20111001

'A Maior Flor do Mundo' | José Saramago



E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos?
Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?

José Saramago

Fonte: 

... e porque não um movimento destes em Portugal?

Artistas defendem ensino da música nas escolas | Angola Press

Um movimento de artistas (e pessoas interessadas) pelo ensino da música e o acesso a uma educação musical decente nas escolas. Por todas as razões e essencialmente pela maravilha que é saber: ouvir e fazer música, tocar um instrumento, cantar, enfim, usufruir de todas as qualidades desta bela forma de expressão artística.
Hoje é dia da música para alguns, para mim, deveriam ser quase todos mas ... cada vez mais ouço uma quantidade incrível de porcarias sonoras (passo a expressão) nas rádios, em CDs, TV e por aí fora. As maioria das pessoas, no meio de tanto ruído, poluição e organizações básicas sonoras nunca chegará a aperceber-se do nosso património musical universal e das possibilidades que existem de que se passe a criar ainda mais ... Fica o desabafo. Nem estava à espera de assinalar este dia ...

Irritante Demo ... Parece que está a falar de crianças caprichosas ...

"Há muitas pessoas dedicadas que gostariam de ser professores mas que não podem sê-lo neste momento."
Nuno Crato | JN

O Demo do Crato


O Governo decidiu suspender a entrega do prémio de 500 euros aos melhores alunos do ensino secundário de vários cursos, noticiou o jornal Público. O cheque deveria ser entregue depois de amanhã, numa cerimónia designada «Dia do Diploma», e alguns alunos já tinham sido avisados. Agora, o Governo propõe que estes alunos escolham projectos de apoio a famílias carenciadas ou outros estudantes, previamente seleccionados, a quem entregar o seu prémio de mérito. O Ministério da Educação sublinha que esta alteração pretende incentivar a “solidariedade” dos melhores alunos do ensino secundário.

Não sou um adepto da meritocracia como solução para todos os males, não por não reconhecer o mérito a quem o merece, mas por rebaixar os que não conseguem atingir esse patamar, por maior que também seja o seu mérito. Talvez este prémio até nunca devesse ter existido, mas não é isso que está aqui em causa, o problema é retirarem a um jovem um prémio que lhe tinha sido prometido e tinha ganho. Quantas vezes já terão sonhado com o que iam comprar com esses 500 euros? De repente, tiram-lhe o prémio e "magnanimamente" deixam-no escolher a que "pobrezinho" vai dar esse dinheiro. A solidariedade não se incentiva à força nem se impõe à custa de sonhos.

Missão bem sucedida! Parabéns aos resistentes!

Ministro recebe professores

"Após 24 horas de protesto no Palácio das Laranjeiras, em Lisboa, os mais de vinte professores apenas abandonaram as instalações com a promessa de que iriam reunir com o ministro da Educação, Nuno Crato, na próxima semana. O encontro com o secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, na quinta-feira, não agradou aos docentes.(...) (CM)

Expressões modernas de raiz antiga

Blogue Parada de Aguiar
"Pedindo licença à grande lexicóloga Edite Estrela, vou introduzir novas expressões e vocábulos no léxico do português:
Eis alguns exemplos:
- "estar isaltinado" - estar preso até um magistrado amigo nos libertar.
(...)" 
Leia o texto completo @ Neologismos, por Cunha Ribeiro)

20110930

Irreverências : )

"Câmara anunciou que decidiu «atribuir o prémio de 500 euros aos dois melhores alunos da cada uma das seis escolas secundárias do concelho»" (Por: tvi24 / PP)

Vislumbra-se um Natal do Demo

"O economista João Duque admite que o subsídio de Natal poderá ser retirado na totalidade aos portugueses, porque «já não há tempo» para aplicar novas medidas com impacto nas contas públicas." (TSF)

Áudio aqui

Imagem daqui

ADENDA (21:23)


E depois, para aquecer e inflamar ainda mais, há estes casos:

Subsídio de alojamento dá 1152 euros aos governantes

 

Assunto: Destacamentos por Condições Específicas

Mais uma vez, um excelente post: Uma nova barricada no MEC, no Blogue DeAr Lindo.

Literatura Moderna

Diálogo entre Colbert e Mazarino durante o reinado de Luís XIV extraído da peça de teatro Le Diable Rouge, de Antoine Rault:
Imagem daqui
"Colbert: Para encontrar dinheiro, há um momento em que enganar [o contribuinte] já não é possível. Eu gostaria, Senhor Superintendente, que me explicasse como é que é possível continuar a gastar quando já se está endividado até ao pescoço...

