20111203

ensino de exigência... precisa-se...!


por causa da meia-hora de acréscimo de trabalho... no privado... lição gratuita...!

"Porque há uma coisa que está demonstrada até à exaustão: o aumento das horas de trabalho não aumenta a produtividade". Será mesmo assim? Eis um tema interessante, que vale a pena debater."

a seguir a lição completa aqui.

divulgando... por aqui por estas bandas, para quem se interesse...!






já agora... por que falámos de portefólios....?

para actualizar leituras...





choupana, oliveira, carapinha e candeias 2009_portefólio enquanto instrumento de promoção e avaliação de co...

ó... e eu cheio de pena deles...!

"pensões

bancos perdem até 2 mil milhões com a entrega de fundos"


aqui.

as 'negociatas' do estado com os fundos de pensões... a era da economia virtual... em pleno esplendor...!

penso que isto ajuda a explicar muita coisa... não que eu tenha ficado mais esclarecido [e sossegado]...

já agora espero que a minha 'dívida', como contribuinte, passe a ser virtual e, eventualmente, 'cotada' em bolsa... quero ver os meus 'dividendos' pagos a horas...!

"O empenho foi tão grande que o Governo conseguiu transferir o fundo de pensões da banca mais do que uma vez. Transferiu-o uma vez e meia: uma para cá, meia para lá. O Estado não esquece os velhos hábitos: transformou o futuro em pagamentos do passado. Lavoisier explicaria: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"." 

talvez esteja na altura de ler... desobediência civil...!




henry david thoreau_a desobediência civil

modismos na educação...? os portefólios...!

uma das coisas que me parece descabida, nos ensino básico e secundário, principalmente no primeiro, é o uso 'acrítico' dos portefólios como panaceia instrumental pedagógica...

utilizam-nos na língua portuguesa [e sabe-se lá em que mais disciplinas]... pois será que não fazem mais sentido numa disciplina de expressão visual...?

os alunos passam a andar 'carregados' de dossiês, para além dos manuais e cadernos respectivos, livros de exercícios, etc...

e os ditos são objecto de avaliação [formativa...? sumativa...?] ou, por acaso, só servem para auto-controlo do aluno sobre a sua evolução no processo de ensino-aprendizagem...?

e os alunos têm capacidade 'crítica' para deles retirarem frutos para o seu 'futuro' próximo [como alunos]...?

'roubado' por aí... mas está creditado como é de norma...!


polémicas [não sei se] à parte... anti-semitismo e anti-sionismo, de um artigo a ler...!



Para um novo paradigma político; a re-criação da democracia




Sumário

1 - Civilização ou barbárie? Democracia ou ditadura dos “mercados”?
2 – Democracia de mercado
3 - Reforço da pulsão anti-democrática em curso
4 – Entre os pides, qual o pior? O que dá porrada ou o “compreensivo”?
5 – Qual a função do Estado?
6 -  O papel das ideologias
7 -  O partido
8 – Como construir uma alternativa?


20111202

Verdadeiramente nojento!

Eurodeputados proibidos de aceitar subornos

E os outros todos? E ... 'esta coisa' como título é absolutamente inclassificável.

crises... de humor, só pode...!


ainda por causa dos interesses instalados... o sns de 'pantanas' por causas desconhecidas...?

lia hoje no cm uma notícia sobre:

"Todos os anos são realizadas sete milhões de consultas de seguimento nos hospitais, que custam ao Serviço Nacional de Saúde 700 milhões de euros."

quando se percebe que a acompanha um quadro sobre o sns e os ganhos e perdas de alguns hospitais, os que mais 'lucram' contra os que mais 'desperdiçam'...



depois de algum espanto manifestado aqui, eis que me assaltam reforçadas dúvidas sobre a gestão da coisa pública de saúde:


no centro hospitalar de lisboa central o rácio de médico/habitante é de 1 médico para 228 habitantes e o de cirurgiões é de 1 cirurgião para 706 habitantes... no no centro hospitalar do tâmega e sousa os respectivos rácios são de 1 médico para 1.605 habitantes [tanta fartura] e de 1 cirurgião para 3.376 habitantes [ainda maior fartura]...


agora percebemos melhor por que a distribuição está mal feita e os custos por região são díspares...


em lisboa o prejuízo é de 30.780 € por médico, ao passo que no tâmega e sousa o lucro é de 7.529 € por médico....!


e não me venham dizer, depois de o estado ser empregador 'quase' absoluto, que não há manifesto mau gerenciar da coisa e do património público...!

lendo...

a trapeira do job, por josé antónio barreiros:
 
"Aguilhoando pela publicidade enganosa os bois, que somos nós todos, os bancos instigavam à compra, ao leasing, ao renting ao seja como for desde que tenha e já, ao cartão, ao descoberto autorizado.
Tudo quanto era vedeta deu a cara, sendo actor, as pernas, sendo futebolista, ou o que vocês sabem, sendo o que vocês adivinham, para aconselhar-nos a ir àquele balcão bancário buscar dinheiro, vender-mo-nos ao dinheiro, enforcar-mo-nos na figueira infernal do dinheiro. Satanás ria. O Inferno começava na terra."
 
aqui.

divulgando... porque nunca é de mais,... então pelo homem...!

via lisboa sos.

