20120128

Boa noite



Isto é dramático!

"Estudo da Deco a jovens entre os 18 e os 34 anos referente a 2011:
Um terço dos jovens inquiridos pela Deco revelou ter pensado em suicidar-se pelo menos duas vezes no último ano, uma ideia que atinge maioritariamente a faixa etária dos 18 e 34 anos, revela um estudo.

Segundo o estudo da associação de defesa do consumidor, publicado na edição de fevereiro da revista Teste Saúde, tendo por base 1.965 questionários, a faixa etária mais jovem, dos 18 aos 34 anos, é a mais afectada pela chamada «ideação suicida», ou seja, fortes sentimentos para cometer o acto. (...)"
Fonte: TVI24


Fecharam escolas, não pagam o que devem e depois dá nisto ...

Transporte de alunos em risco
"O presidente da Rodoviária do Tejo disse, ontem, que os alunos dos seis municípios que persistem no incumprimento do pagamento da dívida à empresa vão ter de passar a pagar o título de transporte já a partir do dia 1.  (...)

“O problema é que há responsabilidade do Estado, que não transfere para as autarquias as verbas. Construímos uma escola, que custou mais de três milhões de euros, e um Estado ainda não pagou nada”, exemplificou.(...) (JN para assinantes)
Municípios em causa são: Vila Nova da Barquinha, Cartaxo, Almeirim, Torres Novas, Nazaré e Bombarral (Agência Financeira)

Divulgação | Escola Superior de Música mostra talentos no S. Luiz


Fonte: DiárioDigital

Isto é giro! ; )

Fonte: DN

Crueldade

Divulgação | Estágios Profissionais - Portugal Telecom


Recebi por e-mail e divulgo. Pode ser que seja útil para alguém que por aqui passe!
A PT tem um programa de estágios profissionais a decorrer, nas áreas Comercial Tecnológica, com fase de candidaturas aberta. Poderão consultar, concorrer e divulgar através do seguinte link:

PT

Nada que não se soubesse (mas vale a pena re-assinalar)

Lá está ... e porque será que os governantes não a querem desenvolvida? Ah, pois ...:
O sistema educacional global impede que as pessoas desenvolvam a criatividade, massificando e setorizando o pensamento. A afirmação é de Anamaria Wills, especialista britânica em Cidades Criativas. Ela diz que o sistema escolar que utilizamos hoje é do século XIX e está ultrapassado. "A escola não ensina o jovem a pensar, só a executar o que foi pedido. Isso desestimula a criança.", explica. No caso brasileiro, 1 em cada 10 alunos entre 15 e 17 anos para de estudar. A informação é da Síntese de Indicadores Sociais, divulgada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  

(...) 

Para Anamaria, "criatividade não é a solução para tudo, mas é uma forma de tentar mudar o modo como vivemos". Pessoas criativas não se contentam facilmente. Elas nunca estão satisfeitas, pois as coisas sempre podem ser feitas de uma maneira melhor. Ganham consciência para cobrar e assumir responsabilidades. (...)" (Terra)

Vale a pena ler tudo:

O Banco Educacional da Fome

Tendo em conta as restrições orçamentais impostas pelo atual Governo via troika de defuntos (parece que este Governo gosta de cochichar aos ouvidos do triunvirato o que Portugal deve ouvir e aceitar; desta forma a coligação governamental livra-se de eventuais custos políticos eleitorais) a educação viverá um momento único de formar futuros jovens políticos (des)informados.
Atualmente Portugal encontra-se no último lugar (porque corresponde ao primeiro do último) na União Europeia, com o orçamento da Educação a constituir 3,8% do PIB, ou seja, sem ovos adequados (em Qualidade e em Quantidade) não se pode tentar obter sucesso (seja ele qual for…).
Por exemplo, desenvolver uma experiência prática numa aula de Ciências da Natureza, com 25 alunos (antigamente as turmas eram desdobradas), num laboratório com lotação máxima para 15 discentes, pode transformar-se numa atividade enriquecedora, como a de haver uma fuga de gases tóxicos ou uma explosão que destrua a escola ou um quarteirão ou talvez a Presidência do Conselho de Ministros (o único professor não é de certeza um Ser com o dom da ubiquidade, em termos de vigilância sobre 25 almas perdidas, porque existem sempre uns malandrecos que irão de certeza dar show…).

20120127

Divulgação | Cinema no Porto

E porque o fim de semana se aproxima e porque as notícias não são boas há que aproveitar pequenos momentos.

, 27 janeiro 22h00 entrada livre

"É o primeiro de uma série de filmes que passarão todas as últimas sextas-feiras de cada mês com o tema Bicicleta. À semelhança da Bicicletada, que acontece todas as últimas sextas-feiras de cada mês, este ciclo de cinema pretende ser um complemento lúdico e um local de conversa entre os interessados e amantes da bicicleta com todas as problemáticas e assuntos que directa, ou indiretamente, acarreta. Irá desde a ficção, passando pelo documentário até ao cinema de animação. Tem em perspectiva ser um ciclo itinerante. 

