Parte de intervenção efectuada em Lisboa quando da presença de Yorgos Mitralias em Portugal
http://www.youtube.com/watch?v=CCR7InHL078 |
http://www.youtube.com/watch?v=CCR7InHL078 |
"Para o psiquiatra [Daniel Sampaio], aumentar o tempo de aulas vai criar sentimentos de injustiça nos alunos. (...)
Olhando ao que têm sido as medidas mais recentes, de aumento do número de exames e de tempos de aulas, não me parece que esta seja uma boa linha para a resolução dos problemas. Mas, também, as medidas ainda são muito recentes. Vamos esperar para ver como funcionam."
"(...) “pode ajudar a recuperar competências educativas”. E facilitar a vida aos pais no complicado período das férias. “É uma medida que pode ajudar os pais a poupar algum dinheiro, já que muitos não têm onde deixar os filhos durante as férias e, ao menos, ali estão na escola”, sustenta Maria José Viseu. (...)"
"(...) As conclusões que podemos chegar são que os professores contratados asseguram necessidades permanentes do sistema educativo, e pelos vistos há já alguns anos seguidos. (...)
Se atendemos aos dados retirados do site pordata conseguimos descortinar que houve um aumento do número de alunos matriculados no sistema público de educação mas que este não foi acompanhado pelo devido aumento de número de professores. (...)" (Álvaro Vasconcelos@Professores Lusos)
Mais um Porquinho para o matadouro |
"Depois da Irlanda, Grécia, Portugal, Chipre e Espanha a Eslovénia poderá ser obrigada a pedir ajuda internacional.
A história repete-se e parece não ter fim. Também a Itália está na mira dos mercados e já se fala de problemas graves na Bélgica, França e até na Holanda.
Será que andaram todos a gastar acima das suas possibilidades? Será que não há aqui algo que escapa à responsabilidade dos povos desses países e tem mais de sistémico? Será que tudo isto não é uma forma de especuladores poderem ganhar dinheiro fácil e adquirir a preço de saldos as boas empresas desses países enquanto transformam soberanias em meros executores das politicas neo-liberais e os seus trabalhadores em mão de obra barata e sem direitos? Não há responsáveis com nome e cara?" (Kaos)
"(...)No entanto, Miguel Relvas não diz ser licenciado no Portal do Governo mas já diz ser licenciado no Site do Parlamento, e a Wikipediaque diz que ele frequentou a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, algo que o Jornal O Crime já verificou ser falso nesta edição. Citamos: “Vimos a informar que não se encontra, nos arquivos académicos da Reitoria e da Faculdade de Direito, qualquer processo académico em nome de Miguel Fernando Cassola de Miranda Relvas”.
Assim qualquer pessoa fica confusa. Mas não se deixem intimidar, na Wikipedia nem tudo é mentira. Por exemplo o facto de Miguel Relvas pertencer à Maçonaria é verdadeiro. (...)"
@A Bola |
"(...) O secretário de Estado da Administração Pública garantiu ontem que “neste momento” não estão em cima da mesa novas medidas de austeridade (...)" (Público | Assinantes)
@ Cybelle IRRITANDO |
"(...)Uma das metas do novo PNE para a próxima década é erradicar o analfabetismo no país, mas o governo propõe apenas 8% do PIB para o ensino no Brasil. Como seria possível aumentar a qualidade da educação e acabar com o analfabetismo sem investimento suficiente para isso?(...)
Pode ler mais em: PNE não propõe financiamento necessário para a educaçãoAtualmente, apenas 5,1% do PIB são investidos em educação no Brasil. Apesar de ser classificado como a 7ª potência econômica do mundo, o país ocupa o 84º lugar no índice de atendimento aos Direitos Humanos (IDH/PNUD/ONU, 2011). (...)"
"A receita das instâncias europeias para baixar a despesa da educação passa por "reduzir os gastos com recursos humanos", ou seja professores e funcionários.
Mas as imposições da troika vão mais longe. O próximo governo vai ter de "racionalizar" a rede escolar, criar mega agrupamentos de escolas e o financiamento será feito com base na evolução do desempenho e contas.
Portanto, querer diz que não quer mas ...No total, a troika exige uma redução de 195 milhões de euros em 2012 e de mais 175 milhões em 2013. Para este ano não estão previstas medidas. (...)" (Ionline)
Estamos hoje bem mais próximo de ultrapassar esta crise e bem mais próximo de ter um País com oportunidades para todos, e por isso queria expressar-vos, de maneira clara e inequívoca, o orgulho imenso que tenho pela coragem e determinação dos Portugueses na procura destes resultados, conseguidos a imenso custo pessoal por todos.
