20130629

Malta!

A contestação e as greves podem compensar (Troika via Sic Notícias)

20130628

Sobre @masculinidade de Crato

A ler tudo mas deixo o mais ligado ao contexto do Demo:
"(...) Nesta semana, Nuno Crato mais uma vez foi ao encontro daquilo que o poder tem de pior – as pessoas transformam-se noutras pessoas, passam a ser iguais aos personagens que criticavam antes de assumirem cargos, não dão conta de que o seu autismo e extrema violência não são mais do que uma fragilidade que, mais tarde ou mais cedo, chegará com estrondo.
Desse ponto de vista não há como os intelectuais. É um erro chamá-los para os governos pois, ao primeiro pretexto, incendiarão Roma para provar a sua liderante masculinidade. Há boas excepções, de Guilherme Oliveira a Marçal Grilo, de Laborinho Lúcio a Teresa Patrício Gouveia, mas quando se oferece o poder a um intelectual regra geral transforma-o num projecto psicanalítico. Acabamos por pagar um preço pela indecência de, na escola, rapazes com vontade de jogar à bola serem obrigados a ir para a baliza. Sabemos o quanto sofreram por isso, mas não é justo que seja o país a pagar a factura." (Luís Osório | Sol)

© Kaos |

Democracia fascisoide


20130627

O país que temos ... A galope! | Em actualização

Julgamento adiado para dia 12 de Julho.
  • Garcia Pereira: «Querem fazer ficheiros políticos com dados de ativistas»

     O advogado Garcia Pereira afirmou que a detenção de mais de 200 manifestantes na quinta-feira, em Lisboa, na sequência de um desfile pela greve geral, visa a obtenção de ficheiros políticos e policiais de ativistas sociais.

    «O que temos aqui é uma coisa muito grave, que é a realização de ficheiros políticos com dados de ativistas sociais que vão a manifestações. Algo que está proibido desde o 25 de Abril [de 1974]», disse aos jornalistas.


SOLIDARIEDADE COM OS MANIFESTANTES DETIDOS NA GREVE GERAL

NOTA: De entre os 225 que estão no tribunal a prestar declarações já se fizeram ouvir várias vozes de pessoas que não se revêm no comunicado que a seguir transcrevo: 
COMUNICADO DE IMPRENSA DOS MANIFESTANTES DETIDOS NO BAIRRO DA BELA FLOR

Nós, os manifestantes detidos hoje, 27 de Junho de 2013, no bairro da Bela Flor, saímos em manifestação espontânea a partir de S. Bento, com a polícia constantemente a acompanhar-nos sem nos dar qualquer tipo de indicações. Durante todo o percurso, os manifestantes foram pacíficos e não causaram qualquer tipo de danos. Após a passagem pelo Centro Comercial das Amoreiras, quando nos aproximámos do acesso para a Ponte 25 de Abril, pela primeira vez, as autoridades comunicaram connosco para nos indicar que enveredássemos para o acesso à Ponte 25 de Abril. Fomos encorralados por dezenas de membros e carrinhas do corpo de intervenção que esperavam fora de vista, e então dirigidos para o bairro da Bela Flor, sempre rodeados pelo corpo de intervenção. Ficámos detidos na rua desde as 19 horas (passa já das 23 horas e só agora estamos aos poucos a ser libertados), sem acesso a água ou sanitários. Após identificação e revista um a um dos cerca de 200 manifestantes, foram-nos apresentados, documentos para assinar ao mesmo tempo que se dificultava o acesso a advogados. Acabámos por saber que teremos que comparecer todos amanhã, 28 de Junho, às 10 da manha no Campus da Justiça do Parque das Nações. Pedimos a presença e solidariedade de todos para os procedimentos.
Já na anterior Greve Geral aconteceram inúmeras irregularidades nas detenções que foram efectuadas e, mais uma vez, o governo procura formar um escândalo para tentar abafar o impacto da Greve Geral.
Aqui não há criminosos mas há arguidos; no governo não há arguídos, há criminosos.

Os Manifestantes Detidos no Bairro da Bela Flor
Bairro da Bela Flor, 27 de Junho de 2013

manifestantes.da.bela.flor@gmail.com
...

...

São mais de 70 pessoas que ainda lá estão, a esta hora, 23:16.

...

E acabei de falar com um dos 'encarcerados' que me disse que tiveram de assinar 3 papeis. Um deles, termo de identidade e residência, outro para serem arguidos e outro para estarem amanhã, pelas 10h, no tribunal. O que teve piada foi ouvir a animação deles ... cada vez que uma pessoa é chamada ao secretariado, o que significa que vai sair, a malta dá uma salva de palmas e grita o nome da pessoa em tom festivo! Enfim ... De resto, já têm água e a polícia está a tratá-los bem.


No bairro da bela flor, a policia acabou de montar um secretariado... (Transições Urbanas no Facebook)


Mas diz o  Ricardo Morte [cerca das 22:40 ]:
Afinal há humanidade por parte das forcas da ordem: estão a autorizar os manifestantes a irem à moita fazer as necessidades fisiológicas...
Na moita, repito.
Atenção que dezenas de nós continuamos detidos, apesar de já estarmos identificados. Parece que já configura uma situação de detenção ilegal!
...


E diz Tiago Peixoto [cerca das 22:40 ]:
250 pessoas detidas e intimadas a aparecer amanhã às 10 no campus de Justiça? 
Não olhem agora, mas acho que a polícia acabou de convocar uma manifestação.

Evento criado:

 ...

