20111105

questões de números...

li por aí alhures que devíamos passar a falar em 'números compreensíveis' para o cidadão comum...
quando falarmos desta crise instalada [eu diria instilada]... 
é bem verdade e para resolver a questão teríamos, digamos, a 'receber', por família, um crédito equivalente a este: 

e depois cada um resolvia os seus problemas...[é claro que eu não percebo nada de números e muito menos de economia].

mas às vezes é preciso falar em grande e grosso... como se pode ver:


 

sobre a dita... a crise, ela mesmo... e o que nos espera... pouco ou nada, pelos vistos!



recebi por mensagem... especulando...!

Está a acontecer na nossa rua e à nossa volta, e ainda não percebemos que a Revolução, uma nova Era já começou!

As pessoas andam um bocado distraídas! Não deram conta que há cerca de 3 meses começou a Revolução! Não! Não me refiro a nenhuma figura de estilo, nem escrevo em sentido figurado! Falo mesmo da Revolução "a sério" e em curso, que estamos a viver, mas da qual andamos distraídos (desprevenidos) e não demos conta do que vai implicar. Mas falo, seguramente, duma Revolução!

De facto, há cerca de 3 ou 4 meses começaram a dar-se alterações profundas, e de nível global, em 10 dos principais factores que sustentam a sociedade actual. Num processo rápido e radical, que resultará em algo novo, diferente e porventura traumático, com resultados visíveis dentro de 6 a 12 meses... E que irá mudar as nossas sociedades e a nossa forma de vida nos próximos 15 ou 25 anos!

... tal como ocorreu noutros períodos da história recente: no status político-industrial saído da Europa do pós-guerra, nas alterações induzidas pelo Vietname/ Woodstock/ Maio de 68 (além e aquém Atlântico), ou na crise do petróleo de 73.

Estamos a viver uma transformação radical, tanto ou mais profunda do que qualquer uma destas! Está a acontecer na nossa rua e à nossa volta, e ainda não percebemos que a Revolução já começou!

Façamos um rápido balanço da mudança, e do que está a acontecer aos "10 factores":

1º- A Crise Financeira Mundial : desde há 8 meses que o Sistema Financeiro Mundial está à beira do colapso (leia-se "bancarrota") e só se tem aguentado porque os 4 grandes Bancos Centrais mundiais - a FED, o BCE, o Banco do Japão e o Tesouro Britânico - têm injectado (eufemismo que quer dizer: "emprestado virtualmente à taxa zero") montantes astronómicos e inimagináveis no Sistema Bancário Mundial, sem o qual este já teria ruído como um castelo de cartas. Ainda ninguém sabe o que virá, ou como irá acabar esta história !...

2º- A Crise do Petróleo : Desde há 6 meses que o petróleo entrou na espiral de preços. Não há a mínima ideia/teoria de como irá terminar. Duas coisas são porém claras: primeiro, o petróleo jamais voltará aos níveis de 2007 (ou seja, a alta de preço é adquirida e definitiva, devido à visão estratégica da China e da Índia que o compram e amealham!) e começarão rapidamente a fazer sentir-se os efeitos dos custos de energia, de transportes, de serviços. Por exemplo, quem utiliza frequentemente o avião, assistiu há 2 semanas a uma subida no preço dos bilhetes de... 50% (leu bem: cinquenta por cento). É escusado referir as enormes implicações sociais deste factor: basta lembrar que por exemplo toda a indústria de férias e turismo de massas para as classes médias (que, por exemplo, em Portugal ou Espanha representa 15% do PIB) irá virtualmente desaparecer em 12 meses! Acabaram as viagens de avião baratas (...e as férias  massivas!), a inflação controlada, etc...

3º- A Contracção da Mobilidade : fortemente afectados pelos preços do petróleo, os transportes de mercadorias irão sofrer contracção profunda e as trocas físicas comerciais (que sempre implicam transporte) irão sofrer fortíssima retracção, com as óbvias consequências nas indústrias a montante e na interpenetração económica mundial.

4º- A Imigração : a Europa absorveu nos últimos 4 anos cerca de 40 milhões de imigrantes, que buscam melhores condições de vida e formação, num movimento incessante e anacrónico (os imigrantes são precisos para fazer os trabalhos não rentáveis, mas mudam radicalmente a composição social de países-chave como a Alemanha, a Espanha, a Inglaterra ou a Itália). Este movimento irá previsivelmente manter-se nos próximos 5 ou 6 anos! A Europa terá em breve mais de 85 milhões de imigrantes que lutarão pelo poder e melhor estatuto sócio-económico (até agora, vivemos nós em ascensão e com direitos à custa das matérias-primas e da pobreza deles)!

