Situações como esta mostram que atitudes democráticas e de consulta popular são vistas como perigosas pelas autoridades da União. Para que isto se altere, é preciso que o povo comece a ter mais voz, mais participação e mais consciência política – para que não continuemos a depender de um Parlamento que só em parte é eleito por nós e que continua a não defender os interesses comuns.

Suspensão do pagamento da dívida pública já

Apurar que parte da dívida pública portuguesa é, de facto, da responsabilidade dos cidadãos é um primeiro passo necessário para abrir caminho à mudança e a uma maior transparência política. É necessário que se estabeleçam regras de transparência na gestão pública, a partir da qual se criarão condições para uma auditoria ao funcionamento das instituições públicas, com apuramento de ilegalidades e responsabilidades criminais e que conduzirão à suspensão do pagamento de dívida nos casos pertinentes, nomeadamente no caso das parcerias público-privadas e aquisições fraudulentas.

Responsabilizar os verdadeiros culpados já

A abertura de um processo de auditoria cidadã que eventualmente permitirá que se levem à Justiça as entidades responsáveis pelo acumular da dívida, sejam elas individuais ou colectivas, para que respondam pelas suas acções. O facto de os endividamentos nacionais terem sido inflamados em larga escala pelo resgate à banca é prova de que muitos dos cidadãos não são responsáveis pelo grosso da dívida e de que a acção irresponsável dos bancos privados teve consequências nefastas para os países. Um caso de sucesso como tem sido o da Islândia prova que nenhuma destas exigências é impossível de materializar. As avaliações feitas esta semana à forma como a pequena ilha europeia está a sair da crise sem pôr peso nos ombros da população mostra-o bem: enquanto os demais resgataram os banqueiros e fizeram o povo pagar o preço, a Islândia deixou que os bancos quebrassem e expandiu sua rede de protecção social (Paul Krugman, NYT)

Não estamos sozinhos

De uma forma nunca antes vista, os movimentos sociais e cívicos nascidos desta indignação comum passam fronteiras. As manifestações de 15 de Outubro, que decorreram em simultâneo em 82 países e em mais de 900 cidades do mundo, mostraram que os actuais problemas são comuns a todos os países e a todas as populações e o protesto internacional já marcado para 11 de Novembro será apenas mais um passo em conjunto.»"



Hora
Sexta-feira, 11 de Novembro · 0:00 - 23:30

Local
NET

    Criado por

20111109

Meios termos para quê?

Universidade de Coimbra pode fechar em 2013

O Reitor da Universidade de Coimbra afirmou hoje que a instituição encerrará em 2013 se o Governo continuar os cortes orçamentais.

Humor : )

'O que um gajo não faz para comer uma coisinha diferente !!!!!! '

"A Pérola De Hoje"

Nem sei o que dizer ...

Sindicalista vira Secretário Regional da Educação e Recursos Humanos na Madeira de Alberto João

"(...) Sobre os Recursos Humanos não quis fazer grandes comentários frisando apenas que trabalhará também para a manutenção e estabilidade desta secretaria utilizando os recursos disponiveis.

Jaime Freitas saí do SDPM sem substituto

Questionado sobre o facto de já ter pensado em alguém para o substituir na presidência do Sindicato Democrático de Professores da Madeira (SDPM) Jaime Freitas foi parco nas palavras dizendo apenas que a partir de segunda-feira deixa de ser o presidente do SDPM. “Vou apresentar a minha demissão e a partir de segunda deixarei de ser o presidente do sindicato. Depois caberá ao sindicato e aos seus órgãos definir a sua orientação futura”, declarou."

Fonte: http://www.diariocidade.pt/?p=2396

20111108

Olha Outro Com Tiques De Ditador ...

O exmo. sr. ministro da Educação em Portugal, não tolera a indisciplina. E então, ela vai deixar de existir.

tiro num porta-aviões... ao fundo...!



Ainda dizem que os pais não se interessam 'muito' ...

"Aluno copiou em teste com ajuda da mãe através de SMS


"Um aluno do 5.º ano do Agrupamento Vertical Dr. Francisco Gonçalves Carneiro, em Chaves, foi surpreendido pela professora a copiar num teste, com a ajuda da mãe, que lhe enviava mensagens escritas de telemóvel com as respostas das perguntas.""

Até aprecio algum tipo de humor mais corrosivo mas ...

Onde se pretende chegar com frases destas?