Mazarino: Se se é um simples mortal, claro está, quando se está
coberto de dívidas, vai-se parar à prisão. Mas o Estado... o Estado, esse, é diferente!!! Não se pode mandar o Estado para a prisão. Então, ele continua a endividar-se... Todos os Estados o fazem!

Colbert: Ah sim? O Senhor acha isso mesmo ? Contudo, precisamos de
dinheiro. E como é que havemos de o obter se já criámos todos os impostos imagináveis?

Mazarino: Criam-se outros.

Colbert: Mas já não podemos lançar mais impostos sobre os pobres.

Mazarino: Sim, é impossível.

Colbert: E então os ricos?

Mazarino: Os ricos também não. Eles não gastariam mais. Um rico que
gasta faz viver centenas de pobres.

Colbert: Então como havemos de fazer?

Mazarino: Colbert! Tu pensas como um queijo, como um penico de um
doente! Há uma quantidade enorme de gente entre os ricos e os pobres: os que trabalham sonhando em vir a enriquecer e temendo ficarem pobres. É a esses que devemos lançar mais impostos, cada vez mais, sempre mais! Esses, quanto mais lhes tirarmos mais eles trabalharão para compensarem o que lhes tirámos. É um reservatório inesgotável."
Este diálogo já circula pela internet há uns tempos (por mails e em blogues [aqui, por ex.])  ... Hoje, é novamente muito pertinente.

Frase do dia

(...) não chegavam 10 Palácios das Laranjeiras para receber todos estes que se sentem injustiçados com o início deste ano lectivo.

Vídeos | Professores em protesto

"Foram 25 horas de protesto. Depois de lá pernoitarmos, ao meio-dia de hoje abandonámos as instalações do Ministério da Educação nas Laranjeiras. Vamos retemperar energias para amanhã comparecermos em força na manifestação convocada pela CGTP, pelo emprego com direitos. Estaremos junto ao cortejo do SPGL, às 15h no Saldanha, e apelamos à presença de todos os professores. Antes de sairmos do Palácio das Laranjeiras pedimos o agendamento de uma reunião com o Ministro da Educação para o início da próxima semana e aguardamos a confirmação da data concreta. Na agenda temos muitas lutas por travar e para confrontar quem nos (des)governa: ilegalidade dos concursos, direito à compensação pela caducidade do contrato, vinculação ao fim de três anos de contratos anuais, critérios transparentes nas Ofertas de Escola, um ensino de qualidade e com menos alunos por turma. Na próxima terça-feira faremos nova reunião, para a qual todos/as estão convidados, às 18h, na sede dos Precários Inflexíveis (Rua da Silva, 39). Vemo-nos amanhã na manifestação! A luta continua! A nossa voz faz-se ouvir!" ( )

A palavra a ... | Rui Rocha

Print screen do blogue Delito de Opinião

Lá está outro título falacioso ...

Apenas 56 professores apresentaram recurso

Ana Petronilho  | Económico
Segundo o ministério, só 0,04% dos docentes recorreram do resultado das colocações. Sindicato diz que a plataforma dos recursos está bloqueada.
Apenas 56 professores apresentaram, até agora, recurso dos resultados do concurso nacional de colocação de docentes contratados. Segundo o Ministério da Educação e Ciência, apenas 19 docentes - 0,04% dos 47.732 que concorreram na primeira fase do concurso de colocação, utilizaram esta medida para contestar os procedimentos. Na segunda bolsa de recrutamento, este número desceu um pouco e apenas 37 (0,1% do universo de 37.253 candidatos) decidiram apresentar recurso, após a divulgação dos resultados.
Os números foram divulgados, ontem pelo ministro Nuno Crato num debate urgente no Parlamento sobre a abertura do ano lectivo, no qual a colocação de docentes foi um dos temas centrais de discussão.
Números que o secretário-geral da Federação Nacional de Professores (Fenprof), Mário Nogueira, justifica e desvaloriza, explicando "que a aplicação que permite apresentar recursos tem estado bloqueada". Além disso, para o dirigente sindical "o problema não está no número mas sim nos casos". Mário Nogueira assegura ao Diário Económico ter vindo a receber "informações de centenas de directores de escolas, de todas as regiões do País, que contradizem o que diz o ministério". 

20110929

Malandrices ; )


Google Earth actualizou imagem da Madeira

A palavra a ... | José Soeiro

Educratismo: as falsas evidências

por José Soeiro [1]




URL de origem: http://www.esquerda.net/opiniao/educratismo-falsas-evid%C3%AAncias

[1] http://www.esquerda.net/author/josé-soeiro

Professores em força!

É assim mesmo!!! Força, colegas!
"Um grupo de 20 professores está no Ministério da Educação e exigem ser recebidos pelo ministro Nuno Crato. São docentes que ficaram excluídos da bolsa de recrutamento.

