20111217

Sem marimbas! ; )

não que ache [muita] piada... mas pelo menos é um 'boneco'... não uma marioneta...!


pergunta espúria... o mec não tem bases de dados e números para este cálculo... [mais ou menos] directo...? e depois não há dinheiro para pagar aos professores...! mais uma [comissão] grupo de trabalho da treta...!


"Governo quer apurar custo por aluno no ensino público


O Ministério da Educação criou um grupo de trabalho para apurar o custo real de cada aluno por ano de escolaridade no ensino público, tendo em vista alterações ao financiamento dos estabelecimentos particulares e cooperativos"

Cá para mim, este anda ao retalho.

Não faz sentido o que diz.

acho uma 'piada' a estes títulos e 'dito' jornalismo... por cá 'não há' crimes.. só meros deslizes [ou outros parecidos]...!


e sabe-se quem vai pagar...?

os mesmos do costume...

por acaso... não posso deixar de concordar...!

"Nesta crónica defendemos a tese de que quando há um excesso de planificações, planos e projetos a realidade tende a ficar muito aquém do desejado e previsto. Mais: tende a ser substituída pelas ficções das narrativas que se escrevem ou esquematizam. Partindo de Pfeffer e Sutton (2000, 2006) identificamos 5 barreiras à ação resultantes deste excesso:..."

questão pertinente... a arte, os direitos de autor e a internet... todo o cuidado é pouco...!

"Why artists should hate the internet...

So, if you are an artist, or a writer, or a musician, please think twice before you happily upload your latest masterpiece. Sure, you're anxious to share your passion with the world, but think about who is really benefiting from all your hard work before you click that submit button."

coisas da corrupção... ensinamentos de outrora...!


por mim... contra e sempre...! acordo...?

"Nem grande entusiasmo, nem grande rejeição. É este o balanço possível no final do 1.º período do ano lectivo em que se introduziu nas escolas portuguesas o Acordo Ortográfico (AO). Ainda há dúvidas sobre certas regras, mas ninguém se queixa de falta de material de apoio."

aqui.

e... foi-se...!



interessante o método... a descompressão da semana...!


escola pública versus escola privada... sobre a 'charter school' em relatório de 2011, lá pelos 'states'...!

"Why schools do or do not get results is extremely difficult to answer – policies and conditions are notrandomly assigned to schools, and it’s very tough to disentangle all the factors - many unmeasurable - thatmight affect achievement (Betts and Hill, 2006). But the available evidence at this point is sufficient tostart drawing a few highly tentative conclusions about “what works” (in this context, increases test scoresmore quickly than do comparable regular public schools)."

na mesma linha... a tradição socrática na sala de aula... tese de mestrado, de domingos faria...!

até os peixes podem aprender um sermão... via de rerum natura... a ler...!



20111216

Noite serena.

Não gosto ...

Recebido por e-mail: nl.leya.com

escola a 'tempo inteiro'... que nome e que problemas...! exemplo do que se passa pelos 'states'...

"I can honestly say that it is a task to teach students more math and English between 4 p.m. and 5:30 p.m. My students don't want to be there, like the rest of the school. At 4 p.m., they've "check-out." Our students don't want to learn out of HSPA practice books; they don't have any love for learning using that method -- although it is the only "weapon" given to us by our administration. Truth be told, they're probably not being taught using the best instructional methods during the regular school day. I am a history teacher, so I have the luxury of infusing history, current events, and debating to get my kids interested in English and math, but I will admit, some days are better than others."

aqui.

O que é arte?

com a dita 'folga' [almofada ou outra denominação] isto não deve ser problema para o governo... 'tá bem de ver...!

"Com a fuga aos certificados de aforro sem dar sinais de que irá abrandar, o Governo arrisca-se a chegar ao final do ano com ainda menos dinheiro. A análise mensal da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) sobre a dívida pública deixou o alerta: até Outubro, os resgates líquidos dos certificados de aforro correspondem a 87% do que estava previsto para todo o ano, o que deixa o Governo com uma margem curta para os últimos dois meses de 2011."

divulgando... necessariamente...!


Escravatura

pelas contas da fenprof... no cm...!

sem conteúdo acessível...

O Natal em Língua Gestual Portuguesa

a merecer divulgação...