Le Gamin au vélo, de Jean-Pierre e Luc Dardenne (87'')

Coprodução Bélgica, França e Itália, 2011
Em Francês, legendado em Português

Cyril, um miúdo deixado pelo pai num orfanato, busca as suas duas maiores paixões: o próprio pai, e sua bicicleta. Largado pelo pai, descontente com o orfanato e ainda incapaz de se relacionar com Samantha, Cyril é presa fácil para marginais que o seduzem para o crime.
A bicicleta, tornando-se o único ponto de permanência na vida do garoto, é uma metáfora bem trabalhada dos sentimentos confusos a que uma criança nessas condições está sujeita, e é com esse cuidado que os Dardenne levam a história, evitando habilmente clichês que atrairiam facilmente cineastas menos desenvoltos."

Fonte: Casa Viva 
casaviva167@gmail.com | praça marquês pombal 167 porto

Imperdível, por muitas e variadas razões:



E é claro que alguma coisa se passa. Voltaremos ao assunto. Entretanto, há que apresentar, divulgar este blogue:

http://thebraganza.blogspot.com/

Até daqui a pouco ; )

(c) Não sei quem

Deixemos as galinhas de lado, morramos pelo que comemos e sejamos broncos até sempre.

Mozart, nasceu num dia 27.

20120126

Boa e serena noite : )



Info | World Report 2012 (Aconselho a ida ao site para ver o vídeo)



This 22nd annual World Report summarizes human rights conditions in more than 90 countries and territories worldwide in 2011. It reflects extensive investigative work that Human Rights Watch staff has undertaken during the year, often in close partnership with domestic human rights activists. 
The introductory essay examines the Arab Spring, which has created an extraordinary opportunity for change. The global community has a responsibility to help the longsuppressed people of the region seize control of their destiny from often-brutal authoritarian rulers. Standing firmly with people as they demand their legitimate rights is the best way to stop the bloodshed, while principled insistence on respect for rights is the best way to help these popular movements avoid intolerance, lawlessness, and summary revenge once in power.

URL: http://www.hrw.org/world-report-2012?tr=y&auid=10206221

Uma foto extraordinária! Ó pa nós! : )


astropt.org
Ontem, a NASA divulgou a "mais incrível imagem em alta definição da Terra". Vejam-na com melhor resolução, aqui. A fotografia foi tirada a 4 de Janeiro de 2012 pelo satélite Suomi NPP. A imagem chama-se Blue Marble 2012 - Berlinde Azul 2012.

Tem a ver com educação, sim ... É sobre Sócrates, o aluno 'diferente' mas 'igual'.


A ler aqui. É esclarecedor:



ADENDA (S):

Chorai, pedras da calçada!...

Inglês técnico...

Por falar nisso ... como é o francês do Zé? Cá para mim, só com estatuto de NEE é que se safaria. Mas lá está, não precisa de fazer exames ... Tem piada, este curso.

Quais concursos nacionais anuais?

"O secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, assumiu o compromisso com a FNE de manter os concursos anuais de contratação de professores e que vai ser respeitada a lista graduada dos docentes.
A garantia foi dada hoje, durante uma reunião para iniciar o processo de revisão do atual regime de administração das escolas." (FNE)

Votos de uma boa tarde! E ... 'Gracias A La Vida' : )



Artist: Giovanni Mirabassi
Song: Gracias A La Vida
Directed by: Maxime Pozzi-Garcia
Taken From: Adelante released on the 27th of October 2011
Official Website: http://www.mirabassi.com/

Implosão Educacional

A proposta que o MEC apresentou de alteração da estrutura mais não é do que uma PROPOSTA DE AJUSTAMENTO CURRICULAR AO ORÇAMENTO GERAL DO ESTADO retificativo e que passa pelo corte de 102milhões de € com a suposta simplificação curricular, corte de 54 milhões de euros através de encerramento de escolas e formação de uma direção que supervisionará várias escolas e corte de 100milhões de euros por via do aumento do número de alunos por turma, aumento da carga horária de todos os professores (acabando com as reduções por tempo de serviço) e diminuição de opções disciplinares e de tempos letivos.
Na prática, levando à dispensa de cerca de 11 000 professores dos quadros, induzindo-os para o processo da mobilidade geral.
Os Contratados, como são mais jovens, estarão mais propensos para trabalharem mais pela pátria e com menores custos.

20120125

Uma bela e serena noite!



Divulgação | Primavera Musical em Castelo Branco

Para a malta da 'terra' e para quem nos queira visitar!

"No próximo dia 31 de Janeiro, terça-feira, almoçar saudavelmente em Coimbra vai ser mais fácil. Com “Um Almoço Saudável (para todos) em Coimbra”, uma iniciativa promovida pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC), pretende-se que toda a cidade tenha acesso a uma ementa saudável, validada técnica e cientificamente pela LPCC. 
De infantários a cantinas escolares e hospitalares, de restaurantes a refeitórios de empresas, de hotéis a associações de solidariedade social, os cidadãos de todas as idades são convidados dia a participar num simbólico arranque da Campanha Nacional dedicada à Prevenção do Cancro Colorrectal da LPCC. (...)"
Saiba mais em: http://www.ligacontracancro.pt/noticias/detalhes.php?id=769

Bom negociante, este Crato ...