5º- A Destruição da Classe Média : quem tem oportunidade de circular um pouco pela Europa apercebe-se que o movimento de destruição das classes médias (que julgávamos estar apenas a acontecer em Portugal e à custa deste governo) está de facto a "varrer" o Velho Continente! Em Espanha, na Holanda, na Inglaterra ou mesmo em França os problemas das classes médias são comuns e (descontados alguns matizes e diferente gradação) as pessoas estão endividadas, a perder rendimentos, a perder força social e capacidade de intervenção.

6º- A Europa Morreu : embora ainda estejam a projectar o cerimonial do enterro, todos os Euro-Políticos perceberam que a Europa moribunda já não tem projecto, já não tem razão de ser, que já não tem liderança e que já não consegue definir quaisquer objectivos num "caldo" de 27 países com poucos ou nenhuns traços comuns!... Já nenhum Cidadão Europeu acredita na "Europa", nem dela espera coisa importante para a sua vida ou o seu futuro! O "Requiem" pela Europa e dos "seus valores" foi chão que deu uvas: deu-se há dias na Irlanda!

7º- A China ao assalto! Contou-me um profissional do sector: a construção naval ao nível mundial comunicou aos interessados a incapacidade em satisfazer entregas de barcos nos próximos 2 anos, porque TODOS os estaleiros navais do Mundo têm TODA a sua capacidade de construção ocupada por encomendas de navios... da China. O gigante asiático vai agora "atacar" o coração da Indústria europeia e americana (até aqui foi just a joke...).
  Foram apresentados há dias no mais importante Salão Automóvel mundial os novos carros chineses. Desenhados por notáveis gabinetes europeus e americanos, Giuggiaro e Pininfarina incluídos, os novos carros chineses são soberbos, réplicas perfeitas de BMWs e de Mercedes (eu já os vi!) e vão chegar à Europa entre os 8.000 e os 19.000 euros! E quando falamos de Indústria Automóvel ou Aeroespacial europeia...helás! Estamos a falar de centenas de milhar de postos de trabalhos e do maior motor económico,  financeiro e tecnológico da nossa sociedade. À beira desta ameaça, a crise do têxtil foi uma brincadeira de crianças! (Os chineses estão estrategicamente em todos os cantos do mundo a escoar todo o tipo de produtos da China, que está a qualificá-los cada vez mais).

8º- A Crise do Edifício Social : As sociedades ocidentais terminaram com o paradigma da sociedade baseada na célula familiar! As pessoas já não se casam, as famílias tradicionais desfazem-se a um ritmo alucinante, as novas gerações não querem laços de projecto comum, os jovens não querem compromissos, dificultando a criação de um espírito de estratégias e actuação comum...

9º- O Ressurgir da Rússia/Índia : para os menos atentos: a Rússia e a Índia estão a evoluir tecnológica, social e economicamente a uma velocidade estonteante! Com fortes lideranças e ambições estratégicas, em 5 anos ultrapassarão a Alemanha!

10º- A Revolução Tecnológica : nos últimos meses o salto dado pela revolução tecnológica (incluindo a biotecnologia, a energia, as comunicações, a nano tecnologia e a integração tecnológica) suplantou tudo o previsto e processou-se a um ritmo 9 vezes superior à média dos últimos 5 anos!

Eis pois, a Revolução!

Tal como numa conta de multiplicar, estes dez factores estão ligados por um sinal de "vezes" e, no fim, têm um sinal de "igual". Mas o resultado é ainda desconhecido e... imprevisível.
 
Uma coisa é certa: as nossas vidas vão mudar radicalmente nos próximos 12 meses e as mudanças marcar-nos-ão (permanecerão) nos próximos 10 ou 20 anos, forçando-nos a ter carreiras profissionais instáveis, com muito menos promoções e apoios financeiros, a ter estilos de vida mais modestos, recreativos e ecológicos.

Espera-nos o Novo! Como em todas as Revoluções!

Os Perigos da Rede


Um dos posts que me ecanitou, aqui no Democrato, foi este, em que se ironizava a questão de as TIC salvarem vidas. Neste admirável mundo novo, muitos cidadãos não têm a noção do que está por trás dos aparelhos que utilizam diariamente.