Recorde-se que os resultados saíram no passado dia 19 e geraram uma onda de indignação. Muitos professores queixam-se que foram ultrapassados por colegas com menos anos de carreira e esta situação levou agora a que um grupo de professores esteja a no Palácio das Laranjeiras, em Lisboa, a pedir uma reunião com o ministro da Educação.

Recusam deixar as instalações e dizem que só saem quando forem recebidos. (TVI24)

ADENDA (18:04)

Espero que valha a pena! Pelo menos, são recebidos! Boa malha!

Professores vão ser recebidos por secretário de Estado
Público.pt
O ministro da Educação, Nuno Crato, garantiu aos deputados que os professores desempregados que se concentram desde a manhã de hoje no Palácio das Laranjeiras vão ser recebidos pelo secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova ...

Anedota do dia

Foi ontem, mas só saiu hoje. Então, vai daí que Nuno Crato disse aos docentes: "(...) que o ministério “está convosco para a realização de um trabalho de excelência”" (As Beiras). Sim, é só isso. Já agora, de excelência, com quotas? Portanto, só para alguns? Seria bom que o sr. Ministro contextualizasse melhor o conceito de 'excelência'. Ou não?

Nuno Crato em debate com o PCP

O ministro Nuno Crato já fez saber que, apesar de não ser obrigado a isso, vai participar no debate de urgência sobre Educação agendado pelo PCP para esta quinta-feira.(...)" (TSF)

Áudio aqui.

20110927

O Demo tem as costas quentes ...

Os 300...

MST talvez imbuído pelas trevas das verdades mal reprimidas e com medo do espírito de Leónidas, descobriu que de 2010 para 2011 o número de professores duplicou.
Mentiroso, porque segundo os censos, somos cerca de 10 milhões de professores...
Um jornal paga-lhe para dizer tontices que são tão verdadeiras como os do rendimento mensal declarado, ou seja o equivalente a 482€.
O buraco da Madeira tem como culpado um idiota porque a respectiva madame talvez tenha sido professora?
O buraco do Cont'nente deve ter origem na classe dos professores que derrubaram do pedestal uma tal MLR?
Segundo a psicologia clínica a obsessão sobre os bodes expiatórios do professorado acontece normalmente em mentes que, algures no passado, sofreram uma chifruzada professoral.
Os professores têm de fazer um peditório nacional para se comprar um martelo pneumático e assim MST possa descarregar todas as suas emoções negras nos mares das arribas situados no cabo de S. Vicente.

20110926

FENPROF | "A propósito dos alegados 70.032 atestados médicos de professores em 4 meses"

"A este propósito, a FENPROF manifesta o seguinte comentário:
  • Embora o título de primeira página seja impressionante ("70.000 atestados médicos a professores em 4 meses" que, se correspondesse a docentes, significava que cerca de metade teria estado "de baixa" sem que, nas escolas, se desse por isso), já a leitura do artigo revela que, a esses atestados, correspondem cerca de 4.000 docentes e que, de todos esses, até hoje, apenas 11 se encontram em fase de processo disciplinar, ou seja, apenas sobre onze casos recaem dúvidas de, eventualmente, serem fraudulentos (o que significa que, do total de situações de doença, até hoje, 99,75% não mereceu qualquer dúvida);

  • Estranha-se que detectada a situação no final de Janeiro, só em final de Setembro estes números tenham sido tornados públicos;

  • Exige-se do MEC que todas as situações que levantem suspeita sejam devidamente analisadas, de forma a moralizar o sistema e a salvaguardar o direito à saúde por parte de quantos, em determinado momento da sua vida, necessitam de recorrer ao atestado médico;

  • O título e a chamada desta notícia a primeira página de um jornal diário tem a intenção óbvia de denegrir a imagem dos professores perante a opinião pública num momento em que estes começam, de novo, a agir em defesa dos seus direitos profissionais e de boas condições para que as escolas se organizem e funcionem adequadamente. Foi assim no passado, com os maus resultados que se conhecem, sobretudo para quem decidiu entrar por essa via de desconsideração, pondo em causa o empenhamento e profissionalismo dos docentes, pois provocou uma forte indignação destes com a relevante expressão pública que se conhece.
A FENPROF irá solicitar ao MEC informação precisa sobre os números agora divulgados e a que situações concretas se referem, reservando para esse momento, nova tomada de posição.
O Secretariado Nacional da FENPROF
26/09/2011"
Fonte: FENPROF

O ministro que aprende depressa

Nuno Crato, preocupa-se com o elevado número de atestados médicos, não por indicarem mal-estar na classe docente mas porque "este fenómeno custa dinheiro ao país". Não terá reparado, certamente, que as doenças existem e que os elevados níveis de stress a que os docentes estão sujeitos em nada favorece a manutenção de um estar saudável. 