"Número de professores portugueses em Timor-Leste vai duplicar

Portugal vai duplicar o número de professores portugueses em Timor-Leste, num investimento de 10 milhões de dólares que vai ser pago em 60% por Timor-Leste. O ministro da Educação, Nuno Crato, está no país, onde visitou a escola portuguesa Ruy Cinatti, em Díli. O correspondente da Antena1 na capital timorense, Francisco Piedade, conta que no próximo mês chegam a Timor-Leste cerca de 180 professores portugueses."

Mas o que é que se passa na Escola Nº 34???

Hoje alunos e professores de 4 turmas chegaram às respectivas salas de aula e encontram os vidros partidos e estilhaços espalhados pelo chão. Está situação causa grande transtorno no normal funcionamento das aulas, para além de esperarem na biblioteca até as suas salas terem o mínimo de condições para voltarem a ser usas ( e até lá já passaram algumas horas) depois confrontam-se com o frio que o aquecimento das salas não consegue enfrentar.
1ºAcção de Vandalismo no dia 17 de Janeiro

Leia tudo ( e veja mais imagens) em: http://apaltodolumiar.wordpress.com/2012/01/25/accoes-de-vandalismo-na-escola-34/

Debate Nacional a 10 dias do fim de algo onde nunca os professores foram ouvidos? Está bem, está ...


Divulgação | Oferta de emprego para professores (Portugal)

Colégio Particular em Palmela pretende recrutar para os seus quadros docentes das disciplinas de :
• Português
• Inglês (Preferência Native Speaker )
• Espanhol (Preferência Native Speaker )
• Matemática
• Físico- Química
• Ciências Naturais
• História
• Geografia
Ver Oferta de Emprego: http://www.net-empregos.com/1402093/docentes-de-portugues-ingles-espanhol-matematica-e-outros/#ixzz1kUzXBH15

Pois é ... a história, hoje em dia, é outra e ... a música também!

O filho do Presidente de Angola, queria ser cantor ! Logo o papá... imaginem o resto! Haja decoro, senhores!


"Coréon Dú cantando "Kambuta" de Tanga com a Orquestra Classica da Madeira led by Maestro Rui Massena no Concerto Sinfónico Classicos da Música Angolana a no dia da Independência de Angola , 11 de Novembro de 2011 , no Centro de Conferências de Belas ( Luanda, Angola).

Coréon Dú performing Tanga´s "Kambuta" with the Madeira Classical Orquestra led by Rui Massena in the Classics of Symphonic Concert on the Angolan Indpendence Day, November 11, 2011 , at the Belas Conference Center ( Luanda, Angola)" (

ADENDA ao site do Ministério da Educação. Assunto: Revisão Curricular

Bom, já aqui se falou no assunto em causa, uma gralha muito grave no site do Ministério da Educação num assunto que tem poucos mais dias de 'consulta pública' e de 'aceitam-se sugestões'. O nosso alerta está no post "E o que é que falha??? Pois naturalmente a parte onde poderíamos dar o nosso contributo! Parabéns senhores do Ministério da Educação!!! : /"). E agora temos mais dados. Assim, em jeito de adenda ... : 


- onde se lê  http://mce_host/revisao.estrutura.curricular@mec.gov.pt  deve ler-se revisao.estrutura.curricular@mec.gov.pt. Isto, tendo em conta o que 'dizem' no PDF Revisão da estrutura curricular. Não confirmei, não escrevi para .

Ah pois é!


"…e este desenho foi feito pela Mariana em 2005
e representa a família. (Eu sou a batata maior!)" (Margarida)

E o que é que falha??? Pois naturalmente a parte onde poderíamos dar o nosso contributo! Parabéns senhores do Ministério da Educação!!! : /

Transcrevo o e-mail de alerta que recebi e coloco-lhe uma imagem 'alusiva':

" Revisão curricular - Consulta Pública
Não sei se alguém tentou já inserir comentários no link que aparece na nova página do governo destinada à apresentação de propostas/comentários/críticas  sobre a proposta de revisão curricular.
A nova página é esta:
No entanto, o link que aparece no final da mesma, aparentemente, não funciona:
Os contributos referentes a esta consulta pública poderão ser enviados, até dia 31 de janeiro, para http://mce_host/revisao.estrutura.curricular@mec.gov.pt
Caso confirmem o erro penso que seria de contactar o Ministério no sentido deste apresentar uma satisfação pelo sucedido e exigir o prolongamento do prazo de discussão da proposta.
Eu própria já o fiz através da caixa de contacto com o MEC que aparece aqui:
(c) Isabel Guerreiro

Lá está ... é como se a Escola fosse Deus!