Os informáticos partilham a máxima "whatever you do online, stays online". Independentemente da infelicidade semântica da petição, um formação para a utilização das TI, pode, de facto, salvar vidas. Muitos não fazem ideia que os modernos telemóveis e máquinas fotográficas possuem GPS integrado que permite a geolocalização. Quando a adolescente, qual ninfeta, no aconchego do seu quarto, tira uma fotografia e a publica numa rede social (*) ou a envia por mail, pode estar a  fornecer a latitude e longitude em que a imagem foi capturada. Qualquer pedófilo ou tarado minimamente informado, será capaz de com uma falha de 20 metros saber onde a foto foi tirada.

Os casos de roubo de identidade digital começam a ser cada vez mais frequentes. O famoso cyberbullying é uma realidade que já levou muitos adolescentes ao suicídio. Para além dos conhecimentos básicos de TI, é necessário informar os jovens de todos os perigos a que estão sujeitos na utilização de telemóveis, máquinas fotográficas, internet e redes sociais. E isso compete aos professores de TIC. Se esta informação, de alguma forma, evitar um estupro, não estaremos nós a salvar uma vida?

(*) correcção efectuada após observação pertinente do Paulo Izidoro. Obrigado!

'Suspensão dos subsídios de férias e natal pode ser inconstitucional' (Pedro Bacelar Vasconcelos)

E este Senhor, não brinca!

Com todo o respeito ao Presidente Timorense, José Ramos Horta, alterei a foto para maior objectividade. A fotografia original está aqui.
"O constitucionalista Pedro Bacelar Vasconcelos admite que a suspensão dos subsídios de Natal e de férias possa ser inconstitucional, dizendo contudo que "há muito para discutir" em matéria de constitucionalidade e a necessitar de um estudo mais aprofundado. (...)" (Ler tudo aqui)

Descrédito total, Rui Reininho!

Há gente que se vende muito mal ... e provavelmente, venderá a sua Mãe também!

Humor Negro


"Coelho e Portas estão num jantar em S. Bento.
Um dos convidados aproxima-se deles e pergunta-lhes:
- De que é que estão a conversar de forma tão animada?...
- Estamos a fazer planos para uma grande guerra, na nossa democracia! - diz Coelho.
- Uau! - exclama o convidado. E quais são esses planos?...
- Vamos lixar 10 milhões de portugueses e um espanhol! -  responde Portas.
O convidado parece confuso e pergunta:
- Um... espanhol?!... Por que raio é que vão lixar um espanhol?!...
Portas dá uma palmada nas costas de Coelho e exclama:
- Não te disse?! Ninguém vai perguntar pelos portugueses, pá!..."

Esperança! : )

Info | Subsídio por frequência de estabelecimento de educação especial

É atribuído a crianças e jovens deficientes, com idade inferior a 24 anos, que se encontrem numa das seguintes situações:

  • Frequentem estabelecimentos de educação especial, particulares, com ou sem fins lucrativos ou cooperativos, tutelados pelo Ministério da Educação e que impliquem o pagamento de mensalidade;
  • Tenham apoio educativo individual por entidade especializada;
  • Necessitem de frequentar estabelecimento particular de ensino regular, após frequência de ensino especial;
  • Frequentem creche ou jardim de infância normal, como meio específico de superar a deficiência e de obter, mais rapidamente, a integração social.
Aos alunos deficientes que frequentem estabelecimentos de ensino não especiais e instituições de apoio especiais com acordo com as entidades públicas, pode ainda ser aplicável o regime de apoio social escolar, traduzido em ajudas de transporte (para o estabelecimento de ensino, para classes de apoio e para consultas médicas), despesas de alojamento, material específico, comparticipação em despesas com refeições e seguro escolar.

Informação legal:

URL: http://www.roche.pt/sites-tematicos/infocancro_old171011/index.cfm/apoio/dpc/dpc-proteccao-jov-criancas/subsidio-estabelecimento-educacao-especial/

20111104

A palavra a ... | Cecília Honório

Lutar pela HISTÓRIA!

