20120107
arquitectura.... portugueses em acção...! passe a publicidade...
"Dois arquitectos portugueses, Mário Sousa e Marta Brandão, desenvolveram
uma casa pré-fabricada e low cost – €43.700 (R$ 105.000) – que está a
ser desejada por meio mundo. Segundo explicaram ao Público os
arquitectos – de 27 e 26 anos, respectivamente – Brasil, Chile, Estados
Unidos e Chile são alguns dos países interessados nesta casa made in
Portugal."
divulgando... aqui.
notícias felizes...?!
é só má língua... então não é que aumentou o número de alunos com bom e muito bom... e a média desceu 1%...! o que significa que houve mais alunos com níveis abaixo do que acontecera no ano anterior... e lá vamos nós felizes e contentes...!
"Os resultados das provas de aferição de Português de 2011 baixaram um
por cento em relação ao ano anterior, mas há mais alunos com
classificação Bom e Muito Bom, segundo os dados do gabinete de Avaliaçao
Educacional (Gave)."
leituras... no child left behind [lá por fora] e... 'escola para todos' [por cá]...?
nós gostamos é disto... e lemos pouco, ou o pouco que lemos nada tem a ver com a realidade do sistema educativo e o resultado da aplicação de programas, medidas, projectos e afins, que não são 'avaliados' objectivamente [talvez, alguns, intramuros...]...
como é que estamos de resultados em termos de cef, currículos alternativos, pei e outras siglas que pouco ou nada significam se não 'grelhados' para preencher [a burocracia pedagógica eduquesa]...
por cá vamos vendo uma acção da epis [com uma agenda...], do projecto fénix... com alguma divulgação mas sem um estudo sério [eu não conheço] sobre o alcance da aplicação dos mesmos...
lá por fora...
"It is time to acknowledge this failure and adopt a more effective
course for the federal role in education. Policymakers must abandon
their faith-based embrace of test-and-punish strategies and, instead,
pursue proven alternatives to guide and support the nation’s neediest
schools and students.
The data accumulated over 10 years make three things clear:
1) NCLB has severely damaged educational quality and equity, with its
narrowing and limiting effects falling most severely on the poor.
2) NCLB failed to significantly increase average academic performance and significantly narrow achievement gaps.
3) Attempts to deal with NCLB’s severe shortcomings, such as the Obama administration’s waivers and the Senate Education Committee’s Elementary and Secondary Education Act (ESEA) reauthorization bill, fail to address many of NCLB’s fundamental flaws and in some cases will intensify them. These proposals will extend a “lost decade for U.S. schools.”"
para ler o relatório sobre os dez anos de no child left behind, aqui.
andam a gozar connosco... ainda [e novamente]...!
palavras [conceitos, estados, ...] para o dicionário de 2012... emigrar...!
"saída aconselhada para o desemprego jovem."
que o governo reforçou hoje por interposta 'arrelvada' personagem que:
"defendeu
hoje que Portugal deve "olhar para outros mundos" e menos para a Europa
e valorizou a existência de uma nova emigração protagonizada por uma
"juventude bem preparada""
aqui.
a ironia do dia... ano novo e o défice nos 4%... ppc a sorrir... e nós a amochar...!
"E Passos Coelho sorriu de orelha a orelha: foram
1,9 pontos abaixo dos 5,9% do PIB que a ‘troika' nos impusera como
limite. É obra! Sucede que estes números escondem uma mentira: sem os
6.000 milhões de euros dos fundos de pensões da banca, o défice subiria
para os 7,5% do PIB. Haverá razões para sorrir?"
aqui.
Sugestões | Barthoven
http://barthoven.wordpress.com/ |
"(...) O Barthoven pertence à Orquestra Sinfónica Juvenil, que funciona no mesmo edifício, mas os acessos são por ruas diferentes. Além de responsável do bar, Vítor Mota é director da orquestra sinfónica mais antiga de Portugal, com 38 anos. “Quando a orquestra se mudou para este edifício, ficámos com este espaço que era uma oficina. Há cinco anos ficou livre e metemos um projecto na câmara para aproveitar o espaço para o bar. Com as licenças, levou quatro anos até estar pronto.” (...)" (ionline)
Por Clara Silva
20120106
Um aviso, nada tem a ver com educação [?]