No post anterior (Baixa produtiva (a da médica, é claro!)), refere-se uma determinada possibilidade de fraude (parece-me óbvia já que quem prescreve está de baixa prolongada o que, no mínimo, é muito pouco ético). Há provavelmente mais casos de más prescrições. No entanto, questiono, serão esses  números assim tão significativos? Ou será que os professores estão mesmo a ficar doentes?

Na notícia que se passa a citar, referem-se 70 mil atestados médicos. Não serão todos fraude, disso tenho a certeza. 
O ministro da Educação considerou um "fenómeno preocupante" os mais de 70 mil atestados médicos passados a professores, o equivalente a 514 mil dias de baixa, e anunciou que o Governo vai averiguar a existência de "possíveis casos de infração".
(...)
Nuno Crato assegurou que o ministério que tutela, a par do ministério da Saúde, vai averiguar os possíveis casos de infração e salientou que em todas as profissões existem pessoas com atitudes menos corretas.
"A imagem do professor em geral não fica em causa com esta situação, mas vamos prestar a maior atenção a este fenómeno porque custa dinheiro ao país", garantiu.
O ministro acrescentou que, se há professores que faltam com atestados médicos que não correspondem à realidade, o Estado é que está a ser lesado." (Elevado número de atestados médicos são "fenómeno preocupante" | DN)


Depressa, nem sempre é bem. Lamento o tom economicista com que se nos apresenta este DemoCrato. Está a crescer, o mafarrico!

Baixa produtiva (a da médica, é claro!)

"O Ministério Público está a investigar os 70031 atestados médicos passados a professores do ensino público em apenas quatro meses, entre Outubro de 2010 e Janeiro deste ano, avança o Diário de Notícias.

Destes, 413 Certificados de Incapacidade Temporária para o Trabalho terão sido assinados por uma única médica, que se encontrava de baixa prolongada. A clínica terá passado atestados a professores de várias localidades, de Mora a Mafra.

O DN refere que existem outros casos de clínicos que passaram mais de cem baixas médicas. No total mais de onze mil clínicos assinaram as baixas. Em causa estiveram 514 dias de baixa.

Os casos foram enviados para a Inspecção-geral pela antiga ministra da Educação e, segundo fonte do gabinete de Nuno Crato disse ao jornal, terão já resultado em processos em onze professores. Um clínico estará a ser alvo de processo pela Ordem." (rcm pharma)

20110925

Zelo excessivo ou conteúdo incomodativo?

O WE HAVE KAOS IN THE GARDEN é um dos melhores blogues que conheço. Neste momento, está a ser alvo de atenção pela blogger por se suspeitar de 'conteúdos' nocivos. Ora, asseguro que costumo lá ir e nunca me aconteceu nada. Assim, depois de ignorar o aviso (canto inferior direito) que aparece quando tentamos visitar o blogue (Figura 1), 

Figuta 1 - Print screen do aviso que aparece quando tentamos aceder ao blogue

 cliquei no canto superior direito (Figura 2) no sentido de atestar que este blogue não é maligno.

Imagem 2

Como nota, acho ridícula a expressão que a blogger usa ("Não é um sítio de ataque", Figura 2) e penso que o mais provável é que tenha havido uma tentativa de fazer com que as pessoas deixem de ler o que o Kaos escreve já que ... é muito claro que o autor do WE HAVE KAOS IN THE GARDEN não é pessoa para calar o que tem a dizer e a mostrar, através das suas imagens. Passo a citá-lo:

"Como não gosto de especular quando não tenho a certeza daquilo que se passa não vou dizer que o WeHaveKaosInTheGarden.blogspot.com foi vitima de um ataque para impedir que eu continue a criticar esta classe política e estas políticas que conduzem o país para a miséria. A verdade é que quem tenta aceder ao blog é confrontado com um aviso que afirma que ele é um potencial transmissor de vírus. Tentei saber o que se passava e o que consegui descobrir é que ele foi analisado pelo blogger três vezes nos últimos 90 dias e nada foi encontrado. Eu abro o blog todos os dias e o meu anti-virus também não informa de nenhum ataque, mas a verdade é que não sei como ultrapassar este problema. Não sei por isso se o aviso existe porque alguém resolveu denunciar este blog ou se efectivamente houve quem tentasse contaminá-lo com vírus.
O que posso garantir a quem me visitava é que não será desta maneira que me vão calar e embora acredite que o não há nada de errado com o blog todos aqueles que o desejarem podem visitar-me nos endereços:



Obrigado a todos" (Kaos @ Nota blogosférica - Vírus)