"A deputada Cecília Honório intervém a favor da petição discutida no Parlamento que propõe o reforço do ensino da História nos currículos do ensino básico e secundário." ( | 4-11-2011)
ADENDA (22:45)
Leitura recomendada:

a componente individual do professor...registos, custos e 'esclavagismo' educativo...!

conforme prometido vou deixar algumas reflexões sobre esta componente do professor.
faço, desde 2007 [se bem que tenha 'notas' de anos anteriores], o registo sistemático das horas de trabalho na componente individual do professor de acordo com categorias definidas previamente : 

este tipo de registo faço-o por períodos lectivos [com os respectivos relatórios, que podem ser consultados aqui] com um balanço que abarca o ano lectivo, sendo o total de 2010 - 2011 o que abaixo se mostra:


vamos fazer umas simples contas: tenho 16 horas lectivas, mais 6 do art 79 do ECD, mais 2 de trabalho de escola e, finalmente, 1 do despacho 19117, o que perfaz um total de 25 horas semanais; considerando 36 semanas de aulas obtemos 900 horas de actividade em período lectivo e, considerando só cerca de 12 horas semanais fora dos períodos lectivos, para as restantes 11 semanas remanescentes, obtemos mais 432 horas...
isto perfaz um total de 1332 horas anuais, só no que respeita ao equivalente da componente lectiva do professor.

vamos agora tirar algumas conclusões sobre a componente, dita individual do professor, que 'vale' 11 horas semanais o que perfaz um total de mais 517 horas.

somando obtemos um total anual de 1849 horas anuais limpas, isto é, sem considerar os excessos que ultrapassam, e sempre em muito, o limite estabelecido das tais 11 horas semanais... e com um acréscimo de trabalho de 189 horas para além da média europeia em termos de trabalho médio anual...!


mas ainda não contabilizámos os excessos verificados nesta componente individual...
então vamos às contas: das 1703 horas vamos subtrair as horas consideradas 'normais', logo 517 horas, o que dá um total realizado de mais 1186 horas anuais...!

logo o total anual trabalhado por este professor foi de 3035 horas...?!!!
simplesmente mais 1367 horas que a média da união europeia, quase um horário completo...!

e os custos disto para o professor?
atente-se no gráfico:

 
é assim que o ministério nos esportula, sabendo bem o que faz e num ataque sem precedentes à classe média, independentemente desta crise, pois tal facto regista-se há muitos anos...


para que conste, deixo aqui um registo parcial do 1º período deste ano lectivo, para compreensão mais detalhada da evolução dos registos por categoria...
por agora fico-me por aqui...

ps. 
ficam aqui para consulta o relatório anual de 2010 - 2011 e o que respeita ao trabalho desenvolvido em férias oficiais... 


2010 2011_relatório anual da componente individual professor





2010 2011_férias oficiais_relatório da componente individual do professor

Tiques de ditador custam a perder

Passo a transcrever:
"A surpresa inicial dos pais dos alunos da escola de elites frequentada pelo filho de José Sócrates em Paris deu lugar ao aborrecimento e depois à quase indignação. (...)

O encontro já decorria há algum tempo quando o ex-primeiro-ministro entrou na sala. (...) Segundo o relato de um dos presentes, o rapaz, "com educação, simpatia e até alguma humildade", começou por apresentar o pai aos outros encarregados de educação. Tudo correu bem neste primeiro encontro.

O pior veio mais tarde, já na segunda reunião, quando o antigo chefe de governo português resolveu intervir. Talvez mal habituado por seis anos no poder em Portugal, José Sócrates terá pensado que poderia dominar a ordem de trabalhos na escola, em França. Não esperava era a reacção dos outros pais.

Ainda segundo um dos presentes, rapidamente foi dado "a entender ao senhor que ele não tem qualquer estatuto especial, que é um pai igual aos outros".
Em poucas palavras, como resume este mesmo português em tom furioso, "foi posto na ordem". Sócrates, um pouco constrangido, "pôs o rabo entre as pernas". Em Portugal, como em França, cá se fazem, cá se pagam..." (Correio da Manhã)

À excepção da última, que não sei de quem é, as imagens são da autoria do fabulástico autor do We Have Kaos In The Garden

20111103

Humor Negro

Clique na imagem para ouvir (ou aqui)
ADENDA (20:20)

Voltei a ouvir e a coisa é mesmo forte pelo que aconselho a audição posterior de algo tranquilo e muito bom!


Boa noite e ... que ninguém personalize. É mesmo humor negro ... : /

Mas a maioria, são más notícias! :/

Alunos de Anadia têm de sair da escola para ter aulas de Educação Física.
Os estudantes têm de percorrer cerca de 100 metros entre a escola e o pavilhão.



Fonte: Sic notícias

Nem todas as notícias são más : )

"Ajuda a alunos com deficiência

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha atribuiu um subsídio de três mil euros ao agrupamento de escolas locais para aquisição de material pedagógico específico a alunos com multideficiências e que sofrem de surdez e cegueira." (Por: Nelson Rodrigues)

Ler tudo (com vídeo) em: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/ensino/ajuda-a-alunos-com-deficiencia

A palavra a ... | José Carlos Sousa

Ler tudo em http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=15742

SEED SAVERS TOUR 2011 - Portugal

A partir de amanhã, dia 4 de Novembro, Portugal receberá a visita dos Seed Savers da Austrália, Michel e Jude Fanton, precursores da consciência global pela preservação das sementes e da sua divulgação junto dos permacultores e horticultores por todo o mundo. Ao longo de 10 dias partilharão os seus conhecimentos de permacultura e preservação de sementes locais em eventos espalhados de norte a sul do país.

Consulte o programa SEED SAVERS TOUR em Portugal, 4 a 13 de Novembro 2011:


Entre as suas publicações constam o “Seed Savers' Handbook” - uma referência para cultivar, preparar e conservar 117 variedades tradicionais de plantas alimentares da Austrália e da Nova Zelândia – e o documentário “Our Seeds” / “As Nossas Sementes” - filme que aqui partilhamos e que celebra os guardiões de sementes, os agricultores e horticultores que preservam e partilham a fonte da nossa herança alimentar diversa.

Our Seeds: Seeds Blong Yumi(2008) - Falado em inglês, legendado em português

Filmado em onze países com vinte grupos tribais, “As Nossas Sementes” (Our Seeds: Seeds Blong Yumi), mostra que as ameaças à saúde e qualidade alimentar têm soluções locais.
Realizado e produzido pelos Seed Savers, o filme celebra os guardiões de sementes, os agricultores e hortelões que preservam e partilham a fonte da nossa herança alimentar diversa.

Fontes:

horas de trabalho em portugal...

de acordo com novos dados trabalhamos, em média, 1958,058 horas por ano... bastante acima da média dos países da união europeia e sendo o quarto depois da grécia, polónia e hungria...
e ainda dizem que trabalhamos pouco... discursos de reviralhos esclavagistas...!

talvez o grande problema se coloque na qualidade e criação de riqueza global que cada posto de trabalho efectiva... isso sim é para meditar a fundo...!

a média horária diária é de 7,043 horas e a semanal, considerando 6 dias e descanso de um dia, é de 42,26 horas [foram descontados os feriados e os dias de férias].

relativamente ao trabalho docente é questão, que noutra oportunidade, abordarei com números e referências, em especial, à componente individual do professor...

atente-se no gráfico.



20111102

Este tipo parece um ditador ... [i]

Salvar vidas?

Sou solidária com os colegas das TIC mas considero que é exagerada a afirmação que coloco a amarelo (bem sei que uma petição não é necessariamente uma representação do que pensam todos os docentes das áreas referidas. Assim, e até para alertar, deixo isto aqui. Boa sorte.):

Nota: Excerto de uma petição (aqui)

"(...)Como tal, retirar informática do currículo de 9º ano teria um efeito mais nefasto do que o de criar desemprego, criaria uma ou mais gerações com dificuldades sérias na área de ciências informáticas, facilmente expostas e exploradas, gerações pioneiras na exploração desta ciência e sem apoio de gerações anteriores, pois seus pais e avós muito dificilmente terão tido contacto com esta ciência. O professor de TIC assume então um papel vital, pois serve não só como professor, mas como entidade orientadora, transmitindo aos seus alunos conhecimento, regras e cuidados a ter ao lidar com a informática, informações que poderão fortemente influenciar o futuro desta geração e, quem sabe, salvar vidas, pois o que não faltam são pessoas que não hesitariam em utilizar os seus conhecimentos informáticos para procedimentos ilícitos.(...)"

Finalmente! A saga com a TMN teve resolução!

Para quem acompanhou estes 4 meses de desassossego e tentativas de resolução de algo óbvio mas que para a TMN não significava nada, tendo eles ignorado uma cliente com anos de fidelização e cheia de razão ... posso dizer que o filme teve um fim menos mau. É claro que, tivesse eu dinheiro, os processava. Mas como a justiça é o que é, temos de perder para conseguir alguma coisa.
A TMN devolveu-me os pontos que usei para adquirir o telemóvel, assim como o dinheiro que paguei.
...

