20160411

Não tens grupo, não tens opinião

Soube, através do Blog de Ar Lindo e também através de notícias de jornais, que o Ministério da Educação decidiu fazer um inquérito a professores sobre o currículo dos alunos (pode-se responder até 15 de Abril). Ora, julgando eu, na minha inocência, que era professor, lá fui aos serviços administrativos da escola pedir o código.
 
Vá-se lá saber porquê, os serviços administrativos e a direcção da escola também julgam que eu sou professor e, como tal, lá me deram o código para aceder ao inquérito. Entrei na página, digitei o código e número de cartão de cidadão e entrei no questionário propriamente dito.
 
A primeira questão -  "eliminatória" - era o meu grupo de recrutamento. O problema? É que não tenho grupo de recrutamento nenhum. Tenho uma licenciatura via ensino, um estágio pedagógico com 18 valores, mas grupo de recrutamento, nicles. Já podia ter sido criado, mas, ao que parece, ainda houve vontade política para tanto.
 
Não ter grupo de recrutamento é chato. Além da falta de carreira docente e de salário decente, temos de nos sujeitar a concursos por oferta de escola com critérios  à vontade de cada direcção (acabou a BCE mas houve muita coisa que ficou na mesma) e agora também não temos direito a opinar sobre as disciplinas que leccionamos.
 
A questão que se coloca é: então, vai ficar tudo igual nessas disciplinas? Ou haverá alterações, mas sem que sejam ouvidas as pessoas (ia dizer "professores", mas nós somos, obviamente, outra coisa qualquer) que as leccionam? Ou nem sequer se lembraram que elas existem?
 
Sou favorável a este inquérito, espero que os resultados sejam divulgados e que se traduzam em alterações práticas. Mas, já agora, se não for pedir muito, gostava que TODOS os professores tivessem oportunidade de responder!