20120616

Recuperando o tema ;)


Pesquisei umas imagens, para colocar aqui e reforçar a ideia de 'cruz' na sondagem do Demo. Pretendia encontrar  uma bela seta curva que apontasse para a dita. Mas ... gostei desta imagem. E fiquei-me.

Encantamento [?]


Se fosses grego, votavas em quem?

Votação a decorrer na lateral superior direita do blogue.


ADENDA (14:26):


ADENDA (14:28):

Se te apetecer, deixa comentário. Gostava mesmo de saber em quem votariam os leitores deste blogue e os professores que por aqui passam.

ADENDA (15:05):

  Aqui o Demo mostra uma clara vitória do Syriza! Vamos ver se ultrapassamos os 20 participantes nesta sondagem!!! : )

ADENDA (16:00): 

E em sintonia com o espírito manifesto até agora, Paulo Guinote diz:

ADENDA (19:00):

Quase 50 pessoas! ;/

ADENDA (21:00):

A caminho! ;)

E ... Syriza rules

É, no mínimo, estranho ...


Sociólogo sustenta que sociedades terão de deixar de ter no trabalho a principal fonte de rendimento dos cidadãos

O trabalho deixou de constituir uma protecção contra a pobreza, tendo-se transformado num “mecanismo de aprofundamento das desigualdades sociais”. A prova disto, sustenta o sociólogo Agostinho Rodrigues Silvestre, é que 12% dos trabalhadores portugueses viviam abaixo do limiar de pobreza em 2010.
Fonte: Público
@

Verdade, verdadinha

Print screen | Público (assinantes)

Diga bom dia com

; )

(Desconheço autoria)

20120615

Este Kaos é um artista!

Conseguir pôr um ar fofinho ao Vítor Gaspar não é para todos!


A palavra a ... o Tugaleaks


por Cristina Paixão

Do incumprimento da Democracia

"A representação democrática exige que se fomente a autonomia individual, isto é, que as pessoas sejam capazes de produzir os seus próprios interesses a partir da reflexão crítica sobre o mundo e do diálogo com os seus semelhantes. Formas de representação como advocacy, embora possam trazer benefícios a curto prazo para integrantes de um ou outro grupo social, não estimulam o exercício dessas autonomias" (Miguel, 2011).

"A ideia de advocacy tende a equivaler interesses e necessidades, ou mesmo priorizar estas últimas. Trata-se de uma posição congruente com o seu viés paternalista: a ênfase em encessidades, em vez de interesses, acomoda-se mais facilmente com a decisão por experts" (Phillips, 1995).

"Autonomia significa que, embora sejamos seres sociais, somos capazes de desenvolver competências que nos permitem avaliar criticamente as tradições e valores que herdamos" (Barclay, 2000).

"Entendida como um bem social. necessário à Democracia, estabelece a necessidade de universalização dos recursos materiais, informacionais e cognitivos que permitem o seu desenvolvimento" (Miguel, 2011).

"Aqueles que possuem menos recursos para a participação política encontram porta-vozes que se dispõe a prover as suas necessidades e o seu bem-estar. É uma falsa solução, que perpetua a exclusão política e não valoriza a conquista de autonomia" (Miguel, 2011).


A Democracia em Portugal é, clara e tristemente, um projecto deixado a meio. E deixado a meio conscientemente por aqueles que mais beneficiam do facto de ter sido deixando a meio.

Enquanto a diferença entre o político profissional e o cidadão comum se mantiver, o primeiro pode eternizar-se no exercício do poder. Pode defender essa eternização com o facto de ter uma expertise que o cidadão comum não tem. E pode continuar a contribuir a ausência dessa expertise com a legislação que aprova.

Enquanto o cidadão comum não se aperceber de como se deixa, desta forma, enlear numa teia que reproduz e eterniza desigualdade, de como é mantido num confortável alheamento para o qual é convidado a convocar substitutos como as religiões, sejam elas de natureza eclesiástica, desportiva, ou outra, dificilmente se dará conta de que é do seu mundo e da sua vida que assim abdica. Ou do quão facilmente defenderá esse alheamento e esses substitutos, ao deles depender toda a sua identidade e auto-estima, garantindo dessa forma que qualquer aviso ou crítica será automaticamente recusado.

20120613

Na minha opinião ...

Não se devem reduzir as vagas (para os cursos) mas antes financiar melhor as licenciaturas e mestrados que têm mais saída profissional (se tal fosse bem medido ...). No caso actual nada disto, pois não há vagas para emprego em lado algum a não ser para os políticos carreiristas e seus amigos.

Golooooooo! :/


E porque hoje é Stº António...

Padroeiro casamenteiro, há quem diga.
Também dizem que mandou a Nobreza às urtigas e juntou-se ao Povo nas hortas comunitárias, entretanto mal visto pelo Clero e tal, teve de emigrar.
Deve ter sido uma boa pessoa.