Opinião dos docentes de EVT sobre proposta de Reforma Curricular do MEC

 
 
"Dezembro 13, 2011

A APEVT – Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica irá promover o seu Encontro Nacional no dia 7 de Janeiro de 2012 no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro. Previamente, queremos saber das vossas opiniões sobre a proposta de reforma curricular intercalar que o Ministério da Educação e Ciência (MEC) apresentou no dia 12 de Dezembro de 2011 em Caparide e que está em discussão pública. A vossa opinião é fundamental. Para além de poderem transmitir-nos as vossas opiniões, dúvidas, receios e livremente manifestarem o vosso parecer, podem também colocar as vossas questões que gostariam de ver debatidas e esclarecidas. Todas as manifestações construtivas serão tidas em conta para apreciação pelo grupo de trabalho da APEVT que está a trabalhar esta problemática e podem ser apresentadas no Encontro Nacional APEVT.


Para o efeito devem preencher o formulário abaixo e submeter o mesmo. Fazemos notar e ALERTAMOS que apesar do MEC ter criado um email para o efeito (para discussão pública) – revisao.estrutura.curricular@mec.gov.pt ERA MUITO IMPORTANTE que apenas a partir do encontro nacional fizéssemos chegar as nossas opiniões/pareceres e de forma concertada e massiva, segundo uma orientação geral. De qualquer forma, qualquer professor e cidadão o poderá fazer livremente. Apenas  sugerimos esta estratégia. Os contributos considerados significativos poderão ser tornados públicos e publicados numa secção deste blogue, na secção: Opinião pública dos docentes de EVT

A VOSSA PARTICIPAÇÃO É FUNDAMENTAL!
PARTICIPEM! CONTAMOS CONVOSCO!"

os fundamentalismos da moda... ou a moda dos fundamentalismos...? do clima...!

daqui...

20111215

Boa noite!

Perto do dia da celebração do seu nascimento. Um dos génios da humanidade!

Sócrates, futuro Presidente da República?

Não me parece ...

Eis a explicação que faltava ...

Imposto sobre subsídio de Natal foi condição para ‘troika’ aceitar fundos de pensões, diz Portas

outra 'piada' de mau gosto... só pode...!

para quem conhece o 'sistema' e o seu funcionamento... isto cheira a poeira para os olhos do público... qual maior autonomia...!

"O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, emitiu um despacho, a que o CM teve acesso, que elimina o documento orientador dos currículos do Ensino Básico e confere maior liberdade aos professores para ensinarem como entenderem."

daqui

por lá, pelos states, as coisas andam assim... os professores abandonam cedo a carreira de professor... por cá não tarda que isso também aconteça... será...?

"The implications of this statistic are, of course, that we are losing a huge proportion of our new teachers, creating a “revolving door” of sorts, with teachers constantly leaving the profession and having to be replaced. This is costly, both financially (it is expensive to recruit and train new teachers) and in terms of productivity (we are losing teachers before they reach their peak effectiveness). And this doesn’t even include teachers who stay in the profession but switch schools and/or districts (i.e., teacher mobility)."

aqui.

o direito de resistência... no nosso caso [professores] devíamos exercê-lo [activamente]... leituras...!


Iniciativas | Pela paz e contra a guerra


Sobre o ensino da língua portuguesa no estrangeiro

Blogue da Emigração

"Medida tomada pelo XIX Governo Constitucional, com o apoio do Instituto Camões. É o fim, … em 72 países perdem os empregos 1691 docentes e 155 000 jovens e crianças portuguesas e luso-descendentes a possibilidade de estudar a sua língua e cultura materna.
A menos de um mês do final do primeiro semestre de aulas, – a 29 de Novembro – 20 docentes na suíça dos cursos de língua e cultura portuguesa no estrangeiro receberam uma comunicação – primeiro por telefone e posteriormente por via electrónica – que a 31 de Dezembro 2011 cessariam as suas funções. A indignação instalou-se na comunidade portuguesa. (Continue a ler aqui)
Postes relacionados:

a educação, o professor... e paixões...?

"Being an educator means that you are a part of the noblest profession. Each day is a gift as it provides you with an opportunity to make a positive difference in the life of a child. Quite frankly it takes a special person to be an educator. You understand that your reward for a long days work is not money or bonuses, but instead the satisfaction of knowing that the lesson you spent a great deal of time preparing resulted in student learning."

aqui.

como não vi... deixo para verem a entrevista do nuno crato, ontem na sic...

indignações...

de oblogueouavida...


na linha dos melhores dias... hoje é título de capa... sem comentários...!

 
provavelmente um enterro 'bem' merecido...
 
mas se é assim que vão construindo a agenda da educação... continuamos com mais do mesmo e com cada um a dar o seu 'toque' pessoal aos rumos [sem norte] da educação...!

consensos, pactos de regime ou outras figuras são mera retórica política... a prática assim o demonstra...!

de questões estratégicas... neste caso sobre os transportes, que sigo com interesse...!

a ler.