PSP confirma existência de agentes infiltrados na manifestação de 24 de Novembro.


de um seminário na católica... andam coisas estranhas pelos ares... da educação...!

dei uma vista de olhos na diagonal e fiquei um bocado preocupado com a novel 'verborreia' lírico-pedagógica que perpassa por este tipo de discurso... no meu 'pobre' e 'ignaro' ponto de vista...!

como se a vida de uma escola, centrada na sala de aula [como deve ser ou então mudam os paradigmas do ensino], pudesse estar 'dependente' destes preciosismos retóricos... e de siglas...

fica aqui para explorarem, com atenção:
josé matias alves 2011_avaliação, monitorização e melhoria das escolas - o contributo do same

escolha da escola... admissão via 'mérito', proximidade, estatuto social, posses...? e isto tem a ver com rankings...!

quando a coisa começar a ser 'discutida' por cá será que vamos ter critérios 'centralizados' de admissão,,,? ou as escolas, dentro do espírito de autonomia, vão poder 'segregar' as escolhas em função de critérios 'personalistas'...?

lá por fora a questão é candente:

"A recent survey of college admission directors and enrollment managers conducted by Inside Higher Education sparked considerable media coverage about an issue that is not entirely new: Money, not only merit, matters in college admissions."

aqui

escola transformacional...? modelos à americana...?


percepção da corrupção... as companhias [boas e más] que temos... venha o diabo e escolha...!

a publicação do relatório sobre a percepção da corrupção no mundo traduziu-se num mapa global [para além do relatório] que hierarquiza os países e regiões por resultados dos respectivos indicadores... o nosso é de 6,1 em 10...!

não está mal de todo... mas não me parece que isto corresponda de todo à 'real' percepção que o cidadão comum faz da coisa, para não dizer mais...!

fica aqui o mapa:
como nestas coisas o humor costuma sintetizar bem o espírito da coisa fica aqui uma amostra:


sobre o trabalho [e para quem se interessar] deixo as ligações para a:

metodologia

actualizando, às 13,59...:

"cabeças leves, por joão pereira coutinho

Segundo um estudo internacional, Portugal melhorou na percepção da corrupção. Em 2009, o país ocupava o 35º lugar. Em 2011, está em 32º. Como explicar esta espantosa evolução? Não, obviamente, porque houve um decréscimo real da corrupção; muito menos porque a justiça pátria começou a investigar e a punir, com outra dureza, os praticantes da modalidade. A ‘melhoria’ deve-se ao declínio dos casos mediáticos: os portugueses sentem que o país está menos corrupto, não porque ele esteja menos corrupto – mas porque há menos barulho nas televisões e nos jornais."

aqui.
 

20111201

O estado da 'coisa' é este:

Imagem do Kaos! Ai de quem a tome sem divulgar a autoria!
Guardei esta imagem para um post que a merecesse e este merece-a. Raios partam estes DemosNacionais!

da justiça... e com bom senso...!

deve ser uma das primeiras vezes que leio sobre a justiça [e o seu estado deplorável] sem atavios [demasiado] corporativos... o que é de louvar...!

talvez este comentário seja uma primeira abordagem para se fazer um 'acordo' de concertação na [in]justiça portuguesa...

"São vários os factores que contribuem para descredibilizar e para desacreditar a Justiça. Em primeiro lugar o excesso de corporativismo que está instalado, na mentalidade dos seus actores principais, gerador de um ruído e de um conflito silencioso, que é ensurdecedor. Acompanhado de uma lógica e de um discurso sindical ultrapassado, pré--histórico, com lideranças fracas que não sabem nem conhecem as boas regras de comunicar."

daqui

humor com ignorância...ignorância no humor... simplesmente humor...?

via partilha do saber....

 

Belas notícias ...

