os mesmos problemas que por cá enfrentamos, sob a capa do eduquês 'polido' e de uma panaceia de receitas didácticas centralizadoras... agora 'melhoradas' pelas 'metas de aprendizagem' [documento que as escolas estão a usar 'acriticamente'...?] têm também uma génese bastante centrada na 'academia' e pouco nos profissionais de ensino que labutam no terreno...
esta continua a ser a agenda da educação... com reformas atrás de reformas, sem nexo estratégico e de longo prazo, com abasoluto prejuízo para os alunos mas, principalmente, para a sociedade que 'investiu' e não vê 'resultados' consistentes... para além de uma mediocridade que vai sendo cada vez mais avassaladora...!
lá por fora as coisas não andam melhor e as queixas são mais que muitas, nomeadamente quando tocam à avaliação de desempenho docente correlacionada com os resultados dos testes standard que fazem...
lendo:
"In reality, then, these standards were written by highly educated adults
who do not teach children at present and, possibly, never did.
Unconnected to the scientific research on children’s intellectual and
emotional development and the everyday realities of children’s needs,
interests and behavior, these writers relied only the folklore of
academia, fantasizing not only what children should be expected to know
and do, but also what adults need to function in actual colleges and
workplaces."
Sem comentários:
Enviar um comentário