Será que nos poderemos considerar os salvadores da pátria?

Parabéns, professores, funcionários, pais, alunos (metam pela ordem que quiserem, para mim, todos fazem parte, cada um no seu lugar [pelo menos em teoria])! Descobri hoje que, com aquilo que vamos penar, salvaremos Portugal!
Nos próximos três anos, Portugal vai pagar 655 milhões de euros em comissões por causa do empréstimo da troika. É o equivalente aos cortes na Educação para 2012.

Ler aqui

Inquérito para professores no Ad duo

Print screen com umas corzitas aqui do Demo. Original em Ad duo: Inquérito


Já que o trabalho passa a ser permitido a partir dos 16 ...



Sobre a escola obrigatória até aos 18 mas só em "part-time" e a entrada no mercado de trabalho aos 16 anos, pode ler mais aqui.

20111101

Bomns somnhos

Para os Conimbricenses todos

Há quem não desista! A esses, muitos parabéns. Aos outros, que não fazem nada e aos acomodados que não dão a cara nem se revoltam, vão pastar!

URL: http://www.publico.pt/Educa%C3%A7%C3%A3o/cortejo-da-latada-em-coimbra-marcado-por-forte-critica-social--1519133

Alguém que me possa ajudar ... Não é nada grave! ; )

Como carrego um mp3 directamente para um post aqui?
Muito se agradece :)

Depois de uma estreia há sempre uma segunda vez.

Escola obrigatória até aos 18 mas só em "part-time" e a par com a entrada no mercado de trabalho logo aos 16 anos. Pois ...

URL: http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2093605&mid=51

Mala educación

Aluno agride professor com pontapés

Um miúdo de dez anos, aluno da Escola EB1 de Escalos de Baixo, Castelo Branco, agrediu ontem com pontapés um professor, durante uma visita de vários docentes do agrupamento para averiguar das necessidades do estabelecimento. Segundo apurou o CM, o agressor, proveniente de uma família com dificuldades económicas, está sinalizado pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco e é considerado "problemático", por "maltratar os colegas".

Ler tudo: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/aluno-agride-professor-com-pontapes?mid=519

questões de resiliência...




A palavra a ... | Manuel António Pina

Estreia!

Pois é, pois é, pois é. Onde andam os músicos, os filhos e netos da música de intervenção? Todos a ganhar dinheirinho??? Raios os partam a todos que tusto meu não vão ver. Desculpem lá mas conheço alguma coisa da história mundial e não entendo porque é que os portugueses modernos são tão broncos e egoístas. Chamem-me o que quiserem.

O ministro Relvas disse algures que há países onde os trabalhadores só recebem 12 meses. Já percebemos onde quer chegar. Só que também há países onde o salário mínimo é de 1500 euros. E há países onde não se empobrece a trabalhar. E há países onde os cidadãos não são roubados como em Portugal. E há países onde os governantes têm um pingo de vergonha na cara. E há países...
Por: Ann Mar

20111031

Vão Pró Raio Que Vos Parta!



Era o que mais faltava ... peço o que me apetecer. Obrigada a pedir? Naaaa ... têm, no mínimo, de corrigir o vocabulário: obrigada a assinalar todos os passos que dou fora de casa (como se já não bastasse o regime actual). Assim sendo, vão à m****.

Nota: passei a colocar tudo (títalos [humpf ... as primeiras letras :/]) em maiúsculas porque vi no Paulo Guinote e acho que funcemina e venham as ( ) ...

Blogue em destaque

Observatório da Má Despesa Pública. Partilhe e denuncie os maus exemplos através do madespesapublica@gmail.com

Estamos a falar de trocos?

Bla bla bla ... e depois vem um senhor que diz que é inconstitucional despedir funcionários públicos. Mas depois fala nas indemnizações e bla bla bla. E depois vem um secretário de estado que diz que nada se descarta e que tudo está incluído. Enfim, mais vale ouvir porque estas pessoas são umas pandegas!



Mais sobre o dito (dos trocos) aqui.

A palavra a ... | Armando Nina

Deixo um 'cheirinho':
Na entrevista ao jornal público de hoje, o ministro da deseducação assume destemperadamente que 28 000 professores contratados devem procurar outras profissões e que os do quadro irão colmatar as falhas, como se estivéssemos num jogo de vasos comunicantes e desta forma poupar cerca de 600 milhões de euros/ano.

