20120609

É no gozo mas também não tanto:

(Imagem recebida por e-mail, sem qualquer contexto)

Esmifrar é a palavra adequada e ser esmifrado, a realidade.

esmifrar | verbo transitivo
1. pagar de má vontade

2. explorar (o dinheiro de outrem), abusivamente; sugar (dinheiro) habilidosamente a

3. regionalismo desfazer em bocadinhos; esforricar

(Do latim gemmiferāre, «apanhar dinheiro», de gemma-, «pedra preciosa»)

A circular pelo Facebook e sem hipocrisias, prefiro que grites pelo golo de Portugal

No Facebook @ Teatro Plástico

Mais números do desemprego

"Desemprego de diplomados na área da Educação duplicou em seis meses

Por Andrea Cunha Freitas
Relatório do Ministério da Educação e Ciência mostra que em Dezembro de 2011 existiam mais de 63 mil diplomados desempregados. Os cursos na área de Ciências Empresariais são os que têm menos saída

(...) Em Dezembro de 2011 existiam 7892 diplomados desempregados na área de Formação de Professores/Formadores e Ciências de Educação, mais do dobro do número registado em Junho do mesmo ano (3874). Os dados agora revelados pelo GPEARI (Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais) do Ministério da Educação e Ciência (MEC) mostram um aumento do desemprego entre diplomados em todas as áreas de estudo, com uma única excepção: a área de Agricultura, Silvicultura e Pescas, onde se notou um decréscimo muito subtil (de 930 para 914).(...)" (Público | Assinantes)

20120608

Para bom entendedor

General Almirante Piegas e suas motoristas por Anonymous PORTUGAL

Mas, diga lá, quer ir para os HUC ou para o UHC?

E na diferença ...
"(...) Não é estranho que o Ministério da Saúde encerre um serviço público numa semana e na outra se inaugure um hospital privado?

É nesta conjuntura de cortes no público que nasce a marca UHC – Unidade Hospitalar de Coimbra (a Ideal Med) – repare-se que a escolha da sigla é bastante curiosa pois foneticamente tem analogia clara a uma “marca” registada do SNS, os HUC – Hospitais da Universidade de Coimbra. Nada é escolhida ao acaso. (...)"(Entre o Nada e o Infinito @ A morte lenta do Serviço Nacional de Saúde – O caso ideal med )
Ou seja, é fácil perceber porque é que foi fechado o serviço de urgências nocturno do Hospital dos Covões.

A sério? : /

São quatro os países europeus que mereceram destaque negativo num relatório da organização Transparência Internacional apresentado ontem em Bruxelas: Portugal, Grécia, Itália e Espanha.

Para travar as mortes de inocentes na Síria

"Mais 27 corpos de crianças foram encontrados em um massacre na Síria. Para acabar com esse horror, precisamos interromper o fluxo de armamentos enviados para aquela ditadura. Há uma maneira de fazer isso se tornar realidade, mas precisamos trabalhar juntos (...)". (Avaaz | Índia e EUA -- Fim da linha para o mercador da morte na Síria)

Um jornalista-cidadão capturou uma imagem do ataque dos tanques sírios em Homs

Petição:

Ao Primeiro-ministro Manmohan Singh e ao Presidente dos EUA Barack Obama:

Pedimos que cancelem os atuais e os futuros contratos com a Rosoboronexport até que a empresa interrompa todas as vendas de armamentos para a Síria. A empresa russa Rosoboronexport é o principal fornecedor de armas ao regime ditatorial sírio -- armas usadas para massacrar milhares de pessoas. A Índia e os EUA juntos são responsáveis por mais de 50% do consumo de armas oriundos da Rússia. Uma posição que ameace a interrupção dessa fonte lucrativa de renda vinda da parte dos senhores pode salvar as vidas dos sírios e acabar com a violência descontrolada.

Ler tudo aqui: http://www.avaaz.org/po/us_and_india_stop_syrias_merchants_of_death/

Eu vou participar!

Manifestação pelo Direito ao Trabalho

Boas novas (nada a ver com o Euro)

Actual legislação viola directiva europeia que visa evitar a utilização abusiva dos contratos a termo, escreve o provedor de Justiça num ofício ao ministro da Educação. Há milhares de professores nesta situação.

Enquanto o Euro começa ...

Podem ler-se notícias destas:
"(...) O cancro é a segunda causa de morte em Portugal e a primeira no grupo etário entre os 35 e os 64 anos, pelo que esta realidade justifica e requer uma política de saúde que não comprometa o tratamento ou qualquer hipótese de sobrevida dos doentes com cancro. (...)" (Portal de Oncologia Português)

20120607

Apenas um apontamento

Adolescentes portugueses entre os que mais sofrem de excesso de peso mas ... Ministério impõe redução da carga horária para a Educação Física

Ainda é cedo mas desde já, votos de uma boa noite : )

@ Facebook | Procure 1 Amigo

Meninos daquela direita como a do outro que matou 70 e tal pessoas?