"A Pérola De Hoje"


Via Gustaaf Robert van Manen

mediatizando... as falácias da add e das quotas...!

a educação vende, como afirma o paulo guinote... e bem, pelos vistos...!
desde um título execrável até à despudorada especulação jornalística tudo vale... para 'apaziguar'[?] a classe docente face à iníqua add... melhor dizendo, talvez obliterar de vez...!
afinal para que servem as quotas...?

como já afirmei aqui, não sou auto-proposto [nem nunca serei com este(s) modelo(s) atípicos] a qualquer menção 'superior' de avaliação por questões de convicção...

talvez valha a pena dar uma vista de olhos pelo que aqui se deixa...



i7nov2011professores

Se concordar, 'junte-se' e/ou divulgue: REVOGAÇÃO IMEDIATA DO ACORDO ORTOGRÁFICO

Print screen do site


"O Acordo Ortográfico é uma aberração em termos linguísticos. Há muito que o Português de Portugal (ou Europeu) e o do Brasil seguiram caminhos diferentes, que já não podem ser unidos por qualquer AO."

actualidades... revisitando thomas jefferson, sobre os bancos...!

questões de acutilância contemporânea....

 

riqueza, pirâmides e estatísticas... indecências sem palavras...!



20111107

Ao Mais Alto Nível

"(...)
Os próximos tempos podem ser insuportáveis para alguns dos nossos concidadãos, em especial os reformados e os desempregados”, destacou o Presidente, acrescentando que se encontra bastante preocupado com os “filhos de casais desempregados”.
Temos de dar mais valor ao que nos une
No final do seu discurso, Cavaco Silva deixou ainda uma mensagem a pedir aos portugueses para que sejam solidários, pois “apenas esse sentimento solidário permitirá mostrar às instituições internacionais que merecemos um futuro melhor”." (Cavaco Silva)

Um aparte ... Ainda sobre a PT : )

Descobri estes dados no Ironia D'Estado (Quem é que podemos encontrar nos Quadros da PT?!) :
"Fazem parte dos QUADROS da PT os filhos/as de:

Teixeira dos Santos.

António Guterres.

Jorge Sampaio.

Marcelo Rebelo de Sousa.

Edite Estrela.

Jorge Jardim Gonçalves.

Otelo Saraiva de Carvalho.

Irmão de Pedro Santana Lopes."

Cá para mim, não faltam apenas 'Animadores Sociais' e Psicólogos

Solidariedade para com a colega que com mais de 30 anos de carreira já deveria estar a descansar. Sim, acho que um professor não deve trabalhar tantas dezenas de anos. E na actualidade, um ano em exercício deve equivaler a 4 anos ... por exemplo, se comparado a quando comecei a trabalhar. E não foi há 30 e tal anos.



Nota: é claro que por esta hora, os vídeos originais já foram removidos do youtube.

O que é a mobilidade especial e quais os seus efeitos práticos

"Diversos professores têm perguntado como se aplicam as regras da mobilidade especial para melhor compreenderem o que poderá estar em preparação para os que, sendo dos quadros, no próximo ano venham a ficar em “horário-zero”. Quanto aos contratados, percebe-se pelo que já sucedeu a 12 500, este ano, que o Governo se encaminha para a expulsão de todos eles da profissão, forçando medidas que dão a ideia de que eles não são precisos. O fim ou quase da contratação sucederá já para o ano, se com a luta o não evitarmos (nós, os dos quadros, os contratados e os que o MEC já empurrou este ano para fora das escolas).


Se aos professores dos quadros lhes acontecer “horários-zero” [acontecerá seguramente a mais uns milhares do que este ano], provavelmente em vez de se candidatarem a DACL, os professores serão remetidos para a situação de “mobilidade especial” que, atualmente, está assim regulamentada:
Cartoon @ Anterozoide
- 1.ª Fase: Primeiros 2 meses, seguidos ou interpolados, em situação de Mobilidade Especial (ME), o funcionário mantém o salário integral;

- 2.ª Fase: 10 meses seguintes, seguidos ou interpolados, em situação de mobilidade especial, o salário do funcionário corresponderá a 66,7% do total (ou seja, perde já 1/3);
 

- 3.ª Fase: Após 12 meses, seguidos ou interpolados, em situação de mobilidade especial, o salário do funcionário corresponderá a 50% do total (ou seja, já está reduzido a metade do seu vencimento);
  

- Em qualquer das fases, o funcionário está sujeito a deveres, designadamente o de ser opositor a qualquer lugar posto a concurso e que esteja de acordo com as suas habilitações e categoria de carreira. A partir da segunda fase fica ainda obrigado a ter de frequentar, também a título obrigatório, ações de formação.
 