Violador de menor conheceu- a no Facebook 

(por F I LI PA AMBRÓSIO DE S OUSA e ROBERTO DORES | DN)

Quando tudo falha, de quem se lembram? Da Escola ...:
E as escolas? As escolas têm um papel fundamental; os pais têm de pedir ajuda porque estas também têm uma grande responsabilidade e não pode só ensinar o que está no currículo.
Palavras 'sábias' do inspetor Ramos Caniço (dapj) a propósito de:
No último semestre de 2011, a Procuradoria- Geral Distrital de Lisboa, que engloba a comarca de Sesimbra, contou 344 casos em investigação de agressão e coação sexual a menores. Desses, 26 ocorreram em Sesimbra. Nestes casos estão incluídas todas as suspeitas de agressores sexuais que tenham aliciado a vítima pelo Facebook ou pela Internet. 
E já agora, 26 casos em 344 não são a maioria. Então, porque não falam de outras causas e meios para que estas coisas aconteçam? Pois ... A Escola e o Facebook são pau para toda a obra. Já se percebeu ...

Print screen do DN

ADENDA:

Pode ler a notícia no site do Público

Notícias do Demo

"A Universidade fica com o meu dinheiro, impede-me de fazer o curso e limita-se a acusar-me de difamação por eu relatar objetivamente os acontecimentos"
O MEC esclareceu em comunicado que as reuniões de hoje e manhã com os sindicatos dos professores são apenas "de preparação do ajustamento do diploma". A proposta de lei final deve chegar aos sindicatos até ao dia 10 de fevereiro.
“Hoje apresentámos um conjunto de princípios”, disse aos jornalistas o secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida, depois de se reunir com delegações da Federação Nacional da Educação (FNE) e da Federação Nacional dos Professores (FENPROF), em Lisboa.
Sem citação ... : /
.......................... Por sua vez, uma fonte da empresa Metro do Porto disse que o atropelamento ocorreu numa altura em que o menor entrou numa passadeira para atravessamento da rua e do canal de metro “com o sinal vermelho”.
Um jovem de 14 anos foi esfaqueado nas costas, ontem à tarde junto a uma escola de ensino básico em Pegões, Montijo. O papaz deu entrada no Hospital de Setúbal, ainda com a faca espetada, que só foi retirada após ter sido submetido auma intervenção cirúrgica.
A mesma notícia no Público:
Segundo a mesma fonte, o agressor é um rapaz de 14 anos que ainda se encontra a monte.
Afinal, quem tem a auto-estima mais em baixo são os alunos que nunca chumbaram, mas vivem durante o ano letivo a possibilidade de tal acontecer.
Enviados mais de cem professores para a antiga colónia portuguesa.
(c) Margarida Az
O programa inicial de formação de professores, para a qual Portugal vai enviar 173 professores portugueses e da responsabilidade do Ministério dos Negócios Estrangeiros, está orçado em 10 milhões de dólares, seis dos quais pagos pelo Estado timorense.
O projeto da Escolas de Referência, do Ministério da Educação e que inclui 50 professores portugueses, está orçada em 2,4 milhões dólares, 1,5 milhões de dólares garantidos pelo Estado português.
«O facto de os pais pressionarem para ter boas notas acaba por ter um efeito contraproducente, porque os resultados normalmente são piores do que quando os pais estão mais preocupados com o processo de ensino da aprendizagem», acrescentou o coordenador do estudo do ISPA.
"Os professores são fundamentais para o ensino. Os professores portugueses  estão aqui a fazer um trabalho extraordinário e temos muito orgulho nos  professores portugueses que aqui estão", disse Nuno Crato. "
Imagem (c) Sic Notícias
O número de professores de Ensino de Português no Estrangeiro (EPE) obrigados a regressar a casa foi de 122, afirmou na terça-feira o deputado socialista Paulo Pisco, que considerou tratar-se de "um retrocesso gigantesco". 
"Chove nas salas de aula, os alunos têm de andar com baldes, as portas e mesas estão partidas e a caixilharia está completamente podre", afirma. Para além disso, chama a atenção para uma grave falta de segurança: "o laboratório está obsoleto e existe até perigo de haver alguma explosão, dado que está mal acondicionado o material altamente inflamável", conta. (...) "A situação é de tal forma grave que até já crescem cogumelos nas salas, chove como na rua e é normal andarem baratas no chão", afirma Daniel Sá. 

20120124

Boa noite!


Sou a favor das petições, dos grupos e das manifestações, sejam elas quais forem porque defendo a liberdade de expressão! Toma lá mais esta, pá!

(c) Vota noutro gajo qualquer

E haja memória, professores e pais ... :

[post anterior e relacionado: Toma lá, pá!]

Boicote ao LIDL?