Há questões graves acerca das taxas-moderadoras e sobre a impossibilidade de pessoas com doenças crónicas verem reduzidas ou isentas as mesmas por causa de tal. Também não me apetece desenvolver o assunto ou ainda sou acusada de usar o facto de ser doente crónica para ter sucesso ou atenção. Não preciso, a sério.
Passo a transcrever um artigo que me parece importante para muitos de nós. Há coisas que são absolutamente transversais e que também, merecem o seu lugar num contexto 'educativo'.
Como aviso, perguntemos tudo e a todos até que a resposta seja clara e eficaz.
"Os delegados de saúde, necessários para uma junta médica, não vão ter capacidade de resposta em tempo útil para poder emitir atestados médicos de incapacidade multiuso, que os utentes com incapacidade igual ou superior a 60 por cento precisam para requerer a isenção da taxa moderadora, avança o Correio da Manhã.
O alerta é feito ao CM pelo presidente da Associação Portuguesa dos Médicos de Saúde Pública, Mário Jorge dos Santos. Segundo o médico, serão "dezenas de milhar de pessoas" que irão requerer o atestado multiusos e os delegados de saúde que existem no País "são poucos", pelo que não conseguirão dar resposta no prazo de dois meses, tempo estipulado pela Administração Central dos Serviços de Saúde (ACSS) para os delegados de saúde convocarem a junta médica e notificarem o utente.
O problema, que previsivelmente irá gerar protestos, será agravado com o facto de os utentes terem de juntar no requerimento todos os relatórios médicos e meios de diagnóstico. "É muito comum faltarem relatórios ou exames e a junta médica tem de rever todo o processo clínico do doente, o que consome muito tempo e, por isso, vai ser praticamente impossível cumprir o prazo dos 60 dias. Acredito que esse prazo terá de ser alargado", sublinha, em declarações ao CM, Mário Jorge dos Santos. Segundo dados da ACSS, há 81 711 utentes com um grau de incapacidade superior a 60%.
Os atestados de incapacidade têm validade, que varia consoante a doença. Os atestados para quem tem um tumor, por exemplo, têm uma validade de cinco anos; quem sofre de doença renal tem um atestado com a duração de dois anos.
Os utentes devem ainda apresentar todos os anos o atestado médico no centro de saúde para que fique registado, o que irá "consumir recursos" sublinha o responsável da Associação dos Médicos de Saúde Pública." (POP)
lá vamos cantando e rindo... a livraria camões [brasil] fecha no fim do mês... esta é a estratégia de diplomacia económica deste governo...!
já fecharam cursos de língua portuguesa no estrangeiro, vem a nova reorganização de embaixadas e [fechos de] consulados... vectorializados para a nova diplomacia e... espantemo-nos:
o 'investimento' na difusão da nossa língua parece vir a reboque do (des)acordo ortográfico... já não é um valor patrimonial... antes um veículo 'comercial'...?
este é o nosso 'titanic'...
"A Livraria Camões, no Rio de Janeiro, que promove a literatura
portuguesa no Brasil, e que pertence à Imprensa Nacional – Casa da
Moeda, vai encerrar este mês.
O responsável pela livraria desde a sua existência, explicou que “a
Livraria Camões é, de facto, uma representação pequena para um
território tão grande, mas durante 40 anos foi a única base que
abasteceu professores, alunos e universidades de livros para a
divulgação da cultura portuguesa”."
aqui.
a percepção de que por cá as coisas estão 'iguais' às dos 'states'... provavelmente pela mesma ordem de razões...!
muito para lá da mania dos 'resultados' talvez importe que tenhamos bases [dados, investigação abalizada] com que confrontar as agendas públicas e políticas da educação sem preconceitos que [só] 'terminem' no vector económico-financeiro da questão...
ou não será a educação um bem comum e um investimento com retorno a prazo [médio e longo] para o estado-nação...?
até por causa desta notícia.. que não augura nada de bom...!
daqui, com bill gates...
"When you need more achievement, you have to change the way you spend the money. This year, the governors are launching "Complete to Compete,"
a program to help colleges get more value for the money they spend. It
will develop metrics to help show which colleges graduate more students
for less money, so we can see what works and what doesn't."
"Over the past few years, due to massive budget deficits, governors, legislators and other elected officials are having to slash education spending. As a result, incredibly, there are at least 30 states
in which state funding for 2011 is actually lower than in 2008. In some
cases, including California, the amounts are over 20 percent lower.
Only the tiniest slice
of Americans believe that we should spend less on education, while a
large majority actually supports increased funding. At the same time,
however, there’s a concerted effort among some advocates, elected
officials and others to convince the public that spending more money on
education will not improve outcomes, while huge cuts need not do any
harm."
aqui.
para complementar, a partir do relatório citado:
para complementar, a partir do relatório citado:
"In the following brief, I discuss selected major studies on three
specific topics; a) whether money in the aggregate matters; b) whether
specific schooling resources that cost money matter; and c) whether
substantive and sustained state school finance reforms matter. Regarding
these three questions, I conclude:"
aqui.
para aceder ao relatório, em pdf...aqui.
Divulgação | Movimentações sociais e os conflitos políticos
seminário internacional :: Manifesto & Manifestações
inscrições até 18 janeiro
Sala Principal com bancada
CONVERSAS
sexta 20 janeiro e sábado 21 janeiro 2012
Antonio Negri, Bruno Monteiro,
Raúl Sánchez Cedillo, Judith Revel, António Guerreiro, Tomás Herreros,
Miguel Cardoso, Paulo Raposo, Gui Castro Felga, Javier Toret, Ricardo
Noronha
Blogosfera | Blog Brasil Acadêmico
"(...) A conclusão principal é o crescimento global da xenofobia e da intolerância na UE, a promoção de extrema-direita retórica ... os governos europeus não tente lutar contra isso, mas, sim, vice-versa, use a tendência em fins domésticos," dizem os diplomatas russos.
De acordo com o AOHR (Agência Europeia para os Direitos Humanos Fundamentais) em 2009 mais do que qualquer outra das seguintes nacionalidades foram discriminadas no trabalho: os norte-africanos na Itália (30%), romani, na Grécia (29%), romani na República Checa (27%), os africanos em Malta (27%), os africanos na Irlanda (26%), romani, na Hungria (25%), os brasileiros* em Portugal (24%), os turcos na Dinamarca (22%), romani, na Polônia (22%). (...)"(BBA)
divulgação... esta merece [pela provocação da] reflexão...!
"Qual é a verdadeira importância de várias camadas de gestores para supervisionar os trabalhadores? Os gestores saem caros, aumentam o risco de más decisões, atrasam o processo de decisão e, por vezes, alienam os empregados e colaboradores. Contudo, a maior parte das actividades empresariais necessitam de mais coordenação do que a que pode emergir espontaneamente.
Haverá maneira de combinar a espontaneidade dos mercados com o controle de uma hierarquia de gestão?
Os economistas dirão que não, mas a Morning Star Company prova o contrário. Esta empresa é gerida sem gestores há mais de duas décadas.
Na Morning Star, com uma facturação superior a $700 M em 2010, ninguém tem patrão, os empregados negoceiam as suas responsabilidades entre si, efectuam pagamentos com fundos da empresa, e cada um é responsável por adquirir as ferramentas necessárias para a sua actividade.
Transformando a "missão" no "patrão" e dando poder aos trabalhadores, a Morning Star cria um ambiente onde as pessoas se podem gerir a si próprias.