Fonte da imagem: True Activist no Facebook

Estou como tu, João! ; )

"Olha, querem ver que não é a mandar as pessoas para o desemprego que se reduz a taxa do mesmo? Estou confuso." (João Silva)

20120612

Muito a propósito ...


Ainda se pode deixar ou estar com os cães na rua e deve ser por causa deste tipo de consciência (ver imagem) que a Câmara de Coimbra os queira a milhas. Mas, não se esqueçam, senhores, os cães não estão sozinhos:

Câmara de Coimbra pretendeu proibir cães na rua!

Afinal foste tu, Manuel Rocha! Mas que exemplo ... : /

Se um aluno mandar uma escarradela num professor, tudo se resolve, com medidas ... e tal e tal ... prevenção??? Manuel, não sabes o que é o nosso quotidiano, no Básico e Secundário, vê-se logo. E como professor, pessoa ligada a áreas tão delicadas e ainda como militante do PCP, ficou-te muito mal. Destoa.

Nota: o que acabei de escrever tem a ver com:
Hoje [ontem] de manhã ouvi, na rádio (RUC | 9:45) um 'tipo' (deveria ser importante mas não lhe apanhei o nome) a dizer que grave é o mal estar na saúde. Já na educação, mesmo que um aluno 'mande uma escarreta' a um professor, tudo se resolverá. E desenvolveu o assunto ... (Não é novidade e tende a piorar mas ... quem quer saber?)

Pois ... e a seguir, retiram-na(s) do currículo?

"Em Coimbra, numa reunião tida com as Direções das escolas, a propósito do despacho sobe a organização do ano letivo, o Diretor Geral de Educação e a adjunta do Ministro reafirmou, verbal e formalmente, a intenção do Ministério de Educação em terminar com a classificação da disciplina de Educação Física para o cálculo da média final dos alunos no ensino secundário." (Karadas)
Fonte: O Cantinho da Educação

Não esquecer os resultados das provas de aferição do 1º CEB que, por este andar, quase  pedem a abolição das Expressões nos ciclos iniciais:

A Educação pelo Mundo | Sudão


Câmara de Coimbra pretendeu proibir cães na rua!

Jornalista: João Luís Campos
Edição de: Terça, Junho 12, 2012

Print screen | Diário de Coimbra de hoje
Parecer inexistente da Unidade de Saúde Pública serviu para reforçar posição dos técnicos municipais

A proposta de Regulamento Municipal de Animais de Companhia de Coimbra está baseada em pelo menos um parecer forjado. A denúncia foi ontem feita em reunião de Câmara no período aberto aos munícipes e fundamentada com documentação entregue aos vereadores.
José Morais apresentou aquilo que é a «Base legal e técnico-científica para a elaboração da actual proposta de Regulamento Municipal de Animais de Companhia e Outros no Município de Coimbra». Documento esse que começa a citar um «parecer da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Mondego I» que se felicita o regulamento e se diz que «em prol da saúde e do bem-estar dos cidadãos do Município de Coimbra esperamos que o referido regulamento seja aprovado brevemente e que a sua implementação não tarde»." (Diário de Coimbra)
Post anterior relacionado:

Inacreditável! Cromos 'do caraças' ...


Passar a ideia | APEVT

30 de Junho - Santa Maria da Feira (auditório da Escola Secundária)

Um ENCONTRO para todos nós Professores (de todos os GRUPOS)

"Suspensão da Revisão Curricular - Um guião para Resistir"


Foto de perfil

Apevt - Associação Nacional de Professores de EVT

Inacreditável! Cromos 'do caraças' ...

Nem é o acto em si que (mais) me repugna mas sim: o conteúdo do parecer, o ser adoptado por uma veterinária ( Filomena Ramalho) e ainda a reacção do exmo sr. dr. Luís Providência, vereador do Ambiente da Câmara de Coimbra ... Mais parece um pequeno ditador. Já agora gostaria de saber onde é que esta gente acha que podem andar ou estar os animais. Será no talho? Enfim. É por estas e outras que sinto, por vezes, muita vergonha desta cidade, dos seus representantes.

Veterinária municipal usou opinião pessoal de médico como sendo o parecer de uma Unidade de Saúde 

"(...) Esse alegado parecer, anexo ao projecto de regulamento elaborado pela veterinária, contém comentários como “desde já felicitamos quem teve a iniciativa de promover a sua elaboração [do projecto de regulamento]”. E nele pode ler-se ainda que é “certo que os animais, fruto das suas características intrínsecas, como resultado de práticas incorrectas por parte dos seus detentores, ou do próprio comportamento, podem constituir-se como elementos potencialmente perturbadores do bem-estar das pessoas, da sua tranquilidade e sossego e, até, da sua saúde [...]”

(...)


Convidada a comentar estes dados pelo PÚBLICO, Filomena Ramalho remeteu a questão para o vereador do Ambiente da Câmara de Coimbra, Luís Providência, que declarou não ver motivos para censurar a actuação da veterinária municipal: “Não aceito nem admito que um técnico emita um parecer diferente consoante o faz a nível pessoal ou oficial. A directora dos serviços municipais veterinários usou essa informação [do médico] como boa e eu também a tenho como boa”. Luís Providência recorda ainda que já existe legislação nacional que proíbe cães nas praias durante determinados meses do ano e avisa que, “de uma forma ou de outra, vai haver regulamento”.

Um das regras mais polémicas deste projecto de regulamento está no ponto 2 do artigo 25.º, onde se pode ler que “é expressamente proibida a circulação e permanência de animais de companhia nos recintos destinados ao desporto e lazer de crianças e jovens, nomeadamente, em parques infantis, escolas e campos de jogos, bem como, em jardins de uso público e cemitérios”. (...)."

Fonte: Público (assinantes)

E ainda há quem diga muito mal do Facebook

Docentes contratados vão para tribunais
"Movimento no Facebook reuniu mais de 2500 apoiantes em poucas horas. Próximo passo é avançar com queixa judicial


Milhares de professores contratados estão a mobilizar-se pelo Facebook para avançar com uma acção judicial contra o Ministério da Educação e Ciência (MEC) exigindo a vinculação nos quadros de todos os docentes com pelo menos três anos de serviço. Um professor da Zona Norte, Jorge Costa, já fez seguir uma queixa para o Tribunal Europeu.
Criado anteontem, o Movimento pela Vinculação dos Professores Contratados somou em poucas horas mais de 2500 membros e os seus dinamizadores querem promover encontros distritais susceptíveis de angariar apoiantes a uma acção judicial que visa conseguir “o cumprimento da lei vigente”, de forma a que os docentes contratados “deixem de ser as cobaias deste sistema perverso” — o tal que permite que milhares de docentes exerçam funções anos a fio enquadrados por sucessivos contratos a termo.(...)" (Público | Assinantes)
 Ler tudo em: http://www.asjp.pt/2012/06/12/professores-contratados-vao-para-os-tribunais/

Bom dia

E um feliz aniversário, Chick Corea (1941)

20120611

Em 9 meses...



Fonte da imagem: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=3807588663486&set=a.1403562364331.58172.1090516675&type=1&ref=nf

Não é novidade e tende a piorar mas ... quem quer saber?

Os médicos ainda ganham umas coroas, os professores, é o que se sabe. Saúde e Educação estão muito mal, mas os seus profissionais são tratados, ou tratam-se a si próprios, de forma bem diferente. 

Hoje de manhã ouvi, na rádio (RUC | 9:45) um 'tipo' (deveria ser importante mas não lhe apanhei o nome) a dizer que grave é o mal estar na saúde. Já na educação, mesmo que um aluno 'mande uma escarreta' a um professor, tudo se resolverá. E desenvolveu o assunto ... Já enviei um e-mail à RUC para saber quem era o senhor. Aguardo resposta. Mas, entretanto, afastei-me ligeiramente da questão que tencionava apresentar. Como sempre, transcrevo e remeto para a fonte:

"Metade dos professores portugueses sofre de stress e exaustão. De acordo com o Publico, um estudo recente mostra que o excesso de carga horária e de burocracia nas escolas, a indisciplina e o desinteresse dos alunos são os principais factores de ansiedade.
As docentes mais velhas e do sexo feminino são as mais afectadas. O estudo, que contou com a participação de 800 profissionais, revela ainda que os professores do ensino secundário são os mais insatisfeitos.
O estudo divulgado pelo Público foi realizado por duas investigadoras do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) que inquiriram 807 professores na maioria de escolas públicas, mas também estabelecimentos privados, de Portugal continental e regiões autónomas.
As investigadoras do ISPA concluíram também que os professores do ensino secundário são os que apresentam valores mais elevados de stress e exaustão emocional. Estes docentes são também os que mais se queixam da falta de condições organizações nas escolas e do excesso de burocracia."

Fonte: Maior TV (citando Público)

Adenda (21:22)

No Público:

O seu a quem de direito.


Não passem ao lado ; ) E sim, tem a ver com Educação!

Olha outro! Estão a ver a pertinência do post anterior?

O post anterior apresenta uma (ou melhor, várias) solução/ões já batida(s) mas eficaz(es) para coisas lindas : / O actual, tem a ver com isto:

Sobre o assunto, pode ler-se no Facebook que:
"Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares não revela onde estudou. Consultas aos documentos existentes publicamente não permitiram descobrir a forma como o ministro mais polémico de Passos Coelho tirou a licenciatura e o governante também não disse.
Em que universidades estudou? Que cursos frequentou? Com que média tirou a licenciatura? Teve equivalências em algumas cadeiras universitárias? Perguntas que, ao fim de uma semana, permanecem ser resposta, apesar dos esforços desenvolvidos pelo “o Crime” para as tentar obter. O ministro simplesmente escondeu as suas habilitações académicas e tudo que se conseguiu descobrir foi uma série de factos mal explicados no percurso académico do ministro, a fazer lembrar a polémica gerada em torno da licenciatura do engenheiro José Sócrates, ex-primeiro-ministro de Portugal... TODA A HISTÓRIA PARA LER A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA NO SEMANÁRIO "o CRIME"" (Carlos Tomás)
Mais info aqui.

ADENDA (19:53)

Sugere-se a leitura dos comentários.
Grata, Fernando Lopes! : )

Solução já batida mas eficaz para coisas lindas : /


Carta aberta | Apoio e solidariedade ao povo grego

http://nagreciaopovoequemaisordena.com/
Na Grécia, o povo é quem mais ordena

Carta aberta aos Presidentes do Parlamento Europeu, da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional

www.nagreciaopovoequemaisordena.com

Imagens do Euro 2012 [I]

Mais esta:
@ Facebook | CADEIA PARA QUEM MALTRATA OS ANIMAIS

Não subscrevo a ideia de cadeia mas sim a de pesadas coimas ou sanções que revertam em prol dos animais. Estar na cadeia implica receber comidinha e estas pessoas não merecem ser alimentadas com dinheiro dos impostos.
Onde estão os Subsídios de Natal e de Férias?

20120610

Boa noite

Desculpem lá mas ... o que sabe este 'cromo' de história da música?

Onde aprendeu? Na sua intensa actividade como investigador, no seu curso, etc ... Durante a sua carreira de político que não sabe fazer nada de jeito a não ser deixar mal e espezinhar este país? Passo a transcrever:

Passos Coelho ensina história da música e Nuno Crato constrói relógio de sol

"A iniciativa, que pretende estimular o voluntariado, leva hoje a diversas escolas do país vários ministros e secretários de Estado.
Os alunos que futuramente participem em ações de voluntariado poderão ter essa menção no processo pessoal e no certificado escolar.
No âmbito do projeto, será também criado o “Selo Escola Voluntária” para distinguir os estabelecimentos de ensino que realizem trabalho voluntário e incentivem os jovens a participar nestas ações.
A Direção Geral da Educação vai disponibilizar um “Mapa do Voluntariado”, na Internet, para as escolas divulgarem os projetos e será criado um sistema que centralize a informação dos bancos de voluntariado.
Quinze ministros e secretários de Estado aceitaram o convite para lançar a iniciativa nas suas antigas escolas ou noutras, onde vão partilhar aquilo que mais sabem ou gostam de fazer, de palestras a jardinagem, passando pela fotografia.
Alunos e professores poderão aprender um pouco de matérias tão diversas como a elaboração de um orçamento ou a construção de um relógio de sol, esta última iniciativa a load do ministro da Educação e Ciência.
Pedro Passos Coelho participa num ensaio da Orquestra Geração, na Amadora, em que falará sobre história da música."

A maneira como esta gente pensa ...

"Desvalorizando a acusação das autoridades, o deputado neonazi — que conseguiu escapar do estúdio televisivo e permanece escondido — escreveu que “os acontecimentos foram todos planeados previamente com o único objectivo de provocar uma reacção extrema da minha parte”. Consciente dos danos para o seu partido, o deputado pede desculpa por, “sem intenção”, se ter visto “envolvido num caso que confundiu a opinião pública e que se destinava a prejudicar a Aurora Dourada”. Mas não mostra arrependimento nem apresenta desculpa às mulheres que agrediu. "
Fonte: Público (assinantes) | Deputado neonazi grego acusa adversárias de provocação 
| Por Rita Siza 
Ilias Kasidiaris está fugido à polícia depois de agredir deputadas na TV, mas tenciona apresentar queixa por "acções ilegais"

Cartoon for @edromos – Nikos Michaloliakos, leader of Greek neonazi party “Golden Dawn”

'FORÇA PORTUGAL!'




Anestesiados e Perdidos

Por causa do futebol de Portugal no Euro, parece que já esquecemos que estamos à beira de um despedimento de professores, nunca antes visto.
O Governo agradece.
O fim da euforia coincidirá com os primórdios dos concursos e aí talvez já seja tarde demais para mostrar a nossa indignação.
Perder frente à Alemanha pode funcionar como um  catalisador destes comportamentos de indignados amorfos perante as agregações e outras malandrices que o Nuninho e C.ª andam a fazer.
Quando é que os professores acordam para a necessidade de que o rato do monte deve correr com o da fonte?