"Jornal de Notícias » Segurança: O DIAP de Coimbra teve de abrir um inquérito sobre o furto de 77 cêntimos de feijão-verde, num supermercado Lidl. Uma procuradora-adjunta arquivou o caso, por se tratar de bagatela, mas o supermercado reclamou e, agora, o caso ocupa uma procuradora da República.
O caso tinha os ingredientes para ser julgado em processo sumário, o que dispensaria a abertura de inquérito, mas o Lidl inviabilizou essa possibilidade: era preciso que apresentasse queixa, logo que o seu segurança apanhou o ladrão e chamou a PSP, e não o fez."
Achegas:
http://fucklidl.blogspot.com/
Espreitem também, se quiserem: 

E esta, hein? Viva Portugal!

"(...) Com o agravamento da crise financeira na Europa e a valorização do real, Portugal oferece excelentes condições para os estudantes brasileiro, tanto no que se refere aos valores das mensalidades dos diversos cursos como no que tange ao custo de vida.
Só faltaram as 'natas' ; )
Uma refeição num restaurante médio pode custar entre 5 e 10 euros. Mas numa cantina universitária custa menos de 3 euros.

 O aluguer de um quarto pode custar entre os 150 e os 300 € mensais, encontrando-se também apartamentos por preço muito mais baixos que os do Brasil.

Os estudantes brasileiros precisam de um visto de estudo apenas para os cursos de duração superior a 3 meses. Esse visto está hoje muito facilitado.

A rede universitária portuguesa é muito rica e tem um enorme número de valências, em escolas espalhadas por todo o país.

(...)

Mesmo para a aprendizagem de línguas estrangeiras, Portugal tem sido o pais escolhido por muitos brasileiros, considerando a qualidade dos institutos portugueses de línguas e a utilidade da língua portuguesa como língua de interface com o inglês, o francês o espanhol, o alemão ou mesmo o mandarim e o russo.

Por outro lado, estando embora na ponta ocidental da Europa, para além de ter as melhores comunicações com o Brasil, com voos diários para mais de 10 destinos, Portugal é uma plataforma de voos para toda a Europa a custos muito baixos.

Portugal é dos países europeus com maior potencial nas áreas de educação e do ensino, especialmente para os estudantes e os formandos dos países de língua portuguesa. As universidades e os institutos portugueses oferecem milhares de cursos em todas as áreas." (Veja maior desenvolvimento no no site)

Contra a censura e em modo solidário com Raquel Freire!

Para ouvir: Para ler:

Sobre a eliminação da Formação Cívica

"Numa carta enviada ontem ao ministro da Educação e Ciência, o Provedor de Justiça frisa que o cumprimento do estipulado na Declaração das Nações Unidas e da Carta do Conselho da Europa “não se compadece” com a prevista eliminação daquela disciplina."
Mas o Ministro não está cá ...

Sic Notícias

Novas de Timor-Leste

"O número de professores portugueses em Timor-Leste vai duplicar a partir deste ano, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.
Em nota enviada à agência Lusa, a diplomacia portuguesa indica que, em resultado de um novo protocolo, "Portugal duplicará o número de professores portugueses contratados, dos atuais 80 para aproximadamente 170".
Estes docentes "serão colocados em todos os 13 distritos do território timorense" e a cooperação portuguesa contribuirá ainda "para a formação de 7000 candidatos a professores timorenses, bem como de professores que lecionam atualmente nos níveis básico e secundário, num universo escolar que compreende 300 mil alunos", acrescenta o comunicado." (Expresso)
(c) Margarida Az 2011

Se não for o mais violento, estará sem dúvida no TOP 10

(c) The Anarcho-Feminist

Ora aqui está uma boa notícia!

 Parada de Tibães vai ter horta biológica
"(...) “São hortas biológicas e, no início, vão ter 50 parcelas, mas podem atingir as 200”, revelou, ao JN, António Vaz, presidente da Junta de Parada de Tibães, que pretende requalificar uma área equivalente à de dois campos de futebol. (...)
“Estamos a cumprir os objectivos da Quinta Pedagógica, que foi criada com o intuito de trazer aqui os j ovens, principalmente as crianças, para perceber de onde vêm os alimentos que geralmente só conhecem no prato”, referiu Mesquita Machado, que destacou ainda o Centro Experimental e Ambiental implementado na Quinta Pedagógica.
“É um local onde se aprende a fazer compotas e pão, assim como outras iniciativas de âmbito pedagógica relacionado com o trabalho da quinta”, frisou." (JN para assinantes)

E porque não abrirem também à noite?

Print screen | Diário de Notícias


Fonte: Mafra Hoje (citando o DN)

Notícias | Nuno Crato em Timor

(c) Margarida Az

Há sortes assim

Ouvia hoje a TSF pela manhã quando, sem anúncio ou justificação, o seu director - Paulo Baldaia - entende servir-se da prerrogativa que em Portugal é dada aos directores de Media de se constituirem comentadores privilegiados em horário nobre. Sem contraditório algum, sem enquadramento, sem imparcialidade. Deve ser bom, isto, de ser-se director de um Media e poder, sem problema ou consciência, fazer a defesa do que se quiser. Desta vez coube o brinde a Cavaco Silva, que "não foi claro", que "não quis dizer o que disse" (portanto, a prerrogativa estende-se a transmissão de pensamento), que "ficou fragilizado". Há sortes assim.