E já agora, vale a pena ler o que diz o João Tilly em Bastam 200 para lançar o pânico sobre Lisboa

... 
"Os manifestantes que cortaram a A5 foram notificados para comparecer amanhã às 10h da manhã no tribunal de pequena instância criminal no campus da justiça. #grevegeral27j"(Precários Inflexíveis)
...
[São 22:15]

...

Na RTP informação ouvi o (des)Arménio Sousa a demarcar-se ... lembra-me tanta coisa ... E mais não digo, por agora. Já percebi que esta é uma luta policentrada. Devagar, devagarinho. [cerca das 22h]

...
© Caramela

"MANIFESTANTES PEDEM ÁGUA , PEDEM AJUDA E ADVOGADOS ||

APELO, PEDE-SE A ADVOGADOS QUE POSSAM DIRIGIR-SE JUNTO DOS MANIFESTANTES , ALGUNS FORAM IDENTIFICADOS ,E A POLICIA QUEREM QUE ASSINEM UM PAPEL, MANIFESTANTES DESCONHECEM O QUE VEM ESCRITO NO PAPEL. || MANIFESTANTES PEDEM AJUDA , PEDEM ÁGUA E ADVOGADOS , QUEM PUDER AJUDAR DIRIJA-SE AO LOCAL #GreveGeral | IMAGEM DOS MANIFESTANTES CERCADOS" (Caramela)

© Caramela

"||QUEREMOS AGRADECER ÁS PESSOAS QUE JÁ ESTÃO A LEVAR ÁGUA AOS MANIFESTANTES , PEDEM ÁGUA AJUDA E ADVOGADOS.
FORAM IDENTIFICADOS , REVISTADOS E RESPECTIVAS MOCHILAS REVISTADAS , NÃO DEIXAM A IMPRENSA CHEGAR AOS MANIFESTANTES OU FOTÓGRAFOS.
TIVERAM QUE ASSINAR UM PAPEL E AMANHA TEM QUE ESTAR EM TRIBUNAL ÁS 10 HORAS#GREVEGERAL
" (Caramela)

20130625

Não querendo ser desmancha prazeres ...

mas soube-me a muito pouco para tanto esforço. Professores em greves sucessivas durante quase 3 semanas e por consequência eles próprios, os alunos e os pais tão afectados por tudo isto e depois, objectivamente, tem-se uma vitória do tipo ganhar algum tempo na lei da mobilidade? Nas notícias, até já ouvi que, lei da mobilidade, só para 2015. E aí, vamos voltar a fazer este tipo de greve? Não sei, não ... Mas pronto, posso estar a falar sem conhecimento de causa e a interpretar o que ouvi (e pouco) na TV. Enfim, o tempo dirá e o post será actualizado. Agora, não apetece. A água fria é boa e faz bem mas ... de preferência canalizada.

Assunto: professores. Agora, na SIC Notícias | Opinião Pública


"No Opinião Pública desta manhã voltamos a falar da greve dos professores.

Está confiante num entendimento entre sindicatos e ministério da educação? Compreende as razões de descontentamento dos docentes? Que consequências têm tido, para os alunos, os protestos dos professores? E o que poderá ficar em causa caso haja um prolongamento da greve às avaliações até 5 de Julho...numa altura em que se aproxima a fase de candidaturas ao ensino superior?

Participe com o seu comentário nesta página. Pode ainda entrar em direto no programa da SIC Notícias, a partir das 11h, através dos habituais números de telefone 214161147 ou 214161148."

Divulgação | PÁRA TUDO - GREVE GERAL - PIQUETE MÓVEL


PÁRA TUDO - GREVE GERAL - PIQUETE MÓVEL
"AGORA não há alternativa e o pessoal «aguenta aguenta». AGORA o défice desce para cima e a economia cresce para baixo e nós continuamos no meio.

AGORA o desemprego é uma oportunidade, a emigração é uma saída e os direitos são privilégios. AGORA a culpa é dos que fazem greve, a culpa é dos que têm um contrato, a culpa é dos que são sindicalizados.

AGORA há crianças que desmaiam com fome e idosos na miséria e pessoas que morrem de doenças com cura. AGORA já não há Constituição nem democracia.

AGORA morre-se a fugir da polícia e morre-se numa esquadra da polícia. AGORA um milhão de pessoas manifesta-se contra o Governo e tudo continua na mesma. AGORA é como dantes e os ricos estão mais ricos e os pobres estão mais pobres. AGORA ainda é demasiado tarde e já é demasiado cedo e por isso está na altura certa.

AGORA a terra treme porque batemos todos o pé ao mesmo tempo. AGORA pára tudo." (
Greve Geral Ocupar Tudo)

20130624

Há greve amanhã, dia 25.

Ao segundo dia da terceira semana a greve mantém-se.
"“O Ministério da Educação reuniu connosco cerca de uma hora mas já se ausentou há três horas e não o vimos mais. O que houve foi troca de entendimento entre as partes e as nossas são conhecidas”, afirmou Mário Nogueira aos jornalistas.

“Como vimos passar há pouco num rodapé de uns canais que havia um princípio de entendimento, viemos dizer que não há princípio de entendimento nem de desentendimento, não há nada. Porque ainda não há documento”, acrescentou o responsável.

“Foi-nos dito que iria ser entregue hoje. O que iremos propor é que se transfira para amanhã a continuação da reunião e o que iremos dizer aos professores é que estão de parabéns hoje porque fizeram uma enorme greve às avaliações e amanhã devem continuar a fazê-lá.”

(Notícia actualizada às 21h35 com declarações de Mário Nogueira)" (Jornal de Negócios)