20120806

W de vitórias perdidas

Mário Nogueira gritou vitória (tal como anteriormente no célebre acordo de plataforma com a ministra alçada e que depois foi um Ai que se foi pela sanita abaixo) e disse que o ministro tinha aceite todas os três princípios: estabilidades dos QE/QA/QZP; transferir professores contratados a termo certo para professores a contrato indeterminadopagamento das caducidades ilícitas já transitadas em julgado).
Nuno Crato também cantou vitória, quando afirmou que não aceitou o que a FENPROF exigia, porque já anteriormente, em sessão parlamentar de educação, já tinha defendido isso ao referir-se à conversações com a FNE.
Contra a lógica, todos venceram.
Pois, mas existirá algum documento assinado por ambas as partes?
E o que supostamente está assinado terá força de lei, ou seja, o Governo cumprirá?
Os Governos só cumprem os acordos, parcial ou totalmente, enquanto tal lhes for favorável.
FENPROF e FNE ainda não compreenderam que talvez tenham perdido.

No dia 2 de Agosto, este Blog publicou um conjunto de apanhados, de outros blogs e de jornais, sobre o número de 13 000 professores dos QE/QA/QZP que iriam ficar em situação de pré-situação de mobilidade especial e sobre os contratados que iriam engrossar o desemprego.
Algum burburinho nervoso percorreu os corredores da 5 de Outubro e no retorno, muitas escolas terão recebido orientações para retirarem de DACL, a maior parte dos professores.
Em algumas dessas escolas, já existem vagas para contratados.

1 comentário:

Paulo Ambrósio disse...

Gato escaldado de água fria (artigo de opinião por Paulo Ambrósio)

Professores protestam na Internet, para já não confiam em manifestações
http://www.publico.pt/Educa%C3%A7%C3%A3o/professores-protestam-na-internet-para-ja-nao-confiam-em-manifestacoes-1558061


Gato escaldado de água fria tem medo. E quem é anavalhado pelas costas num beco escuro, desviar-se-á dele, até que viva e tenha memória, e até à 5ª geração.

Quando me lembro que a nossa mega-mega, a dos 120 mil, dispersou do Terreiro do Paço noite escura, completamente eufórica e drogada com "vitórias indolores de Pirro ao virar da esquina" berradas ao microfone, sem que da teco-teco dos bonzos sindicais-banana alapados no palanque do microfone, e da Resolução por eles previamente escrita, a palavra "GREVE" não aparecesse nem uma única vez .... (A tal Plataforma - espúrio "albergue espanhol", arco-íris a cheirar a ETAR) como o compreendo (ao tal gato escaldado!).

A seguir todo aquele capital mobilizador, criminosa e premeditadamente desbaratado (as greves nacionais a 92%) - que com mais uma forcinha de 72 horas de greve poria não só MLR mas Ingenheiro & toda a sua corja de joelhos e no desemprego governativo -, a ser inqualificavelmente volatilizado por concentraçõezecas regionais, até ao desmobilizador chuto no traseiro e 'vão para casa contestar, enquanto nós, os da infabildade papal dirigista docente, por vós negociaremos e acordaremos'... Lembram-se?

A paga destes autênticos crimes cupulo-sindicaleiros espúrios e continuados, sem ponta de arrependimento e auto-crítica, que a História começa já a jugar, fabricará - já daqui a 25 dias e desta vez, não só para os costumeiros 35-40 mil contratados, mas também para mais de 20 mil quadros - um escorraçar mais faseado mas nem por isso menos tendencial para o adeus definitivo à profissão, e praticamente com uma mão-à-frente-outra-atrás.


Há quem ganhe brotoeja a ler coisas destas - a nua verdade sem mantos diáfanos de fantasias, mentirolas ou cimento para os olhos do professorado, porque anda mal habitado, poupadinho a tudo o que seja factual, dialéctico...

Mas dia 1 de Setembro, quando as filas de colegas derem voltas aos IEFP's para tirar a senha, de madrugada e descobrirem o admirável mundo novo do desemprego, do subsídio social e do RSI, da prova de condição de recursos e das apresentações periódicas, e por fim do assistencialismo social e familiar, amiguinhos, que ninguém duvide, será o tempo da queda das máscaras, de acusar, julgar, punir e fazer punir - mesmo que a posteriori - os 'rabanetes' que, de mão dada com MEC's, partindo sadicamente as pernas aos que sempre quiseram lutar a sério, por baixo do pano nos conduziram a este matadouro, a este genocídio laboral docente, e dele lavarão as mãos como Pilatos... E bem mais cedo que alguns parvos-úteis ainda julgam...



Paulo Ambrosio

IPO, 7 de Agost de 2012

*ARTIGO REPLICADO NA ÍNTEGRA AQUI:

http://educar.wordpress.com/2012/08/07/opinioes-paulo-ambrosio/#comments

http://anabelapmatias.blogspot.pt/2012/08/a-palavra-paulo-ambrosio.html