A entrevista | Reacções e reacções (em actualização)

Contexto

"(...) Em apenas dois anos (2011 e 2012), os professores perderão, em média, 30% de salário real e os aposentados perderão, também em média, cerca de 25% das suas pensões reais. Isto sem contar com o que ficará retido pelo aumento dos impostos!

A Educação, depois de um corte de 803 Milhões de euros em 2011, terá um novo corte, em 2012, que atingirá os 1.500 Milhões de euros, se tivermos em conta tudo o que significa despesa no setor, sendo, de todos, o mais furiosamente atingido. Por essa razão, o peso da Educação no PIB passará de 4,7% para 3,8% e Portugal irá ocupar o último lugar dos 27 da União Europeia (a título de exemplo, a OCDE propõe 6%, no Brasil reclamam-se 10%).

Para além dos cortes salariais e da eliminação dos subsídios, esta redução resultará de medidas deliberadamente tomadas para provocarem desemprego. São disso exemplo, as alterações curriculares, onde o governo prevê “arrecadar” 102 Milhões (a eliminação do par pedagógico na EVT orçava em 43 Milhões, portanto, agora, para além desses docentes, contabilizam-se muitos milhares de outros…), os novos encerramentos e mega-agrupamentos que “renderão”, ao orçamento, 54 Milhões e outras medidas, tais como o aumento do número de alunos por turma, a extinção de cerca de 2/3 dos CEF ou a extinção de projetos de promoção do sucesso e combate ao abandono que irão “valer” 101 Milhões… tudo isto quase só em postos de trabalho, o que significa a eliminação de praticamente todos os contratos e a passagem de muitos milhares de docentes dos quadros para situações de instabilidade, incluindo a mobilidade especial. Se isto acontecer, ao fim de dois meses já o salário terá sido reduzido para 2/3 e ao fim de um ano para metade. Depois evoluirá até à perda total.(...)" (Mário Nogueira)
Fonte: SPRC

A Entrevista

Resumos



    Reacções

      Frases

      Mário Nogueira:
      "A maioria dos alunos já sabe ler e escrever no 9º, se calhar devia-se acabar com o Português", ironiza Mário Nogueira (CM)

        Nuno Crato:
        No 9.º ano “a maioria dos jovens já domina os computadores perfeitamente e é questionável que seja necessário ter uma disciplina de TIC”, justifica Nuno Crato. (Público)

        'Ilustração'

        20111030

        Entrevista com Nuno Crato: "É necessário concentrar nas disciplinas essenciais"

        30.10.2011 - 07:58 Por PÚBLICO

        "Em entrevista ao PÚBLICO, que será publicada amanhã, segunda-feira, na edição em papel, o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, revela que as duas medidas principais que estão a ser estudadas, no âmbito da reforma curricular do ensino básico e secundário, são a supressão da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no 9.º ano e a divisão de Educação Visual e Tecnológica em duas componentes separadas no 2.º ciclo.
        No 9.º ano “a maioria dos jovens já domina os computadores perfeitamente e é questionável que seja necessário ter uma disciplina de TIC”, justifica Nuno Crato. Sobre EVT, afirma que “não estamos em época de ter dois professores em sala de aula” e que se deve antes pensar em “separar curricularmente a Educação Visual e a Educação Tecnológica e os professores alternarem a docência”.

        Princípio geral: “é necessário concentrar nas disciplinas essenciais”, “eliminar a dispersão na oferta curricular”, “apenas contratar os professores que sejam estritamente necessário”.

        Numa entrevista centrada sobre os cortes previstos na educação para 2012, e as opções para os alcançar, são também abordados, entre outros temas, a futura contenção na contratação de professores, a escolaridade obrigatória até aos 18 anos, as obras na Parque Escolar, o financiamento e a racionalização da rede das instituições do ensino superior e o que representaram para o ministro estes primeiros quatro meses de mandato."
        ADENDA (Dia 31 de Outubro 19:06)

        Neste momento (19:06) em que a maioria dos interessados já compraram (cof cof) o jornal ou leram a entrevista, deixo a 'coisa' em JPEGs. É só clicar.

        Pensamentos polémicos

        Há uma certa e determinada campanha contra as pessoas normais que têm sustentado este país nas suas maiores necessidades. Os professores são o alvo preferido.