"Perante uma circunstância dessas, claro que nós teríamos de adotar novas medidas. Não quero nesta altura dizer que medidas poderão ser. Julgo que não é a altura adequada para estar a falar disso", declarou o primeiro-ministro, que tinha sido questionado se podia garantir aos portugueses que em 2012 não vai apresentar, por exemplo, um imposto extraordinário sobre os subsídios de férias e de Natal dos trabalhadores do setor privado. (...)"

onze factores presentes nas escolas eficazes... por josé pacheco...!


ainda a propósito dos feriados e pontes... via blasfémias...!

tratado aqui e aqui.

a sondagem, hoje:


titanic... da língua portuguesa no mundo... questões de somenos...?

na linha dos cortes 'cegos'[entenda-se, meramente economicistas] na difusão e ensino da língua no estrangeiro, que 'custam' dinheiro vivo mas são um 'activo estratégico' para a presença da língua e dos países da cplp no plateau internacional vem agora mais uma machadada...

a euronews parece que vai deixar de transmitir em português... por uma questão de mero milhão e pouco de euro...!
e a agenda é [continuar a] colocar a língua portuguesa como língua oficial de vários organismos internacionais...?... como...?

e já não bastava o (des)acordo ortográfico...?

o melhor é ler este artigo de opinião: 


na linha do stress e do burnout... agora os problemas do sono....!


20111129

Magia : )


pf:Edwin Fischer | cond:Wilhelm Furtwängler | orch:Berlin Philharmonic Orchestra rec:April.1939 
Fonte: nyankothecat

porque nunca é de mais ir tomando atenção às coisas que interessam... na educação [mas também não só]...!


andam coisas perigosas pelos ares... da educação, lá por fora...será que por cá as coisas andam melhores...?

ensino presencial versus ensino virtual [via tecnologia] é um tema actual que vai [subrepticiamente] entrando na agenda da educação e das políticas públicas, de cariz 'económico', de fundamento neoliberal, na assumpção de um 'princípio' de fazer 'mais com menos'...!

por cá as coisas parecem calmas mas já há exemplos desta 'cibercultura' educativa em funcionamento, se bem que numa perspectiva de complemento à escola clássica [ensino básico e secundário], pois no ensino superior já temos em pleno funcionamento uma quase 'ciber' universidade...

parece que os nossos 'maiorais' gostam bastante do que é produzido nos países anglo-saxónicos, nomeadamente nos states...

o caminho para a 'privatização' da educação está de portas 'escancaradas'...? 

então vejamos:

"What kind of record do these virtual charters (cyber charters) have? Not a very good one. Walt Gardner blogged about these issues last week. He sees this movement as "the stealth campaign to privatize education." Gardner says there is no evidence to support the claim that students learn more by technology than in the traditional classroom." 


será [só] uma questão de 'lucro' do capital ou de investimento socialmente lucrativo...?

Por falar em greve

Solidariedade para com os professores madrilenos!

Trata-se da nona jornada de greve desde o início do ano letivo, no último 20 de setembro, e da terceira medida de força no que vai deste mês, depois do encerramento de atividades protagonizado pelos professores nos dias 3 e 17 de novembro.

Clique na imagem para ler tudo

Vamos lá ver em que vai dar isto ...


Por Kátia Catulo

Tutela quer identificar professores com formação para avaliar colegas, mas depois vai alargar diagnóstico a outras competências

Por falar em ortografia ...

O documento já tem uns anos e a imagem não abona muito a favor da claridade ... na mesma,  parece-me oportuno:

NEGADO RECURSO COM ERROS DE PORTUGUÊS...


Mais mudanças na ortografia

Abreviaturas nos SMS podem modificar linguagem:
A utilização de abreviaturas e símbolos nas mensagens de texto enviadas por telemóvel (SMS) ou Internet pode alterar a forma de processar do cérebro, modificando a própria linguagem, defende Michael Corballis em entrevista à agência Lusa.
Leia tudo aqui.

Para quem for mais curioso, deixo a hiperligação para um dicionário de abreviaturas SMS, entre elas:  
• 8-) (sorrindo com óculos)
• [:-) (a sorrir com walkman (a ouvir música))
• ;-) (piscar olhos)
• :-* (beijo)
• :-( (triste)
• :'-( (a chorar)
• :-O (espanto)  
Finalmente ... sabia que o Oxford English Dictionary passou a integrar várias expressões comummente usadas em SMS, chat e afins? Aqui ficam alguns exemplos:
"(...) OMG [OMG int. (and n.) and adj.]: ‘Oh my God’ (em português: Oh meu Deus) (ou às vezes ‘gosh’ (Deus), ‘goodness’ (Bondade), etc.) e LOL [LOL int. and n./2]: ‘laughing out loud’ (rindo bem alto) ... IMHO (‘in my humble opinion’) (na minha humilde opinião) [IMHO at I n./1], TMI (‘too much information’) (muita informação) [TMI at T n.], e BFF (‘best friends forever’) (melhores amigos para sempre) [BFF at B n.], entre outros." (daqui

20111128

Solidariedade | Professores chineses

Por Sui-Lee Wee
PEQUIM (Reuters) - Três professores chineses entregaram nesta segunda-feira um apelo ao primeiro-ministro Wen Jiabao pelo fim da discriminação contra portadores do vírus HIV, condição que impediu a contratação deles em escolas.