Gary Hamel, na HBR
PS: Será possível trabalhar desta maneira em Portugal? Se a resposta for negativa, devemos tirar as respectivas conclusões. A nossa cultura pode impedir-nos de competir a nível global, em muitas actividades."
Haverá maneira de combinar a espontaneidade dos mercados com o controle de uma hierarquia de gestão?
Os economistas dirão que não, mas a Morning Star Company prova o contrário. Esta empresa é gerida sem gestores há mais de duas décadas.
Na Morning Star, com uma facturação superior a $700 M em 2010, ninguém tem patrão, os empregados negoceiam as suas responsabilidades entre si, efectuam pagamentos com fundos da empresa, e cada um é responsável por adquirir as ferramentas necessárias para a sua actividade.
Transformando a "missão" no "patrão" e dando poder aos trabalhadores, a Morning Star cria um ambiente onde as pessoas se podem gerir a si próprias.
Gary Hamel, na HBR
PS: Será possível trabalhar desta maneira em Portugal? Se a resposta for negativa, devemos tirar as respectivas conclusões. A nossa cultura pode impedir-nos de competir a nível global, em muitas actividades."
Projectos | "Música nos Bairros"
" (...) O projeto “Gera – Sons” nasceu com a missão de fortalecer os laços identitários através da Educação Musical. Considerando que no Município de Aveiro estão implantados dois Bairros Socais de relevante dimensão e densidade populacional, designadamente: Santiago e Griné, esta Câmara Municipal decidiu implementar um projeto na área da música, cujo público-alvo são as crianças e jovens oriundas destes bairros, como forma de veicular a integração da população infanto-juvenil através da Educação Musical."
Opiniões | Sobre o novo estatuto do aluno
"Emanuel Medeiros criticou o Estatuto por desadequação funcional, por estar assente numa visão errada da sociedade e do processo educativo, pela abordagem jurisdicional, pela linguagem judicial, por pretender transformar as escolas em clínicas, em quartéis e em mini tribunais.
(...)
O processo relativo a uma infracção disciplinar reveste-se de grande complexidade burocrática e legal, inviabilizando a acção educativa e comprometendo a actividade profissional do professor e do conselho executivo da Escola."
orçamentos da educação... cortes e mais cortes... para além das obras faraónicas da parque escolar... vícios de países 'ricos'... enfim...!
caricaturando pelos 'states'...
por cá, as obras do regime...
e depois é só ir ao bolso dos funcionários públicos...!
será a piada do dia...? então que paguem...!
"Alexandre Solleiro garantiu que o IVA aumentou nos campos de golfe porque "é [considerado] um desporto para ricos".
No
entanto, o Governo esqueceu-se que "80% das receitas [desta atividade
desportiva] vêm do estrangeiro e da classe média pura e dura da Europa",
frisou.
"Eu sou contra abusos fiscais que comprometam o crescimento do país", esclareceu."
custo do aluno do ensino público... mais um grupo de trabalho... liberal...!
foi publicado o despacho 135/2012 com o objectivo de 'desenvolver' o financiamento do ensino particular e cooperativo... acho que é isso que se deve apreender do preâmbulo...?
este grupo de trabalho 'vai' determinar o custo do aluno no ensino público...?
não terá o mec dados que lhe permitam fazer o 'cálculo' e ter um número fiável sem ter de recorrer a ´cérebros' alheios...?
este parece ser o caminho para a abertura mais que evidente à 'privatização' do ensino, como bem público...
não se compreende que o cálculo do valor citado decorra dos protocolos assinados com os particulares...
e não de uma necessidade 'urgente' de, conhecendo-o, tomar medidas na linha de uma reformulação [reforma, revisão, reajustamento, ou outra designação mais ou menos 'insignificante'] do sistema educativo, metas, finalidades, estrutura e objectivos, para além da necessária articulação vertical dos ciclos e dos currículos... está bem de ver...!
aqui.
profissionalidade docente e o desempenho dos alunos... um relatório dos 'states' para uma associação dos professores [nea]...!