No entanto, tive também oportunidade de sublinhar os resultados menos bons, em particular o aumento do desemprego, que sei que afecta muitos dos que estão a ler este post. Apesar de ser uma consequência esperada da crise económica, o desemprego não deixa de ser uma chaga social que exige resposta imediata ¿ quer no apoio aos que hoje se encontram nesta difícil situação, quer na procura de soluções para que todos possam rapidamente encontrar a sua realização profissional.
A todos os que estão hoje desempregados quero deixar uma palavra de encorajamento e a minha garantia pessoal que tudo continuaremos a fazer para que estes momentos difíceis sejam ultrapassados tão rapidamente quanto possível.
@JN |
O ministro de Estado e das Finanças acusou esta segunda-feira o PCP de optar "pela irresponsabilidade e pela bancarrota" ao apresentar uma moção de censura ao Governo e insistir na reestruturação da dívida pública rejeitada em eleições.
"As críticas à reforma curricular que na notícia ontem publicada na págima 17 eram atribuídas a David Justino, não foram, afinal, proferidas pelo antigo ministro da Educação do PSD.(...)
Onde se lê David Justino deve ler-se David Rodrigues, presidente da Associação Nacional dos Docentes de Educação Especial”. " (Público | Assinantes)
Print screen@Apevt - Associação Nacional de Professores de EVT |
Print screen | Público (Porto) |
"Dia 24 de junho – a partir das 12h00
Será implementado um perímetro de segurança, com condicionamento de circulação do trânsito, exceptuando apenas as viaturas de emergência, moradores e transportes públicos (SMTUC e Táxis). Este condicionamento à circulação estará em vigor a partir das 12h00 do dia 24 de junho até às 3h00 do dia 25 de junho.
O perímetro é definido pelas seguintes ruas: Rua do Brasil, Ladeira do Seminário, Rua Combatentes da Grande Guerra, Rua General Humberto Delgado, Rua D. Manuel I, Rua Infanta D. Maria.
No perímetro estão incluídas as seguintes ruas internas ao perímetro: Rua Júlio Dinis, Rua do Estádio, Azinhaga dos Alpões, Rua Brotero, R. D. João III, Rua D. João Ramos, Rua Feliciano Castilho, Rua Afonso Duarte, Rua General Martins de Carvalho, Rua Tomé Rodrigues Sobral, Rua Monsenhor Nunes Pereira, Travessa da Fonte, Rua da Fonte da Cheira, Rua Jorge Anjinho, Rua do Teodoro, Viaduto do Calhabé, Travessa dos Combatentes, Ladeira das Alpenduradas.
Os moradores poderão fazer prova de morada através de uma fatura, por exemplo.
Saiba como utilizar os circuitos especiais para ir ao concerto da Madonna em Coimbra.
Descarregue aqui o flyer"
O governador do Banco Central Austríaco (OeNB), Ewald Nowotny, alertou contra as políticas de austeridade demasiado drásticas, estabelecendo um paralelismo com a Alemanha dos anos 1930 e o advento do nazismo.
"A concentração exclusiva na austeridade (nos anos 1920 e 1930) conduziu a um desemprego em massa, a um colapso dos sistemas democráticos e, no final, à catástrofe do nazismo", declarou na segunda-feira Ewald Nowotny, também membro do conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE), segundo declarações citadas na terça-feira pela agência Dow Jones e confirmadas esta quarta-feira por um porta-voz do OeNB.
(...)
"Consideramos extraordinário que seja a Alemanha, entre todos os países, que não tenha aprendido com a História", referiram.
“Está a diminuir se a componente prática e empírica dos alunos que deve continuar a ser assegurada e temos também de pensar que não é só o Português e a Matemática que são áreas estruturantes – qualquer área curricular pode ser estruturante”, disse.
"As críticas à reforma curricular que na notícia ontem publicada na págima 17 eram atribuídas a David Justino, não foram, afinal, proferidas pelo antigo ministro da Educação do PSD.(...)Onde se lê David Justino deve ler-se David Rodrigues, presidente da Associação Nacional dos Docentes de Educação Especial”. " (Público | Assinantes)