Cavaco Silva está longe de ser irresponsável. Coisa diferente é ser, cronicamente, irresponsabilizado. Faz parte da condição de homo politicus em Portugal, ter sempre da parte dos outros o benefício da dúvida, segundas, terceiras, quartas, enésimas oportunidades. Por defeito, por hábito, por pura estupidez ou conformismo, vamos (quase) todos desculpando, na pior tradição catolicazinha, as falhas de quem nos falha, os insultos de quem os insulta, os desrespeitos de quem é pago para representar-nos com respeito. Quase todos alegremente nesta grandiosa viagem de estudo pelas falhas graves do nosso sistema político como quem, à saída, guarda recordações que de pouco servirão para o futuro. Assim, alegres e contentes, satisfeitos e assegurados da ordem normal das coisas, ou seja, de que algumas famílias continuarão "sem instabilidade" a jogar entre si lugares de poder durante partidas de golfe e almoços faustosos, continuamos também a perseguir a cenoura na ponta da cana, distraídos face a tudo o resto. Há afirmações, crimes, atitudes, que só são verdadeiramente consequentes quando pequeninas: se forem suficientemente grandes, parece que pensamos não serem do nosso universo, do nosso plano, mas do "deles", e que assim, nada sendo connosco, não deve merecer-nos a atenção do tempo e do gesto. Há sortes assim.

Em países onde os eleitores têm consciência do seu dever cívico, em países onde os eleitos têm a mais elementar vergonha na cara, o "mais alto dignatário do Estado" reconhecia o carácter vil e insultuoso da comparação que fez com pensionistas de vidas absolutamente miseráveis nas quais pagam mais de medicamentos do que recebem de pensão, e demitia-se antes de ser demitido. Assim como os directores dos media recordavam aquilo que aprenderam de ética, de deontologia, de imparcialidade, e demitiam-se. Isto, claro, considerando que têm sequer formação em alguma dessas coisas, o que em Portugal também se perdoa com assinalável regularidade. Há sortes assim.

Mas isto sou eu, que espero que os adultos ajam como adultos, que tenham memória e "sentido de responsabilidade" (que é mais ou menos o mesmo que sentido de ridículo). Querem ser europeus? Comecem por imitar a auto-crítica. Sem ela, não podemos queixar-nos da nossa sorte. Somos o que permitimos que nos seja feito.

Alguém vai pedir o livro de reclamações

20120123

Boa noite!


Naaaa .... qual lobby ...

Mundo perdido?

"Trocam-lhes fraldas, dão-lhes biberões, aquecem-nos em dias de frio e investem em cadeirinhas de segurança para os poderem transportar de carro.
O que distingue o amor desta mulher, a caminho dos 50 anos e com dois filhos adultos, é o facto de a sua ‘bebé’ ser uma boneca de vinil.
Os reborn custam entre os 200 e os 500 euros e, talvez por isso, as crianças não sejam os clientes mais frequentes."
Fonte: SOL. A foto, é de outro lado.

Pedido de atenção, olho aberto e divulgação:


Daqui

DESAPARECIDO – Pedido de divulgação

Daqui
Daqui
"(...) O aluno do 10º Ano, Turma F, Luís Carlos Faria da Silva, está desaparecido desde 6ª feira, dia 20/01/2012, tendo sido visto pela última vez junto à Escola Secundária de Vizela, cerca das 13.30 horas(...)" (outrÒÓlhar)
ADENDA: 

Toma lá, pá!


Pedido de Demissão do Presidente da República

Divulgação | Questionário para docentes

 Investigação Científica - Autoeficácia e do Stress Profissional na Classe Docente
Caro (a) Professor (a), 
Neste momento está a ser desenvolvida uma investigação científica no âmbito da Autoeficácia e do Stress Profissional na classe docente. Deste modo, solicitamos a sua colaboração neste projeto de investigação através do preenchimento dos questionários que se encontram divididos em 3 PARTES, demorando em média 5 a 10 minutos para o seu total preenchimento. Não existem respostas certas ou erradas, pelo que agradecemos o seu preenchimento da forma mais SINCERA e HONESTA possível, que reflita o seu estado no momento atual. Este questionário é completamente ANÓNIMO (não terá que se identificar em parte alguma do questionário) e CONFIDENCIAL (só a equipa de investigação terá acesso a ele). 

Deverão participar docentes que estejam a lecionar e que pertençam a qualquer nível de ensino: Pré-Escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, Ensino Secundário e Educação Especial. 
O nosso muito obrigado.
Para aceder ao questionário basta aceder ao link:
Cumprimentos, 
Marta Carvalho 

Investigação Coordenada por: 
Octávio Moura 
Clara Costa 
(Escola Superior de Educação de Fafe) 

Mais uma excelente montagem e análise do Kaos!