20120105
O dia pode correr bem ao indivíduo mas ao chegar a casa ...
ficará muito possivelmente deprimido. É de uma anormalidade impressionante a forma como sobrevivemos (as pessoas e jornalistas).
BOICOTE AO PAGAMENTO DAS TAXAS MODERADORAS EXIGIDAS AOS DOENTES ONCOLÓGICOS
"HOJE POR TI, AMANHÃ POR MIM.
UM POR TODOS, TODOS POR UM.
BOICOTE AO PAGAMENTO DAS TAXAS MODERADORAS EM SOLIDARIEDADE A TODOS OS DOENTES CRÓNICOS.
***
O Direito à Saúde está consagrado no artigo 64º da Constituição da República Portuguesa. Nele se estabelece que:
"1. Todos têm direito à protecção da saúde e o dever de a defender e promover.
2. O direito à protecção da saúde é realizado:
a) Através de um serviço nacional de saúde universal e geral e, tendo em conta as condições económicas e sociais dos cidadãos, tendencialmente gratuito;
3. Para assegurar o direito à protecção da saúde, incumbe prioritariamente ao Estado:
a) Garantir o acesso de todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica, aos cuidados da medicina preventiva, curativa e de reabilitação; (...)"
Os doentes oncológicos são doentes crónicos. Tal como noutras patologias crónicas, a quantidade de exames médicos e consultas de manutenção e vigilância são inúmeras e de custos elevados e incomportáveis para a esmagadora maioria dos portugueses.
O governo, ao obrigar agora o pagamento de taxas moderadoras por parte destes doentes, está simplesmente a condená-los ao destino de uma morte certa, inumana e sem acesso a qualquer tipo de assistência médica.
As recentes medidas tomadas pelo ministro e respectivo governo são, de uma assentada, anti-constitucionais e criminosas.
Apelamos a TODOS OS UTENTES DO SNS, particularmente a TODOS os doentes crónicos, que se unam a este boicote, pela salvação do SNS e pela garantia de que todos, perante a adversidade da doença, manteremos o direito aos cuidados médicos, sem discriminação social e económica.
Apelamos a todos que se unam ao protesto, porque ninguém sabe o que o amanhã nos reserva; sabemos, contudo, com o que contamos no presente, se não agirmos em defesa do nosso interesse comum.
Porque é injusto, criminoso e anti-constitucional:
NÃO PAGAMOS!"
De Cristina Paixão
sobredotados... como? uma reflexão nos 'states'...!
"Today, lots of different definitions of giftedness exist. This wasn't
always the case. Prior to 1972, practically every school used one
criterion and one criterion only to identify giftedness: an IQ cut-off of 130. This criterion was heavily influenced by the pioneering work of Lewis Terman, who equated high IQ with genius.
Then the first federal definition of giftedness came along in 1972,
which was undoubtedly an important step forward. Noting that only a
small percentage of the 1.5 to 2.5 million gifted school children were
actually benefiting from special education services, former U.S.
Commissioner of Education Sidney P. Marland, Jr. proposed a broadened
definition that went beyond just IQ to also include specific academic
and creative aptitudes. That report was important in its broadening of
giftedness."
aqui.
questões de agenda liberal... para a contratação de professores... que tipo de 'acesso'...? pelos 'states' as coisas andam a 'aquecer'... pelos vistos...!
"The NEA and the American Federation of Teachers, which combined have
more than 4 million members, have long opposed the 20-year-old Teach for America.
TFA
recruits newly minted college graduates who are not education majors
and gives them five weeks of summer training before placing them in
classrooms in high-poverty schools. Recruits are asked to commit to only
two years of teaching. The unions have argued that the country’s
neediest students need highly trained teachers committed to the
profession."
aqui.
formação de professores... precisa-se... generalista, não...! especialista,... talvez sim, mas com formação pedagógica adequada...!
É fartar ...
Quanto renderá a demissão de Passos Coelho? Ou a de Seguro?