Divulgação | GRUPO de SINDICALISTAS INDEPENDENTES/ AUTONOMIA SINDICAL

Posição do GRUPO de SINDICALISTAS INDEPENDENTES/ AUTONOMIA SINDICAL sobre as novas medidas de liquidação da Escola Pública anunciadas pelo MEC
1) O Despacho dito de “Organização do Próximo ano lectivo” vem, como habitualmente sucede com as medidas provenientes do Ministério do Sr. Crato, desorganizar o trabalho desenvolvido pelas Escolas, contribuindo para a degradação da Escola Pública.
2) No que aos horários dos professores concerne, torna-se óbvio que o objectivo do dito Despacho é lançar no desemprego mais uns milhares de professores.
3) Perante isto, e até ao momento, o Secretariado Nacional da Fenprof mantém a posição habitual: protesta e “pondera” recorrer aos Tribunais.
4) É, todavia, óbvio que não será com “protestos” e recursos jurídicos que se evitará a destruição da Escola Pública. Muito menos o despedimento eminente de mais de 20.000 professores.
5) Face a esta situação, é indispensável a adopção imediata de formas de luta duras e eficazes – a Fenprof tem o dever de decretar imediatamente greve às avaliações, e de convocar plenários de professores, em todo o País, para ratificação democrática da decisão tomada.

A hora é de acção, não de discursos – em frente com a greve às avaliações – JÁ!

Pelo Grupo de Sindicalistas Independentes/ “Autonomia Sindical”
Carlos Vasconcellos

A grande erva daninha

Deportem-no! Mas que lata!

A palavra a ...

Estranhas formas do Estado de Direito...
por João Falcão-Machado
Com o Estado nas mãos da Direita, existe uma clara estratégia de intimidação aos activistas, para que desistam de vir para as ruas. Intimidação da violência física, como assistimos em algumas manifestações recentes, mas também a subtil violência judicial, mais mental que física, mas com iguais resultados devastadores.
Nos últimos meses assistimos neste país a várias "curiosidades":

Um qualquer processo judicial a favor dos cidadãos, leva em média dois anos a ser processado. Um qualquer processo a partir de uma denúncia policial sobre os activistas (ah sim, para quem não tenha reparado, é a polícia a denunciar junto do Ministério Público os que saem à rua em protesto) leva em média dois meses a ser processado. Uma velocidade de lebre destes comparada com a velocidade de tartaruga daqueles….

Interessante também que a denúncia policial é contra cidadãos e não contra organizações. No caso de manifestações promovidas pelos cidadãos ( em que pelo DL 406/74 de 29 de Agosto, na informação às autoridades são necessários três cidadãos, o que pressupões em solidário) apenas é denunciado o primeiro e nunca os três em colectivo. Há, pois uma clara intenção em dividir, em atacar individualmente, na tentativa de quebrar os laços de solidariedade que possam haver sendo uma denúncia colectiva.

O Artigo 45º da Constituição da República Portuguesa, no seu número 1, garante a liberdade de reunião e manifestação em lugares públicos, sem necessidade de autorização. Já o Decreto-Lei 406/74, de 29 de Agosto, que regula a ocorrência das manifestações e concentrações (donde implica uma autorização), afirma que aos dias de semana, as manifestações só podem ocorrer depois das 19h30. Curiosamente, apesar do DL ser anterior à CRP e entrar em contradição com o espírito desta, nunca foi revogado ou, pelo menos, enquadrado nele. E os deputados (com algumas honrosas excepções) que nunca quiseram saber disso….

Actualmente o Ministério Público propõe aos activistas denunciados pela PSP o pagamento de uma quantia às instituições de solidariedade social (escolhidas por ele, MP) e o arquivamento do processo, sem ir a julgamento. Com a particularidade de exigir que o visado se abstenha da prática de "ilícitos dolosos"durante o prazo que lhe é dado para pagar tal dinheiro. Em termos práticos, tudo isto é uma condenação ao pagamento de uma multa e a uma pensa suspensa sem julgamento. E à substituição do Estado pelos cidadãos nos financiamentos às instituições que ao Estado corresponde e para os quais já pagamos impostos e taxas q.b.

20120606

Noite serena com ...


Esta tem piada! : )))

"Em nome da selecção entrego-lhe esta camisola e convidamos você para ir assistir a um jogo, tá?"
Diz-se:

Disse o João e muito bem!