Cartoon @ Bico Calado
- O funcionário não poderá ser deslocado para local que obrigue a despesas de deslocação que ultrapassem os 8% do seu vencimento ilíquido (… dá para muitos quilómetros de deslocação; quanto maior o vencimento, maior o raio de deslocação), exceto nos casos em que a sua colocação anterior, enquanto funcionário em atividade “normal” já ultrapassasse esse valor. Nesse caso, poderá ser sujeito a igual despesa, o que leva a concluir que o local de referência para este cálculo é o da residência do funcionário e não o seu local de trabalho;



- Caso o funcionário não cumpra com os seus deveres (pode ser a não realização da formação prevista ou a não aceitação de uma colocação), então é remetido para uma situação de licença sem vencimento;
 
- Aparentemente, não há um limite temporal para que o funcionário fique reduzido a metade do seu salário (mas não é de crer que a intenção seja manter milhares de funcionários nestas condições, por muito tempo);

- Durante este tempo, o funcionário está impedido de exercer qualquer atividade remunerada, ainda que o valor da remuneração que recebe seja insuficiente para a sua sobrevivência. Porém, pode, se pretender, solicitar uma autorização extraordinária para exercer uma atividade remunerada. Se for autorizado, poderá exercer, mas a sua remuneração em mobilidade especial é reduzida em mais 50%. Ou seja, se estiver na 2.ª fase passa a receber apenas 1/3 do salário, se estiver na 3.ª fase passa a receber apenas 1/4."

Info: SPRC

Humor?



O “sugadouro” RTP y sus chicos de oro

Vamos então apreciar quanto é que estes trabalhadores auferem mensalmente:

Catarina Furtado = 30 mil euros
José Carlos Malato = 20 mil euros
Fernando Mendes = 20 mil euros
Jorge Gabriel = 18 mil euros
Sílvia Alberto = 18 mil euros
João Baião = 18 mil euros
Sónia Araújo = 14 mil euros
Nuno Santos = 14 mil euros
José Rodrigues dos Santos = 13 mil euros
Tânia Ribas de Oliveira = 10 mil euros
Fátima Campos Ferreira = 10 mil euros
Maria Elisa = 7 mil euros

Fonte: Ironia D'Estado

Cá para mim, esta sra. está enganada!

Passo a citar Isabel Stilwell:
"(...) A falta de educação na Casa dos Segredos é gritante, no sentido lato da palavra, mas no estrito também. Afinal, como é que os analistas hão-de acreditar que vamos sair da crise, se uma concorrente diz que África é na América Latina, e procura o Alpendre no globo, o rapazinho sofre de “apneira” do sono, e todos proclamam ter o 12º ano? Quem fica posto em causa, claro está, não é a Cátia, a Fanny (que ao que parece disse que um conjunto de peixes se chamava escamas), a Susana ou outro, mas os professores que os ensinaram (ou que pelo menos tentaram), e sobretudo um sistema que lhes deu o diploma. Venha Nuno Crato, com a sua política de mais exigência, que é bem-vindo, porque sem instrução de qualidade não vamos a lado nenhum.(...)"

20111106

O MINISTRO DAS FINANÇAS ENGANA OS PORTUGUESES

"O MINISTRO DAS FINANÇAS ENGANA OS PORTUGUESES E RELATÓRIO DO OE-2012 CONFIRMA CRESCIMENTO ANÉMICO DE PORTUGAL ATÉ 2050"

por Eugénio Rosa 


sobre a malfadada add socratina e decorrências atrofiantes do processo...!


depois de uma conversa informal com a relatora fui confrontado com o facto de, após ter sido 'obrigado' a entregar em suporte papel a 8 de setembro p.p. [não entreguei um único anexo...], a mesma ter 'sido orientada' para não conferir qualquer ligação que, por norma, é frequente em qualquer um dos meus relatórios...

isto já de si é grave e denota orientações que propiciam o show-off inusitado nestas situações, com gastos injustificados de papel e arquivadores... numa altura de crise e contenção...!

a entrega em devido tempo do presente relatório de auto-avaliação, em julho p.p., enviado em formato electrónico para os serviços administrativos não foi notificada, nem sequer fui avisado, se não informalmente à porta da escola, de que ele não tinha sido 'recepcionado'... pasme-se...!

outra questão que se colocou na dita conversa foi a de que para a parte que avalia a interacção com a comunidade e projectos desenvolvidos a nota 'normal' seria de 3,0 para o universo da escola, salvo excepções que adivinho quais sejam...
 
eu apresentei dois projectos na área das tic e comunicação , que foram sumariamente 'chumbados', aliás como começa a ser frequente e sem qualquer justificativa... logo ali fui coarctado na minha acção e na eventual dita interacção 'comunitária'....

é bom de ver que nunca me candidatei [nem candaditarei...] a qualquer menção superior de avaliação enquanto esta 'farsa' continuar...


deixo aqui o meu relatório para se perceber a minha solene irritação...



2009 - 2011_relatório de auto-avaliação do desempenho docente



ps.
como é meu hábito, que não é só de agora, os meus documentos 'públicos' podem ser consultados online, por exemplo aqui.

Wonderland!!!