Luzes e hipocrisia (legenda minha). Imagem daqui. |
20120104
E voltarão, mais carregados da sua azia ...
Momento I - Há coisas muito ridículas ... [directores]Já deveriam ter abandonado os cargos ou sequer ter aceitado os mesmos. Agora, é tarde. Antes, teriam lutado 'minimamente' pela educação. Agora, são ratos. Gosto de ratos mas não gosto da metáfora.
Momento II - Cá para mim, tudo isto é fogo de vista, há negociações a decorrer ou já aconteceram e mais uma vez ... os taxistas a seu taxo. Portanto, educação - 0.
Antes que o DemoCrato me bata...
Antes que o DemoCrato me bata, inauguro a minha participação neste espaço, depois do irrecusável convite que me foi feito. Eu bem que lhe digo que ando sem inspiração e sem a mínima pachorra para escrever sobre educação, mas pelos vistos o argumento não pega.
Sendo assim, vou simplesmente escrever e depois lá se vê o tema que saiu.
Lembro-me que há uns (bons) anos atrás, ainda eu era uma inocente nestas andanças do ensino, assisti a uma palestra dada pelo então director (permitam-me a manutenção dos meus queridos "c" e outros sons não pronunciados) da DREC sobre a reorganização curricular do ensino básico. Lá estava eu, muito atenta a ouvir as palavras do senhor, quando me comecei a sentir incomodada com o barulho de fundo de um grupo de quarentões (cinquentões?) sentado atrás de mim, a combinar o local onde iam almoçar. Sempre odiei os zunzuns de plateia e lancei para trás aquilo que denomino de o-meu-olhar-fulminante-para-zumbidores-de-plateia. Recebi como resposta uns grandes sorrisos e as seguintes palavras:
"Menina, não se chateie. Eles chegam e vão embora. Já passamos umas quantas reformas e uns quantos ministros e cá continuamos a fazer o que sempre fizemos: ensinar o que temos a ensinar e chumbar quando é preciso chumbar."
Acabei por me convencer que foram as palavras mais sábias que ouvi naquele dia...
Uma boa noite para todos e até ao próximo post.
Sendo assim, vou simplesmente escrever e depois lá se vê o tema que saiu.
Lembro-me que há uns (bons) anos atrás, ainda eu era uma inocente nestas andanças do ensino, assisti a uma palestra dada pelo então director (permitam-me a manutenção dos meus queridos "c" e outros sons não pronunciados) da DREC sobre a reorganização curricular do ensino básico. Lá estava eu, muito atenta a ouvir as palavras do senhor, quando me comecei a sentir incomodada com o barulho de fundo de um grupo de quarentões (cinquentões?) sentado atrás de mim, a combinar o local onde iam almoçar. Sempre odiei os zunzuns de plateia e lancei para trás aquilo que denomino de o-meu-olhar-fulminante-para-zumbidores-de-plateia. Recebi como resposta uns grandes sorrisos e as seguintes palavras:
"Menina, não se chateie. Eles chegam e vão embora. Já passamos umas quantas reformas e uns quantos ministros e cá continuamos a fazer o que sempre fizemos: ensinar o que temos a ensinar e chumbar quando é preciso chumbar."
Acabei por me convencer que foram as palavras mais sábias que ouvi naquele dia...
Uma boa noite para todos e até ao próximo post.
É adequado ao país, sim ... a um país que quer ver os seus bem longe!
Já que quem pode se vai embora e que quem não pode é aconselhado a ir ... Porque não concordar com o sr. Crasso, leia-se sr. Crato?
" O ministro da Educação e Ciência defendeu hoje que o orçamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) é "adequado", apesar de ser o mais baixo dos últimos anos.
Em declarações aos jornalistas à margem da tomada de posse do novo conselho diretivo da FCT, Nuno Crato afirmou tratar-se de "um orçamento adequado à prossecução da ciência no país".(...)" (ionline)
Queres ganhar um prémio? Se sim, lê este post.