Só falta chamarem-nos de parvos

Nem sempre é assim, mas sortudos daqueles para quem assim é. É para eles, este 'clipe'.


Crato em Timor-Leste!

"O ministro da Educação de Portugal, Nuno Crato, realiza entre terça-feira e sábado uma visita oficial a Timor-Leste para dar «maior força» ao ensino do português neste país da comunidade lusófona.
«É uma visita normal no quadro da cooperação entre os dois países, mas que eu espero que seja uma visita muito produtiva para dar uma maior força a este trabalho», afirmou Nuno Crato à agência Lusa.
A visita do ministro da Educação a Timor-Leste decorre na sequência da assinatura de dois protocolos com as autoridades timorenses relativos às escolas de referência, com o objetivo de promover a qualificação do sistema educativo no país, e de assistência técnica na área de formação de recursos humanos."
Fonte: Diário Digital / Lusa

Coisas estranhas que acontecem ...


Diário de Notícias | Site da FNE
A imagem é pequenina pelo que transcrevo parte da notícia:

Candidata que se terá enganado a preencher formulário ‘ online’ ficou colocada. Caso terá de ser decidido pela direção regional

Candidata argumenta que plataforma trocou vírgula por ponto

"Uma professora de Educação Visual e Tecnológica, que se enganou a preencher a candidatura a um lugar de contratação de escola, no agrupamento Aver o Mar, da Póvoa de varzim, acabou por ficar colocada, ultrapassando quase um milhar de colegas melhor classificados. Uma falha que terá de ser resolvida pela Direção Regional de Educação.(...)"
E depois, o que disse o Arlindo Ferreira:
"(...)Arlindo Ferreira, que tem compilado no seu blogue Arlindovsky as queixas de docentes, garantiu que “há mais casos” como este, alguns “a ser resolvidos”, outros em fase de denúncia. Este professor acusou ainda as escolas de, de forma generalizada, incluírem nas prioridades de escolha –“por vezes logo à cabeça” – o facto de o candidato já ter dado aulas no estabelecimento, o que considera ilegal. “A continuidade pedagógica pode ser invocada nas bolsas de recrutamento, não na contratação de Escola”, defendeu, acrescentando que o critério pode ser inconstitucional.(...)" (DN)

Fiat justitia et ruat caelum

Juiz realça "total ausência de fiscalização"do Ministério da Educação no caso Pedroso 

Por Mariana Oliveira  | Jornal Público (assinantes) 

"Magistrado realça relações políticas e pessoais entre os quatro arguidos que irão ser julgados por prevaricação.
O juiz de instrução que decidiu levar a julgamento, pelo crime de prevaricação, a ex-ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues e o advogado João Pedroso, antigo chefe de gabinete de Ferro Rodrigues e António Guterres, realça, no despacho de pronúncia dos quatro arguidos acusados pelo Ministério Público, “a total ausência de fiscalização por parte do Ministério da Educação relativamente ao bom cumprimento dos serviços adjudicados” a um grupo de trabalho liderado por Pedroso. " (Público)

Notícias do Demo

Há muito mais notícias hoje mas ... procurem-nas vocês que eu, estou cansada.
"(...) Já alargando o leque a todos a todos os diplomados da última década, desde 2001 as ciências empresariais são as que mais contribuem para a lista de desempregados ( 16,3%), seguindo- se as ciências sociais e do comportamento ( 11,8%) e as formações de professores ( 10,6%).(...)"

20120122

Boa noite!


Qual é a renda que a terapeuta paga à escola? Como cidadã, sinto-me lesada!

Toni Negri em Lisboa: “Será que na Europa existe esquerda?”


Não sendo a primeira presença em Portugal de Toni Negri, a sua permanência no Maria Matos, na última sexta-feira, ao final da tarde, originou uma plateia cheia.

Negri e o seu companheiro habitual Michael Hardt são grandes desconhecidos em Portugal. Nas esquerdas políticas sabe-se que existem mas, poucos terão lido os seus trabalhos – ou então, leram em “diagonal” - e, são menos ainda, aqueles que reconhecem como importantes os contributos de Negri e Hardt para a explicação da realidade destes tempos de globalização neoliberal.

Que os chefes da esquerda institucional não apreciam particularmente o pensamento “herético” de Negri, já se sabia, pois ele não cabe no seu pensamento único; para além disso, nem poderiam estar presentes pois apreciam pouco as plateias, demasiado habituados que estão aos palcos. Por outro lado, as suas várias agências ou influências, infiltrações com missões de controlo ou aviltamento dos movimentos “indignados”, também não estiveram representadas.

Existindo naquelas instâncias da “esquerda” uma forte preponderância da formatação ideológica trotskista ou stalinista, conceitos como “império”, “multidão”, “biopolítica” ou a recusa do patriarcalismo partidário, não se coadunam com a típica análise de classes, o autoritarismo estatal, ou o materialismo dialétíco.