Más ideias!

Ministro do CDS troca vespa por carro de 86 mil euros

Pedro Mota Soares, o Ministro da Solidariedade e Segurança Social, que se diz comprometido com a ética social na austeridade, faz-se transportar num novo carro de luxo comprado pelo Estado, cujo preço de venda ao público ronda os 86 mil euros.

Boas ideias!

Bicicletas vão ser alugadas a um euro por hora

Universidade Nova disponibiliza bicicletas a alunos e funcionários

Iniciativa no campus de Campolide chama-se “Novamente a Pedalar” e pretende também impulsionar o exercício físico e um ambiente sustentável no mundo universitário

Notícias do(s) Demo(s)

... como sucedeu em anos anteriores, para os alunos que entraram este ano nas universidades e politécnicos é outra das exigências dos estudantes, que, numa nota enviada à agência Lusa, recordam a promessa feita nesse sentido pelo ministro Nuno Crato. ...
"Pretendemos que os coordenadores de departamentos curriculares deixem de ser designados pelos directores e que os professores tenham uma palavra na escolha", disse ao CM João Dias da Silva, secretário-geral da FNE. ...
O ministro das Finanças defendeu ontem que o Estado social português “é um sucesso”, com “muito mais benefícios” do que custo.

Portuguese Horror Story

Perto de si!


 E vai começar a semana e nada de bom se especta.

20111127

no país das oportunidades... lá [tal como por cá]... o que conta são as diferenças... e os seus efeitos perniciosos...!

"One in three Americans — 100 million people — is either poor or perilously close to it."

aqui.

leituras...

nada que por cá também não ande na ordem do dia [em especial nas cabecinhas neo... qualquer coisa, liberais...] e que querem incluir na agenda da educação num tour de force... puramente economicista...!

por isso vale a pena ler: 

"The cacophony that is U.S. public education is a function of overlapping frames -- the variety of aims and perspectives from which stakeholders approach the 'system.' Following is a list of ten dominant frames:"

aqui

não é para perceber... mas vai moer o juízo a muito boa gente [não por cá]... no país dos standards...!

fiquei literalmente sem palavras... comentários para quê...?

"A growing number of boys are joining girls’ high school swim teams in Massachusetts and authorities that regulate athletics aren’t quite sure what to make of it."

por aqui.

"Esta notícia junta dois dos tópicos mais importantes do momento: fado e Duarte Lima." (João Silva)


por SÉRGIO BARRETO MOTTA | 12 Agosto 2011

Amiga da família e testemunha no processo aberto no Brasil sobre a morte de Rosalina Ribeiro, a fadista Maria Alcina recebeu o DN em sua casa, no bairro do Méier, no Rio de Janeiro. Emocionada, a cantora defendeu a honra da sua amiga, garantido que Rosalina Ribeiro pretendia criar uma fundação com o que viesse a receber da fortuna do ex- -companheiro."

conforto e ergonomia.... simples...!

Com o (des)acordo, penalizar o quê?

"João (nome fictício) é um dos melhores alunos do 8º ano da sua escola, situada na Grande Lisboa. Nos últimos anos, entrou sempre no quadro de honra. Só que o aluno dá muitos erros de ortografia. (...)"
Imaginemos como serão os piores alunos ...

Info | Seminário - "Exclusão Digital na Sociedade de Informação"

Nos dias 27 e 28 de Janeiro de 2012 decorrerá na Faculdade de Motricidade Humana o VI Seminário - "Exclusão Digital na Sociedade de Informação".
Com este seminário pretende-se promover a discussão e divulgar trabalhos que possam contribuir para o combate à info-exclusão e promover a acessibilidade das TIC. As anteriores edições deste seminário têm juntado cerca de 150 especialistas sendo cerca de metade dos participantes de origem estrangeira com predominância sul-americana.

Desde já vos convido a participar neste seminário e a apresentar comunicações submetendo resumos até ao dia 22 Dezembro de 2011.