Adapta a letra de "San Quentin" a uma qualquer realidade perto de ti:
1º - Substitui San Quentin por algum outro nome/substantivo (ou lá como se designa hoje em dia);
2º - Segue em frente e ignora as datas ou altera-as também;
3º - Envia a tua resposta por e-mail ou deixa-a em comentário a este post.
A LETRA:
San Quentin, you've been livin' hell to me
You've hosted me since nineteen sixty three
I've seen 'em come and go and I've seen 'em die
And long ago I stopped askin' why
San Quentin, I hate every inch of you.
You've cut me and you've scarred me thru an' thru.
And I'll walk out a wiser, weaker man;
Mister Congressman, why can't you understand?
San Quentin, what good do you think you do?
Do you think that I'll be different when you're through?
You bend my heart and mind and you warp my soul,
your stone walls turn my blood a little cold.
San Quentin, may you rot and burn in hell.
May your walls fall and may I live to tell.
May all the world forget you ever stood.
And the whole world regret you did no good.
San Quentin, you've been living hell to me.
You've hosted me since nineteen sixty three
I've seen 'em come and go and I've seen 'em die
And long ago I stopped askin' why
San Quentin, I hate every inch of you.
You've cut me and you've scarred me thru an' thru.
And I'll walk out a wiser, weaker man;
Mister Congressman, why can't you understand?
San Quentin, what good do you think you do?
Do you think that I'll be different when you're through?
You bend my heart and mind and you warp my soul,
your stone walls turn my blood a little cold.
San Quentin, may you rot and burn in hell.
May your walls fall and may I live to tell.
May all the world forget you ever stood.
And the whole world regret you did no good.
San Quentin, you've been living hell to me.
BOA SORTE!
Como sempre! Unidos para dar cabo dos professores. Já não basta, senhores?
Projecto de Lei 77/XII/1 [PCP] - Garante a vinculação dos professores contratados e promove a estabilidade do corpo docente das escolas:Ler mais, no site da FENPROF
Votação (na reunião plenária nº 51)
A Favor: PCP, BE, PEV
Contra: PSD, PS, CDS-PP
Rejeitado
Projecto de Lei 84/XII/1 [BE] - Cria o regime de vinculação dos professores contratados e estabelece o o concurso de ingresso de professores para necessidades permanentes do sistema educativo:
Votação (na reunião plenária nº 51)
A Favor: PCP, BE, PEV
Contra: PSD, PS, CDS-PP
Rejeitado
escola a tempo inteiro... questões bizantinas de números...? ou de eficácia de um sistema...?
"Our students today are competing against children in India and
China. Those students are going to school 25 to 30 percent longer than
we are. Our students, I think, are at a competitive disadvantage. I
think we're doing them a disservice."
But is perception reality? Do students in other countries spend more
time in school than students here in the U.S.? Secretary Duncan provided
data to back up his claims. But do those claims tell the whole story?
This brief takes a closer look at the data to answer the question: Do
U.S. students spend less time in school than students in other
countries?
aqui.
e, já agora, atente-se no quadro e veja-se a situação de portugal...
aqui.
e, já agora, atente-se no quadro e veja-se a situação de portugal...
pelos vistos nós é que temos 'escola a tempo inteiro' [armazém 'educativo'], trabalhamos [estudamos] mais que a média da ocde e os resultados são lastimáveis...
palavras [conceitos, estados, ...] para o dicionário de 2012... indignados...!
"indignados estamos todos nós, uns por umas coisas, outros por outras."
divulgando... porque sim... sobre o [des]acordo ortográfico...!
Conversa com Maria Alzira Seixo, Rui Zink e Vasco Graça Moura
Encontros Literários
09.01.2012, 19 horas
Biblioteca, Goethe-Institut, Campo dos Mártires da Pátria, 37, Lisboa
Português
Entrada livre
Encontros Literários
09.01.2012, 19 horas
Biblioteca, Goethe-Institut, Campo dos Mártires da Pátria, 37, Lisboa
Português
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