Embora na parte final do encontro com Negri tenha sido escasso o tempo para a formulação de questões pela assistência, tivemos tempo de colocar a seguinte questão:

“O capitalismo neoliberal, através do sistema financeiro, controla os Estados, tornando-os seus instrumentos; por outro lado, as esquerdas institucionais consideram que a solução para os problemas atuais passa pelo Estado regulador e investidor. Como se compatibiliza isto?”

Negri respondeu, sinteticamente: “Será que na Europa existe esquerda?”.  Na sua opinião a última emanação de uma esquerda na Europa foi nos motins de Londres, centrados em Tottenham, em 2011; aí houve esquerda, porque existiu resistência e combate frontal ao sistema.

Há algum tempo que vimos apontando para a necessidade de uma esquerda de combate, plural, nascida da interação entre a prática e o estudo; numa ação de unidade entre pessoas, com discussão democrática, baseada no consenso e sem chefias.

Para a construção dessa unidade, qualquer avanço na luta contra o sistema exige a afirmação clara de várias recusas – do capitalismo, do Estado, do modelo de representação política e de lógicas nacionalistas.

Quem quiser fazer parte desse movimento de combate anti-capitalista terá de formular de modo inequívoco uma demarcação face às instituições do sistema, mormente dos partidos e centrais sindicais que o integram, para os quais os problemas que assolam as nossas vidas são resultantes exclusivamente da crise económica, não se referindo o sistema como o verdadeiro problema. O Estado paga-lhes por essa complacência.


Sobre estes temas:

http://www.slideshare.net/durgarrai/capitalistas-e-estado-a-mesma-luta

http://www.slideshare.net/durgarrai/pensar-esquerda-sem-vacas-sagradas

http://www.slideshare.net/durgarrai/esta-esquerda-a-tranquilidade-da-direita

http://www.slideshare.net/durgarrai/para-um-novo-paradigma-poltico-a-re-criao-da-democracia

ou, todos no blog:

http://grazia-tanta.blogspot.com/
A UGT é o que é e sempre foi        

Nasceu de um objectivo saudável, a recusa da unicidade sindical, ainda que por obra e graça do investimento do SPD alemão e da sua Fundação Friedrich Ebert. Creio que na altura alguns trabalhadores terão pensado que a UGT seria democrática e isenta do controleirismo do PC sobre a CGTP.

Passados mais de 30 anos, qual o balanço? A CGTP continua a única a ter capacidade de ensaiar a oposição ao governo, embora com toda a incapacidade estratégica inerente aos seus mandantes, que procuram essencialmente usar a capacidade de realização - manifs, greves -para perpetuar no seu posto uma imensa burocracia sindical. A UGT é um acessório governamental, qualquer que seja o governo e foi para isso que foi criada, como sabemos, tendo na base um acordo paritário PS/PSD que conduziu à preponderância do primeiro, após divergências entre os TSD, segundo julgo lembrar-me.

Em ambos os casos se bloqueiam estatutos para evitar iniciativas das bases e ambas polarizam a actividade no secretários-gerais, num espírito hierárquico desajustado aos tempos de hoje, numa p´ratica de presidencialismo para não referir caudilhismo

Acontece que a realidade neoliberal veio a trazer um elemento de grande importância para a dessindicalização e, em toda a Europa o movimento sindical há muito deixou de ser movimento para se mostrar uma burocracia que não tem pejo em dar porrada a activistas "demasiado" desalinhados. Ainda em 2010 a USL apresentou queixa na polícia contra a PAGAN procurando garantir o monopólio dos protestos contra a NATO. Tema em detalhe, na ligação

http://www.slideshare.net/durgarrai/a-misria-da-esquerda-que-anda-por-a-um-case-study-a-cimeira-da-nato

ou no blog

http://grazia-tanta.blogspot.com/

Proença, talvez genuinamente contrariado porque ele é que colocou a cara e a assinatura no contrato, cumpriu o seu papel e o da UGT. A CGTP agradeceu, naturalmente

Não me parece é que os trabalhadores tenham alguma coisa a agradecer a ambas; ou a esperar algo de positivo de burocratas sindicais.



22/1/2012

Gostei e partilho!

O que fazem personalidades insuspeitas como Moita Flores e Rita Ferro Rodrigues à noite na SIC? Conduzem um grupo de médiuns por cenas de crime para que resolvam os crimes que a justiça não foi capaz de resolver. Num país em que a justiça não funciona, o oculto ganha território e o formato é um sucesso. O Governo devia aprender com a SIC a resolver os problemas. Já estou a ver o ministro das Finanças a levar um grupo de médiuns às reuniões com a Troika, o ministro da Educação a passear com médiuns pelas escolas portuguesas para que identifiquem as causas do insucesso escolar e o médium do ministro da Economia a encontrar-se com os médiuns das centrais sindicais e da CIP para a reunião da concertação social. O grave no meio do absurdo é que esta estupidificação colectiva tenha tantos adeptos.

Sobre o acordo "UGT/PATRÕES/GOVERNO".


 É só clicar em cada imagem.