20120527

CARTA ABERTA | ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO – BRAGA

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO – BRAGA

MANIFESTO
A ESAS comemora 40 anos de História. A festa começou em janeiro e visa lembrar e atualizar o que tem sido o seu projeto educativo.

Em jeito de memorandum, lembrem-se alguns aspetos do seu labor ao longo dos tempos, aqueles que constituem o seu agora, disposto a manifestar-se em qualquer altura. Quando é necessário.

A ESAS é um projeto integrado, aberto à comunidade, solidário e rigoroso na concretização da ação educativa e da cultura escolar. A ESAS tem efetivamente uma cultura, que se manifesta na livre circulação, na partilha de decisões, na discussão aberta e séria sobre a sua vida quotidiana. A ESAS autoavalia-se frequentemente.

A ESAS é um espaço livre, um lugar de debate e de crítica, uma dinâmica de relações que se tem pautado pela busca de uma vida pública e política democrática. A ESAS é uma sociedade crítica, um harmonioso tecido de diferenças, de apetências técnicas e artísticas.

A ESAS é um dos palcos do desporto escolar mais importantes do país; a ESAS honra e sublima a imprensa escolar com a publicação anual da revista Defacto; a ESAS também é uma escola de teatro que forma atores, faz espetáculos e passa o testemunho; a ESAS é o belíssimo Espaço Botânico Dr. Manuel de Oliveira Faria, com os seus inúmeros jardins e espécies; a ESAS é as Artes em festa e a pequena grande biblioteca Dr. Manuel Monteiro; a ESAS é os seus auditórios, frequentemente cheios de público que assiste a aulas, que vê cinema, concertos, debates, apresentação de livros, colóquios, reuniões; a ESAS é os seus laboratórios e aulas abertas, as candidaturas a projetos e as viagens científicas; a ESAS é as dezenas de viagens de estudo e de espetáculos; a ESAS é as saídas, as visitas e as associações de antigos alunos e professores que visitam a escola e desenvolvem ações culturais de relevo.

A ESAS é a sua gente, os seus alunos estrangeiros, a escola à noite dedicada ao ensino pós-laboral. A ESAS dedica-se a todos os alunos e também aos que se veem diminuídos nas suas possibilidades de desenvolvimento de atividades de aprendizagem por motivo de insuficiência auditiva, psicomotora ou outra. A ESAS promove o ensino bilingue de alunos surdos desde 1993 e foi pioneira nesta área, no distrito, criando o primeiro curso do ensino secundário. De então para cá, estes projetos consolidaram-se, constituindo uma das facetas mais relevantes desta comunidade educativa.

A ESAS é os seus trabalhadores da manutenção, da limpeza e da segurança, dos serviços administrativos, do bar, da biblioteca e do pavilhão, da portaria e de todos os blocos e espaços estratégicos.

A comunidade educativa da ESAS tem sido participante nos sucessivos trabalhos de reabilitação e melhoria das condições logísticas e arquitetónicas. A ESAS também se dedica ao design e à cenografia dos seus múltiplos espaços. A ESAS é uma escola que emergiu com o 25 de abril e que continua a fazê-lo.

A ESAS é uma escola de cidadania.

A ESAS foi objeto de sucessivas avaliações externas que, para além de garantirem a efetiva prestação de contas no que respeita à ação educativa desenvolvida, permitiram aferir das capacidades, condições e possibilidades da escola poder celebrar com a sociedade portuguesa, através do governo eleito, um contrato de autonomia. O resultado da avaliação é do conhecimento público e não poderia ser mais elogioso.

A ESAS é uma escola leal, desempoeirada e empreendedora e sente-se orgulhosa da sua matriz fortemente devedora de uma cultura popular.

A ESAS considera que tem convivido bem com o nascimento e exercício de poder nascido da pólis. O exercício do poder, na ESAS, tem respeitado sempre as boas regras democráticas da convivência. Quando assim não é, a ESAS manifesta-se.

A ESAS privilegia o ensino, a responsabilidade no comportamento diário, a busca do saber, a segurança e a dignidade advinda do comportamento ético.

A ESAS sempre participou nas iniciativas que contribuam para o desenvolvimento dos processos de monitorização do ensino e das aprendizagens. Dessa forma, realiza nomeadamente as provas intermédias nacionais que o GAVE disponibiliza. A ESAS constroi, também, as suas provas intermédias e realiza, há vários anos, aulas abertas de preparação para exame, abertas a toda a comunidade, a alunos de todas as escolas e a candidatos de todas as idades.

A ESAS mantém a sua Oficina de Latim, de Língua Portuguesa ou de Robótica, as suas festas e jantares, o Clube de Arqueologia ou de Fernando Pessoa; a ESAS lembra as línguas; os departamentos da ESAS realizam frequentes ações de formação e de animação. A ESAS sabe cantar e tem o seu grupo coral.

Até à data, a ESAS respondeu positivamente a todas as solicitações provenientes da comunidade, entendida esta no seu sentido mais vasto e plural. Sempre estivemos presentes nos momentos em que foi necessário representar a Educação, a Cidade e o País, em que foi necessário partilhar experiências, debater assuntos, propor soluções.

A ESAS está disponível para desafios maiores, para contributos maiores, sustentados na dimensão que integra, na identidade construída, na disponibilidade que evidencia para novos projetos e no necessário reconhecimento do que já alcançou.

Os profissionais desta escola estarão novamente disponíveis para partilhar, experimentar, aprender, desde que a essência do seu contributo seja preservada, desde que as condições instituídas, nomeadamente em matéria de dimensão, garantam a continuidade do investimento profissional realizado.

Discordando em absoluto da proposta de agrupamento ou agregação, a ESAS, contudo, estará sempre aberta a iniciativas que possam integrar diferentes parceiros, podendo participar em projetos que impliquem uma maior articulação entre diversas organizações educativas.

A agregação da ESAS significaria, porém, o fim de um contributo construído ao longo do tempo, com rigor, conhecimento, monitorização, empenho e com resultados formalmente reconhecidos. Constituiria, pois, um grave atentado à honra dos cidadãos e ao património da cidade de Braga.

A ESAS investiga as consequências que poderão advir da sua integração num agrupamento de escolas e afirma solenemente que não está interessada em ver desaparecer o ambiente educativo que todos ajudaram a criar ao longo dos tempos, até porque daí resultariam consequências muito negativas para a cidade e para o ensino.

Uma previsão moderada das consequências da concretização de um agrupamento, levam-nos a prever a centralização do poder e o seu afastamento da pólis através de processos de ocultação da humanidade dos decisores. Haverá um aumento drástico dos processos de burocratização da vida profissional e o sucessivo e paulatino desregulamento geral da comunicação entre partes, indivíduos, grupos, departamentos e direção.

A ESAS não se conforma, nem se conformará, com a eventualidade de ver destruído o seu património mais precioso, na consciência de que muito do seu saber, saber estar, saber ser escola hoje, não se importa nem se exporta, acontece no tempo, vive-se também porque se viveu, acontece na pele e na vontade de cada um, que depois se transformam em muitos, e não é garantido que renasça a cada tábua rasa infligida ao esforço despendido ao longo de anos.

A ESAS tem demonstrado sobejamente que sabe ser escola.

A ESAS é um caso único, um acontecimento, uma capacidade de reunião.

A ESAS não foi sempre assim, a sua identidade foi-se construindo à custa de confiança, cumplicidade e coincidência de vontades de toda a sua comunidade educativa. Assim, a construção da identidade da escola não é independente nem da qualidade nem da quantidade das suas gentes. O desenvolvimento do trabalho cooperativo e a integração de práticas sistemáticas de monitorização interna são processos que exigiram muito tempo quer ao nível da sua conceção, quer ao nível da sua necessária experimentação, correção, generalização, apropriação, avaliação e discussão sistemática.

A ESAS recusa-se a ser condenada à extinção por via da sua integração num agrupamento de escolas.

A ESAS pretende apenas continuar a ser a Escola Alberto Sampaio, num sério compromisso com a Educação, com o Futuro, com o País.

2 comentários:

Armando Nina disse...

A época da Caça já terá aberto?
Desenvolver um projecto de pecuária na Escola Infanta D. Maria seria interessante ver uma vara entrar desalmadamente pelas portas do Dolce Vita.

Tomás Pimenta Carneiro disse...

Talvez, porque os cursos profissionais, aceites pela troika para efeitos de subsídios, segundo o Nuno, situam-se na área da caça, pesca e agricultura.
Ora, esta situação dos novos cursos profissionais é uma das consequências das agregações de escola.