20120624

Parece que a Alemanha quer vencer tudo a qualquer custo ...

"Excesso de austeridade conduziu ao nazismo"

O governador do Banco Central Austríaco (OeNB), Ewald Nowotny, alertou contra as políticas de austeridade demasiado drásticas, estabelecendo um paralelismo com a Alemanha dos anos 1930 e o advento do nazismo.
"A concentração exclusiva na austeridade (nos anos 1920 e 1930) conduziu a um desemprego em massa, a um colapso dos sistemas democráticos e, no final, à catástrofe do nazismo", declarou na segunda-feira Ewald Nowotny, também membro do conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE), segundo declarações citadas na terça-feira pela agência Dow Jones e confirmadas esta quarta-feira por um porta-voz do OeNB.
(...) 
"Consideramos extraordinário que seja a Alemanha, entre todos os países, que não tenha aprendido com a História", referiram.

1 comentário:

Margarida Alegria disse...

Talvez porque um dos defeitos do povo alemão (ou de parte dos alemães) é precisamente esse raciocínio obtuso e não criativo que levou à aceitação do nazismo noutras décadas.
Como dizia o Jerome K Jerome, ainda antes das duas grandes Guerras, o povo alemão tem características que tanto podem levar a que seja conduzido para belos feitos e para o que há de melhor no mundo, como para o que há de mais terrível.
Mal sabia ele como estava a ser premonitório!
O problema é que, depois da segunda Guerra, muitos alemães não fizeram a catarse de que eram os responsáveis por tanta desgraça, ao contrário dos japoneses.
Quando as pessoas não reconhecem os erros e ,em vez de pedirem perdão a quem o devem e tentarem corrigir-se, ainda se acham vítimas, perseguidas e "difamadas", acontecem coisas destas.
Depois não aprendem e metem-se em disparates que no fundo as ainda envergonham mais. Mas enquanto essas pessoas não forem justas com os outros e honestas com os acontecimentos, mantendo correctas as memórias. sendo gratas e coerentes. nunca hão-de aprender e depois queixam-se que os OUTROS é que as desiludem. É assim com as pessoas, é também com os povos.