Ter que pagar para provar que não se tem dinheiro é uma ideia fabulosa.

Solidariedade para com os Enfermeiros! (Actualizada)

Bom ... sabemos que há professores muito mal pagos. Não somos, obviamente, os únicos. Um enfermeiro, por exemplo, pode ganhar 3,5 € à hora:

@

"Typo"?

 Para ler no blogue Doutor Enfermeiro. E já agora, relembrando o post aqui da casa: 5661 eurecos? Pois ... coitaditos, tanto amor à camisola!


ADENDA (19:35):

Nem me tinha apercebido que isto era em Coimbra (Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro-Rovisco Pais ) ... e no site da 'empresa' pode ler-se:
"O Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro-Rovisco Pais, foi criado pelo Decreto-Lei nº. 203/96 de 23 de Outubro. A localização geográfica e os recursos naturais e logisticas foram aspectos fundamentais para a criação deste Centro, vocacionado para a prestação de cuidados diferenciados de reabilitação, readaptação e reintegração sócio-profissional dos deficientes e para o desenvolvimento de actividades de ensino e investigação."
Repugnante!

Ler mais em:

Muito baixo, mesmo ... Miseráveis!

Enquanto andam assim:

A circular no Facebook

Vão fazendo destas:


VÍDEO (imagens fortes para os mais sensíveis):

A PSP está de mãos a abanar?

 Será por isto que o Comandante da PSP exige multas e presos?

Facebook @ Tá um Espetáculo

Mais sobre o estado da coisa

A CONTINUAR A POLITICA DE DESTRUIÇÃO DE EMPREGO PORTUGAL ARRISCA-SE A TER NO FIM DESTE ANO 1.383.000 DESEMPREGADOS (uma taxa de desemprego real de 24,2%) 

por Eugénio Rosa

Queimado já ele está

Como os outros Ciclos... Agora festejar isso é que me deixa algo perplexa ... E já agora saiba-se que há

Álcool de borla na 1.ª noite da Queima do Secundário (JN | Assinantes)

@http://www.queimadosecundario.com/

O estado da coisa

Print screen JN | Assinantes

"(...) Os dados mês a mês revelam que entre janeiro e março deste ano deram entrada no sistema mais 11171 pessoas a pedir este subsídio, ou seja, cerca de 3,4 vezes mais do que os novos 3224 beneficiários que pediram o acesso a este subsídio entre outubro, novembro e dezembro do ano passado.(...)" (JN)

Sugestão de leitura

Print screen (Público)

Insensato, ponto, Crato

por Santana Castilho

Estará a pedi-las?

Print screen do Público | Assinantes

Borbulhas?

Print screen com uns sublinhados (DN | Assinantes)
"(...)Em Coimbra, os professores contestam o processo que leva à constituição de três ‘ mega’ agrupamentos. “Sócrates fez os primeiros 83 mega agrupamentos, o que permitiu suprimir horários de cinco mil professores”, lembrou o secretário geral da Fenprof. “É i nevitável voltar à rua. Milhares de professores, no próximo ano letivo, irão ter horário zero”, alude. A próxima ação está prevista para a cidade do Porto, dia 9, sábado.(...)" (DN | Assinantes)

Clarificação Opaca

No programa da RTP1, dos Prós e contra, nada ficou esclarecido sobre as razões válidas que fundamentassem a necessidade de agregações de escolas.
O dr. secretário de estado repetiu um discurso com as ideias base a todas as dúvidas colocadas.
O debate pareceu-me algo manipulado, muito soft, porque os intervenientes foram escolhidos a dedo, de forma a evitar muita controvérsia.
A diretora do Castêlo da Maia está tramada porque a DREN deve já estar a preparar medidas de retaliação.
O diretor de Albufeira talvez vá ser condecorado no dia 10 de Junho.
Como conclusão: o Governo quer, talvez para mostrar à troika, passar a ideia de que também sabe poupar na educação, na saúde e na segurança social, mesmo que os portugueses arquem com as responsabilidades das aldrabices dos políticos profissionais da área do Governo.

20120605

Boa noite, com um artista extraordinário!

E um querido amigo também : )



Mais um contributo para os horários incompletos

e tudo o que possa advir daí. Um exemplo: professor de Educação Musical, com horário completo na sua disciplina passa a ter 11 turmas. Turmas com 30 alunos, professor com 330 alunos. É bom para as gripes e contágios. E para os testes escritos! E para a falta de qualidade do ensino mas isso já se sabe que é em tudo. Mesmo nas disciplinas com mais horas. Enfim.


E a culpa é do Arlindo que teima em nos manter informados de tudo!

Adenda:

E do Ricardo também:

Adendaa:

... e do Ad Duo!