20111214

com mensagens destas bem pode a educação esperar melhores dias... questões la palissianas...! os directores...?

"Nuno Crato deixou, no entanto, uma mensagem: “Quem dita o que vai acontecer, terá de ser o ministério, ouvindo sobretudo os que mais sabem do assunto, que são os directores de escola e os professores”."


da entrevista na televisão, por esta via...!

de vez em quando é preciso desanuviar... pois bem.. aqui fica...!


não sei se isto é piada de mau gosto...?

"O ministério defende que o que interessa são os interesses dos alunos."

daqui

o porquê do espanto... a percepção do 'interesse e empenhamento' dos alunos actuais leva-nos a um nível crítico do estado da educação, pelo que... quando o ministério diz que defende os 'interesses dos alunos' [e não, como devia, o sistema educativo 'concreto' e os seus objectivos estratégicos] está-se mesmo a ver a continuidade da infantilização do ensino e da aprendizagem...

agora reforçada por esta [dita] revisão...

sobre a dita revisão... uma desmontagem crítica...!

"O ministro da Educação apresentou a sua proposta-base de Revisão da Estrutura Curricular do Ensino Básico e Secundário. Nessa proposta, é explicado que se trata apenas da primeira etapa de uma reforma mais profunda. Depois desta, outras duas se seguirão: definição das metas de aprendizagem disciplinares e, posteriormente, reformulação dos programas. 
Algumas notas:"
a ler, com atenção, a primeira de uma desmontagem... que subscrevo...! 

o cerne da questão... a revisão da estrutura curricular... na óptica europeia...?


hoje é capa de jornal...


parece que este número peca por defeito, pois o arlindo 'demonstra' [já havia demonstrado] que só as perdas com evt são da ordem dos 2.500 horários...

o texto de desenvolvimento, no interior, não acrescenta nada de novo a não umas contas sobre a totalidade de horas 'perdidas' e umas linhas gerais sobre a proposta [acho que deve ser piada, de mau gosto] de revisão da estrutura curricular...

'aberta' à discussão pública...!

um tema a seguir com [muita] atenção... de facto... três salários mínimos de tecto é [muito] pouco...!

"“Sei que há pessoas no passado, até da área do partido Socialista que defenderam por exemplo três salários mínimos. Como sabem é um limite bastante baixo. Pessoalmente, no passado, nunca defendi um limite como esse. Parece-me que um limite como esse é extremamente reduzido. Mas quem o defendeu foram pessoas até da área do PS”, afirmou Mota Soares, à margem do Fórum Poupança, Pensões e Reformas, organizado pelo jornal Correio da Manhã."

daqui e aqui.

actualizando, com novas informações de outros participantes... aqui.

ao contrário das declarações de um 'secretáriozeco' de estado... o exemplo grego...!

"O ministro das Finanças da Grécia pediu hoje aos jovens helénicos que não abandonem o país por considerar que só assim se poderá voltar a ganhar confiança na sociedade grega."

aqui.

Uma notícia 'ranhosa'

Muito má, mesmo ...

"Ministro defendeu treino da memória" (Correio da Manhã)

20111213

Boa noite!

realmente... conselhos a não 'perder'...!

"A minha tese justifica teoricamente Porquê comprar Ouro. Este post lida na prática com o Como comprar Ouro.

Essencialmente, queria deixar aqui alguns conselhos:

1 – Compre Ouro Físico. Se compra Ouro porque considera a possibilidade de a Economia enfrentar dificuldades cada vez maiores à medida que vai sendo nacionalizada e regulamentada – como em Atlas Shrugged – então deve minimizar a exposição à Banca. Comprar títulos que representem Ouro – como fundos de acções, ETFs, Opções ou Certificados sobre dívida em Ouro, por exemplo – não faz muito sentido. Títulos que compre num banco, depositados noutro, transaccionados através de outro e sobre a dívida de um quarto, são particularmente desaconselhados (eu explicaria estas opções em detalhe se as recomendasse, o que não é o caso). Evite papel. Evite a Banca."

aqui...

esta é apropriada de mais... à crise actual...!

surripiado daqui...

... quando a educação falha o resultado é este:

da add e, agora, radd [ou outro denominativo absurdo]... a história condensada em fina ironia...!

"Em mensagem  anterior  atribuí alguma da responsabilidade da situação a que se chegou, a numa nova classe de funcionários, sejam eles de que departamento forem. Designei-os por  Excelíocres ou Mediocrelentes.

Esta espécie, protegida por uma avaliação secreta, muito transparente, nasceu do cruzamento da mediocridade real com a excelência virtual.


Como é espécie protegida, há lobbies que defendem "com unhas e dentes" a sua protecção, lutando por um, cada vez maior, secretismo na avaliação.

Na educação e provavelmente em outras situações, há casos de tal modo caricatos que tentei descrevê-los em versos satíricos
."

daqui

coisas de 'cunhas e jeitinhos' para isto e para aquilo... ou será de integridade...?

vale a pena ler...

"Foi na Universidade que as cunhas adquiriram outro peso: não foram poucas as vezes, no Conselho Cientifico do ISCTE, em que x me sussurrou que, caso não votasse favoravelmente y, x não votaria na pessoa por quem me «interessasse». Não me «interessando» eu por ninguém, a chantagem não pegava. Passados anos, troquei esta Faculdade pelo Instituto de Ciências Sociais, então dirigido pelo Prof. Sedas Nunes, um déspota iluminado de quem me tornei amiga. Estávamos quase sempre de acordo, excepto num ponto: o das admissões."



divulgação... in ilo tempore...!

no seguimento da divulgação da auditoria cidadã, feita aqui...

fica agora o cartaz...

via anabela magalhães...

divulgando... e porque não...? a dívida alemã à grécia... por causa da crise...!



"Os indicadores do valor actual das dívidas alemãs à Grécia são os seguintes: com base na taxa média de juros das Obrigações do Tesouro dos EUA desde 1944, que é cerca de 6%, estima-se que o valor actual do empréstimo de ocupação seja de 163,8 mil milhões dólares e o valor da reparação de guerra seja de 332 mil milhões de dólares.
O economista francês e consultor do governo, Jacques Delpla, declarou, em 2 de Julho de 2011, que a Alemanha deve à Grécia 575 mil milhões de euros devido a obrigações decorrentes da Segunda Guerra Mundial (Les Echos, sábado, 2 de julho, 2011)."

o texto, em português, aqui... traduzido pelo aventar...
e a petição por aqui...

como sempre gostei de 'velharias'... fui espreitar... e é interessante para os da área [e não só]...!

"The University of Cambridge holds a large collection of Sir Isaac Newton's notebooks and papers. Recently, the University of Cambridge announced that they have put scanned copies of those papers online. There are six scanned collections that you can flip through and read online. If you would like transcripts of some of the works, visit the Project Newton website."

por esta via...
a consultar aqui e aqui.

criatividade... à letra...!