Mais informações podem ser obtidas na página do seminário em:

José Alves Diniz
Presidente da Comissão Organizadora do SemimeLisboa 2012

questões de bom senso... mais do que necessário...!

sobre o problema dos feriados, a sua abolição parcial [civis ou religiosos], há que ter um pouco de bom senso a colocar a questão pois ela não se resume a "Cada feriado custa 37 milhões de euros a Portugal"...


teremos então que:

"O especialista Luís Bento considera que seria mais importante abolir tolerâncias de ponto e pontes que suprimir alguns feriados."

aqui


questões de razoabilidade e de concertação social... precisamos...!

Questões de (in)segurança

AVISO: O estudo foi desenvolvido pela equipa Norton | Symantec (Parental Control Software - Norton Online Family). 
Mais de 60 por cento das crianças já tiveram experiências perigosas na Internet:

"É o resultado de um estudo levado a cabo pela empresa de segurança Norton. Seis em cada 10 crianças que utilizam a Internet já foi vítima de ciberbullying ou já recebeu imagens pornográficas." (PTJornal)
Mais em :
Norton Online Family Report Identifies Issues of “Cyberbaiting” and Overspending | Kids Who Follow House Rules Have Less Negative Experiences Online
 

alexandre quintanilha...

"Não é o conhecimento que é perigoso. É o que se faz com ele."...!

e porque o céu está cheio de anjos... e demónios...!

vem isto a propósito das recentes declarações do nosso 'maioral financista" que, parecendo não ter mais que fazer, anda por aí a defender a nossa querida banca [sólida, diz ele] para que não lhe coloquem mais engulhos no [seu] atribulado caminho...

a excelente prosa de vasco pulido valente:
anjos ou demónios,,, venha o diabo e escolha...!

pois deste cavaco já não há nada a esperar [aliás, eu nunca esperei muita coisa... mais não fosse o distanciamnto institucional pró-activo...]...!

novíssimas da parque escolar... e lá se foi a autonomia das escolas...!

claro que a coisa só podia vir a dar este tipo de fruto 'podre' e com o défice nos píncaros encaixam o paradigma de abertura da escola à comunidade com conceitos económicos 'transparentes' como 'cedência'... a que título...? gratuita não será...

e aluguer de instalações... ao preço da uva mijona... não será, com certeza...!

venha conhecer a nova realidade:  

"Uma Escola aberta à Comunidade

Venha conhecer um Novo Conceito de Escola.
A Escola do Futuro mais próxima de si! 

No âmbito da sua missão de modernização e requalificação e em estreita parceria com as Escolas, a Parque Escolar, E.P.E. tem como objectivo dinamizar a abertura da Escola à Comunidade, recentrando as Escolas nos meios urbanos em que se inserem, criando condições espaço-funcionais e de segurança para que, nos horários extra-lectivos, os edifícios possam ser utilizados pela comunidade no âmbito das actividades associadas à formação contínua (pós-laboral), desenvolvimento de novas competências, eventos culturais, sociais e empresariais, de desporto ou lazer.

Para garantir a abertura da escola à Comunidade, a primeira iniciativa deste programa que agrega a maior oferta de espaços em Portugal é a Cedência e Aluguer de Instalações, através de uma estrutura e oferta homogénea e integrada para a rede de instalações escolares renovadas em todo o País.

Neste sentido, a Parque Escolar em estreita cooperação com as Escolas, coloca à disposição do cidadão e das Entidades das comunidades envolventes à Escola ou a nível Nacional um conjunto de espaços multi-disciplinares e equipamentos modernos com condições vantajosas."



e para a coisa ficar mais completa até temos direito a um guia do cliente... para não nos perdermos...!

parque escolar 2011_guia cliente, cedência e marcação de instalações

Momentos musicais

"No dia 27 de Novembro faleceu um dos grandes figuras da História da Música de Portugal, Luís Freitas Branco.....(18980-27_XI-1955)" (Gustaaf Robert van Manen)" 
 
"A Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direcção musical do maestro Cesário Costa, interpretou em Maio de 2006 a primeira audição moderna de «Duas Melodias», da autoria do compositor português Luís de Freitas Branco. Datadas de 1909, são duas pequenas peças para orquestra de cordas que revelam uma grande beleza musical, designadamente mediante os permanentes diálogos melódicos que se estabelecem entre os diferentes naipes da orquestra. Duas Melodias para Orquestra de Cordas [1909] Luís de Freitas Branco (1890-1955) Gravação ao vivo da 1.ª Audição Moderna 26 de Maio de 2006, Sociedade de Geografia, Lisboa Orquestra Metropolitana de Lisboa Cesário Costa, maestro" ( )