20120818

Guerrinhas


A política educativa é tão grave que exige, no mínimo, uma união firme de todos nós contra ela. Não falo apenas dos professores, mas nós temos obrigação de estar na linha da frente dessa luta. 

Em vez disso, há muita gente a perder tempo com guerrinhas patéticas em busca de protagonismos vãos, como muito bem denuncia este post da Moriae.

Podia-se dizer muita coisa sobre essas pequenas guerras, mas nada demonstra tão bem o quão ridículas são, como este vídeo, retirado do filme «A Vida de Brian» dos Monty Python.




Com isto tudo, o Nuno Crato tem bastantes razões para esfregar as mãos de contentamento.

3 comentários:

Moriae disse...

É mesmo isso, Fir. Quanto ao esfregar das mãos dele, acho que ... a coisa já foi mais feliz para o lado dele(s). Por pior que nós, professores, estejamos a lidar com isto, eles batem-nos em erros crassos.

Acredito que esta nossa divisão não vai durar para sempre. Nem que pelo desespero de muitos, por várias razões. OK ... devia deixar-me de utopias ...

E tu, amigo e colega, obrigada. E conta-nos da tua situação.
Se não formos nós a falar, reinará a cacofonia. Sim, sem modéstia. Somos poucos aqueles que lutam, que dão a cara, per si e pelos outros e essencialmente pela educação em Portugal.

abraço, Fir

Carlos disse...

Já pensaram no poder que uma GREVE DE ZELO POR TEMPO INDETERMINADO pode ter nas Escolas?... Os Professores que não agem por: questões económicas, por medo dos famosos "processos disciplinares" pela mínima "desobediência",os que não querem "perder tempo de serviço"... enfim todos os "umbigos grandes" da nossa classe profissional, poderiam paralisar completamente o sistema neo-liberal nas Escolas e sem qualquer hipótese minimamente legal de sofrermos represálias... já pensaram que se cumprirmos a lei, ou seja se fizermos uma GREVE DE ZELO, todo o trabalho extraordinário não pago fica por fazer, impedindo de forma total e absoluta até o início do próximo Ano Lectivo!!!... COM UMA GREVE DE ZELO POR TEMPO INDETERMINADO PROVAMOS QUE AS ESCOLAS SÓ PODEM FUNCIONAR SE TIVEREM REALMENTE PROFESSORES SUFICIENTES!!!! Agora uma pergunta ingénua: SABENDO ISTO HÁ MUITOS E MUITOS ANOS POR QUE RAZÃO OS SINDICATOS NUNCA USARAM ESTA HIPÓTESE QUE A LEI PERMITE E QUE SERIA, ESTA SIM, UMA VERDADEIRA "BOMBA ATÓMICA" SOBRE OS OBJECTIVOS EXTREMISTAS DOS NEO-LIBERAIS??!!!...

Ribeiro disse...

É de lamentar que os professores sejam tão reacionários a ponto de se deixaram menorizar profissional e individualmente. Não reagem porque não sabem nada de política- dizem que eles lá sabem, que não se pode fazer nada..-.
Como é que educadores podem ser tão pouco civilizados: não agem, não têm opinião, são bastardos de si próprios. Que geração constroem estas pessoas?