A palavra a ... | João Ruivo

 O professor e a varinha de condão

João Ruivo
Ser professor acarreta uma profunda carga de utopia e de imaginário. Com o lento passar do tempo e da memória colectiva, gerações após gerações ajudaram a elaborar a imagem social de uma profissão de dádiva absoluta e incontestável entrega. 
O poder simbólico da actividade docente leva a que os professores sintam sobre os seus ombros a tarefa herculeana de mudar, para melhor, o mundo; de traçar os novos caminhos do futuro e de preparar todos e cada um para que aí, nesse desconhecido vindouro, venham a ser cidadãos de corpo inteiro e, simultaneamente, mulheres e homens felizes. É obra! 
Ao mesmo tempo que a humanidade construiu uma sociedade altamente dependente de tecnologias dominadoras, transferiu da religião para a escola a ingénua crença de que o professor, por si só, pode miraculosamente desenvolver os eleitos, incluir os excluídos, saciar os insatisfeitos, motivar os desalentados e devolvê-los à sociedade, sãos e salvos, com certificação de qualidade e garantia perpétua de actualização permanente. 
O emergir da sociedade do conhecimento acentuou muitas assimetrias sociais. Cada vez é maior o fosso entre os que tudo têm e os que lutam para ter algum; entre os que participam e os que são marginalizados e impedidos de cooperar; entre os que protagonizam e os que se limitam a aplaudir; entre os literatos dos múltiplos códigos e os que nem têm acesso à informação. 
E é este mundo de desigualdades que exige à escola e ao professor a tarefa alquimista de homogeneizar as diferenças. 
Os professores podem e estão habituados a fazer muito e bem. Têm sido os líderes das forças de sinergia que mantêm os sistemas sociais e económicos em equilíbrio dinâmico. São eles que, no silêncio de cada dia, e sem invocar méritos desnecessários, evitam que muitas famílias se disfuncionalizem, que as sociedades se desagreguem, que os estados se desestruturem, que as religiões se corroam. 
Mas não podem fazer tudo. Melhor diríamos: é injusto que se lhes peça que façam mais. 
Particularmente quando quem o solicita sabe, melhor que ninguém, que se falseia quando se tenta culpabilizar a escola e os professores pelos mais variados incumprimentos imputáveis ao sistemático demissionismo e laxismo das famílias, da sociedade e do próprio Estado tutelar. 
É bom que se repita: os professores, por mais que se deseje, infelizmente não têm esse poder e essa magia. Dizemos infelizmente porque, se por milagre o tivessem, nunca tamanho domínio estaria em tão boas e competentes mãos.
E é precisamente porque nunca foram tocados por qualquer força divina que os professores, como qualquer outro profissional, também estão sujeitos à erosão das suas competências; que, como qualquer técnico altamente qualificado, eles também necessitam de actualização permanente. E é por isso mesmo que os docentes reclamam uma avaliação justa do seu desempenho. Uma avaliação em que se revejam, que os estimule a empreender e que os ajude no seu crescimento profissional. 
Todas as escolas preparam impreparados. Até as que formam professores. Sempre foi assim e, daí, nunca veio mal ao mundo. É a sequência e a consequência da evolução dialéctica das sociedades e das mentalidades. 
Por isso, centrar a discussão na impreparação profissional dos docentes, como se tal fosse estigma exclusivo desta classe e justificasse as perversas iniciativas que lançam a suspeita pública sobre a responsabilidade ética dos educadores no insucesso do sistema educativo e no desaire das políticas educativas que não têm vindo a sancionar, isso dizíamos, traduz uma inqualificável atitude de desprezo pela verdade e pela busca de soluções credíveis e partilhadas. 
Admitir que a educação pode resolver todos os problemas e contradições da sociedade, resulta em transformá-la em vítima evidente do seu próprio progresso. 
Repetimos: os professores não têm esse poder e essa magia. Os docentes não podem solucionar a totalidade dos problemas com que se confrontam as sociedades contemporâneas, sobretudo se não tiverem os contributos substanciais dos outros agentes educativos e das forças significativas da sociedade que envolvem a comunidade escolar. 
Evidentemente que a escola e os professores podem e devem contribuir para o progresso da humanidade e para o seu desenvolvimento político, económico, social e cultural. Porém, tal não é atingível apenas com meros instrumentos educacionais porque eles, por si só, não são capazes de estilhaçar o mundo de crescentes desigualdades e uma cúpula política sob a qual coexistem a injustiça, o desemprego e a exclusão social. 
Os professores não têm essa varinha de condão e, por favor, não os obriguem a ser mais do que são, ou nunca serão o que o futuro lhes exige que venham a ser.


20111211

Boa noite!

'reforma' curricular...? começa a ridicularia parva e abstrusa...!

surripiado daqui [eu não compro este jornal...!]...


aumentem as portagens... numa boa...!


uma das nossas jóias...!


a escola... os professores... os alunos... e, em especial, os pais... guerras de 'alecrim e manjerona'...?

"Na visão de Clark, os pais vêm transferindo suas responsabilidades para a escola, sem, contudo, aceitar que seus filhos se submetam de fato às regras da instituição. Por isso, assim que surge a primeira nota vermelha ou uma advertência, invadem a sala de aula culpando os professores – a pretexto de preservar a reputação e o orgulho de seus filhos."

a ler a entrevista aqui

e o artigo original.

vale a pena ouvir.. são cerca de três minutos... rubem alves...!


via blog da formação...


sinto-me 'enganado'... geograficamente falando...!

será que por cá este tipo de medidas são para efectivar...?

"Foi aprovada ontem pela Comissão de Educação e Cultura a proposta que obriga o Ministério da Educação (MEC) a oferecer suas coleções de livros didáticos e paradidáticos, que são destinados a alunos e professores, também no formato digital."
 
pois... no brasil...!