20120428

Em Roma, sê romano

Segundo a edição online do Público de hoje, algumas universidades em Portugal estão, na "melhor" tradição de ser romano em Roma, a fazer ultimatos aos alunos com propinas em atraso para regularizarem essa situação, ameaçando-os com penhoras ou anulação de matrículas.

Assim funciona um bully: no pior dos contextos, em vez de exigir ao Estado que cumpra as suas obrigações, prefere perseguir o aluno, a parte mais frágil da equação. Conhecendo a situação de absoluta miséria em que muitos dos alunos vivem hoje, em situações pessoais e familiares absolutamente dramáticas, e apenas dias depois de ter sido exibido um excelente documentário televisivo relatando-as, as Universidades assumem uma posição absolutamente merceeira, de verdadeiro Pilatos, dando ainda mais corpo ao afastamento progressivo do ideal constitucional de instrução tendencialmente gratuita.

A partir deste momento, os reitores destas faculdades terão de colocar a viola no saco de cada vez que pensarem em acusar o Governo de perseguir os "mais pequenos". Seguindo-lhes o exemplo, não merecem melhor.

Sem comentários: