20130612

A política educativa dos 'donos da bola'

Sendo que o mundo é redondo.
By Pauline Rose, director of the Education for All Global Monitoring Report
"(...) It is especially worrying that aid to basic education from the World Bank’s International Development Association – to which G8 countries contribute – has declined dramatically since 2004: in 2011 the IDA gave less than a quarter of the aid to basic education that it gave in 2002. (...)"
Nada que não se saiba ... O desinvestimento na Educação é uma estratégia global e já ninguém tenta disfarçar.
"(...) The message is clear: strong, dependable funding to basic education is urgently needed; it is a crucial part of the solution to development crises such as malnutrition and hunger, and it is an essential to ensure all children can fulfil their potential.
* Source: EFA Global Monitoring Report team analysis based on OECD Creditor Reporting System (2013)
A naturalidade com que decorrem as cimeiras do G8 (Sic Notícias)
Em Portugal e noutros países europeus, os trabalhadores do serviço público e os professores, em particular, estão entre os mais atingidos. Os professores são vítimas de escolha nesta política de desinvestimento, com que os governos justificam demissões em massa e redução de salários e pensões, mas também o encerramento de escolas e turmas de maiores dimensões, como medidas de flexibilidade. Agora, mais do que nunca, existe a ameaça da privatização da Educação, com o risco iminente de uma educação de qualidade se tornar inacessível a mais e mais crianças.
O desinvestimento em Educação tem um impacto negativo sobre cada aluno, sobre cada professor; ele ameaça minar a educação das gerações futuras, agrava as desigualdades sociais e põe em causa muitas das conquistas do desenvolvimento económico e social das últimas décadas. A Educação pública tem que ser estimulada, pelo que exige um apoio financeiro adequado. Temos que reconhecer a Educação pública de qualidade como um direito individual e uma responsabilidade pública, que garanta a coesão social e o futuro crescimento e desenvolvimento das sociedades democráticas. (Fred van Leeuwen | Secretário-Geral da Internacional da Educação @ Do “Desinvestimento”!)

Relacionado:

Sem comentários: