20110920

O palavreado, os conceitos ... metem muita impressão ...

A notícia está em vários locais. Tem a ver com pais de alunos especiais que não querem que os seus estejam com outros alunos, também eles alvos de exclusão e segregação. Em vez de se unirem, agridem-se. A situação é triste ... País real, certo?

Já agora, a ser verdade, as turmas estão mesmo mal elaboradas ... Mas isso não é novidade.

O Print screen é do 24h.

ADENDA (17:04)

Parece que a situação é algo mais complicada. Passo a citar:
"(...) Em causa está a turma do 3.º ano da escola das Pontes, que, segundo os pais, já tem cinco alunos com necessidades educativas especiais."O problema é que a estes vieram agora juntar-se todos os alunos mais difíceis que entraram para o 1.º ano, numa distribuição que foi tudo menos clara", sustentou Marlene Faria. Os alunos do 1.º ano foram divididos pelas turmas do 2º e do 3º anos." Sabemos que houve muita pressão de mães professoras e com grandes amizades para que os alunos mais complicados não fossem parar à turma dos filhos. Isto é simplesmente inaceitável", referiu a mesma encarregada de educação. (...)" (Sábado)
Assim, é 'alegadamente' óbvio que a turma já estava a ultrapassar os limites da legalidade ... 5 alunos com NEE de carácter permanente??? É complicado. Quanto ao conceito de 'alunos mais difíceis', fico na dúvida ... E não tenciono desenvolver. Assim, remeto para a resposta do sr. Director. Não é hilariante, não ganha o Prémio 'Melhor Sentido de Humor' (exemplos aqui e ali). É simplesmente triste:
"(...) Lembra aos pais que "estão a prejudicar gravemente a aprendizagem dos filhos e a liquidar o ambiente de tranquilidade que reinava" e confessa que não consegue "decifrar as reais pretensões" do protesto. (...)" (Sábado)

1 comentário:

Anónimo disse...

Os pais de dez alunos do 3.º ano de uma escola de S. Veríssimo, Barcelos, manifestaram-se esta terça-feira contra a "injustiça" na constituição da turma dos filhos, considerando que por "influências e 'amiguismo'" ficou "pejada" de alunos problemáticos.


"Parece que os alunos desta turma foram escolhidos a dedo, tudo o que é problema veio aqui parar", disse Marlene Faria, porta-voz dos pais.Os pais já pediram a transferência dos alunos para a outra escola da freguesia e querem que o pedido seja deferido "com a máxima urgência", para não prejudicar os filhos, que estão a faltar às aulas desde quinta-feira.Pais e filhos manifestaram-se hoje à porta do agrupamento Gonçalo Nunes, em Barcelos, com faixas pretas onde se lia 'Sentimo-nos injustiçados pelo agrupamento' e 'Lutamos pelo futuro dos filhos'.Em causa está a turma do 3.º ano da escola das Pontes, que, segundo os pais, já tem cinco alunos com necessidades educativas especiais."O problema é que a estes vieram agora juntar-se todos os alunos mais difíceis que entraram para o 1.º ano, numa distribuição que foi tudo menos clara", sustentou Marlene Faria.Os alunos do 1.º ano foram divididos pelas turmas do 2º e do 3º anos."Sabemos que houve muita pressão de mães professoras e com grandes amizades para que os alunos mais complicados não fossem parar à turma dos filhos. Isto é simplesmente inaceitável", referiu a mesma encarregada de educação.António Barros, director do agrupamento Gonçalo Nunes, recusou a tecer qualquer comentário sobre o assunto.No entanto, em carta enviada aos pais, António Barros garante que os alunos foram "distribuídos com ponderação e equilíbrio, num processo sério e transparente".Quanto à transferência para outra escola, sublinha que está dependente da obtenção de vaga.Lembra aos pais que "estão a prejudicar gravemente a aprendizagem dos filhos e a liquidar o ambiente de tranquilidade que reinava" e confessa que não consegue "decifrar as reais pretensões" do protesto.

http://www.sabado.pt/Ultima-hora/Sociedade/Barcelos--Pais-contra-turma-problematica.aspx

Parece complexo.