Seria bom que os sindicatos dos professores se unissem 'sinceramente'


Não passem ao lado deste assunto. Cito excerto:
Pedimos aos responsáveis de todos os sindicatos para ajudarem a construir esta unidade.
Dirigimo-nos a todas as outras forças sociais e políticas – dos deputados, às associações de pais, aos autarcas,…: «Façamos o que estiver ao nosso alcance para impedir a concretização do plano de desmantelamento da Escola Pública. Ajudemos a travar o despedimento de mais 25 mil docentes!»

Para mais info visitem o blogue: http://contra-a-escola.blogspot.pt/

Muito bem! Parabéns, António Garcia Pereira

Comissão Nacional de Eleições considera que RTP, SIC e TVI discriminaram alguns partidos

"CNE deu razão a Garcia Pereira do PCTP-MRPP e vai remeter o caso para o Ministério Público. RTP é particularmente visada (...)
A CNE concluiu “existirem indícios da violação do DL n.º 85-D75, de 26 de Fevereiro” — que regulamenta o tratamento jornalístico que deve ser dado pelas publicações noticiosas diárias, ou não-diárias de periodicidade inferior a 15 dias, às diversas candidaturas à Assembleia da República — por parte dos directores de informação das três estações e das empresas proprietárias da RTP, SIC, TVI, pelo que deliberou “remeter o processo aos serviços do Ministério Público”." (Público | Assinantes)
Sugestão de leitura:

E entretanto

enquanto uns se tratam como se sabe os pedidos de ajuda, à DECO, aumentam 49%:
Print screen (DN)
"Nos primeiros cinco meses deste ano, recorreram ao Gabinete de Apoio ao Sobre- endividados ( GAS) da Deco 13 678 famílias, o que traduz uma subida de 49% face a 2012. Deste total, 3066 chegaram em maio, tendo dado origem à abertura de 473 processos – cerca de 15 por dia e mais 70 do que no mês homólogo. (...)" (DN assinantes)

Se isto não é ridículo ....

Cavaco pede vitória para ter 10 de Junho mais feliz 
"(...) À s14.55, o autocarro maioritariamente cor de laranja, com tons de vermelho, verde e um pouco de branco, com a designação 11 por Todos, Todos por 11, chegava ao Palácio de Belém, residência oficial do Presidente da República, onde se encontravam no exterior, à espera da seleção, sensivelmente 50 pessoas.(...)

Sensibilizado com a presença da seleção em Belém, o Presidente da República elogiou o grupo. “Vocês são ídolos, um exemplo para os nossos jovens e gerações mais novas. Sei que vão honrar o nome de Portugal”, declarou Cavaco Silva, acrescentando que um triunfo frente à Alemanha, no sábado dia 9, na estreia no Europeu, reforçaria no domingo as celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.  (...)"
Fonte: DN (assinantes)

Deixo uma imagem que certamente já conhecem. Tem estado a circular no Facebook. Mostra como se tratam esses tais ídolos:


Toma lá, malandro! [II]

Mais coisas lindas que envolvem a PSP:
No caso de os condutores terem dívidas fiscais podem ver o seu carro apreendido por elementos das Finanças.
A Direcção-Geral de Impostos está a desenvolver uma parceria com a PSP para conseguir, durante estas operações de estrada, identificar os condutores com dívidas ficais e, se for caso disso, proceder à apreensão do veículo na hora, avança hoje o "i".
Fonte: Económico | Finanças cobram dívidas durante operações stop da PSP 

Toma lá, malandro!

Bom, toda a notícia me parece surreal. Cito a melhor parte, quanto a mim. E não digo em que tipo de escala ...
"Para já, não vou colocar o oficial de serviço, o supervisor ou um graduado a controlar-vos nas minhas ausências"
Fonte: Correio da Manhã | Comandante da PSP exige multas e presos 

P.S. Já agora, outra citação (muito desgastada e baseada em algo totalmente falacioso): Quem nos protege dos nossos protectores?"

Noites mais largas, ou mais intensas.


Relembrando: "forte censura social”

O plano individual de recuperação para estudantes...vai trabalhar


Para enamorados ; )



I won't say I love you, babe
I won't say I need you, babe
But I'm gonna' get you, babe
(...)

20120604

Passar a palavra!

Recebi por e-mail e transcrevo:
"...Eu*............. como professor que o vosso sindicato diz representar exijo que de uma vez por todas defendam os meus direitos como profissional, defendam os meus interesses e os interesses da classe, nos ouçam, nos respeitem e acedam às nossas pretensões de convocar uma greve administrativa por tempo indefinido a partir de 15 de junho de 2012..."

*Isto aplica-se a sindicalizados e não sindicalizados.