20120103

Boicote ao Pingo Doce

Como se já não bastassem os anúncios controversos, terríveis e com bandas sonoras ainda piores, agora isto:
Fonte: Nibbles Naybet @ facebook

Pingo Doce: Sabe bem pagar tão poucos impostos na Holanda!
Pingo Doce: Het voelt goed om zo weinig belasting betalen in Nederland!

Vale a pena transcrever o que disse Francisco Louça sobre o assunto:
"O coordenador do BE, Francisco Louçã,  considerou hoje "mesquinha" a decisão da Jerónimo Martins de transferir os capitais para a Holanda, afirmando que foram operações de grandes grupos económicos como esta que levaram Portugal "à situação em que está".

(...) foram estes abusos, foi este não pagamento de impostos, foram estas facilidades, que viveram acima das nossas possibilidades", disse Francisco Louçã,(...)" (Expresso)

E considerando que há limites para tudo, decidi não gastar nem mais um tostão no Pingo Doce. Que tal ... quererás aderir? E já agora, não espreitem isto ; /.

Imperdível, é o post do Kaos sobre o assunto:
ADENDA (16:17)
E já agora: 

 (movimento no facebook)

4 comentários:

Fernando Lopes disse...

Bela reivindicação essa do salário mínimo holandês! As empresas, esses entes abstractos, podem, na UE, usar o regime fiscal que lhe é mais favorável. Faça-se o mesmo com os contribuintes e era ver o IRS a emigrar.

Quando falam em carga fiscal elevada nos países nórdicos, esquecem-se da saúde e ensino p.ex. em que o privado é uma excentricidade de Soares dos Santos lá da terra.

Moriae disse...

Fernando, houvesse um movimento de cidadãos 'a sério' e lá voltava a Jerónimo Martins a Portugal. Por mim, a coisa está feita. Não ponho lá mais os pés a não ser numa urgência qualquer.

Enfim ... grande Tratado de Lisboa :/

Urgel Couto disse...

Bom, espero não me alongar muito mais neste assunto do Pingo Doce que começa a ficar "fora de prazo" e vou expor aqui o que disse noutro "post" no Facebook...Não tenho interesses económicos ou estratégicos para com o Jerónimo Martins mas não posso deixar de lamentar que ao ler as vozes discordantes que li e ouvi pelo Facebook, tv e blogs me deixam a pensar em como o nosso povinho é tão esquecido (talvez comam muito queijo do Pingo Doce), pois ainda no final de 2010 elogiavam o Jerónimo Martins por distribuir parte dos lucros para com os funcionàrios (e até invejavam não trabalhar numa das lojas do grupo), além disso não vi esta "gritaria" toda quando a Rhode e outras empresas sairam com as fábricas de Portugal para outro país do leste fechando as que tinham em Portugal...que diabo, o homem não fechou as lojas, continua a dar trabalho a milhares de cidadãos portugueses e paga impostos em Portugal.Ele simplesmente foi para a Holanda porque os bancos nacionais já não emprestam dinheiro...simplesmente isto.Eu por mim vou continuar a compra onde for mais barato, assim como nos tempos que correm compro o que tiver uma relação preço/qualidade mais em conta e borrifo-me se é nacional ou estrangeiro.Ok?!
E foi mais ou menos isto que escrevi no blog de uma menina que se diz de esquerda, muito contestatária masque não aceita uma opinião contrária à sua e vai daí toca a apagar o meu comentário, pode apagar o comentário mas não as minhas ideias....

Moriae disse...

Querido amigo,

como nunca fiz a apologia do grupo JM ou outro, continuarei a manter que não ponho lá os pés a não ser que me distraia ou numa urgência.

A PT, a ZON ... estão todos lá, certo? Por mim, preferiria não 'os usar' (muito menos do que me usam a mim, sem dúvidas).

Ainda bem que isto saltou cá para fora. Pode ser que as pessoas se movam e que marquem pontos. Para mim, estas mega-empresas, são uma me***. E passarei a estar muito mais atenta!

Urgel,

muito obrigada pelo teu comentário. É uma honra, ter-te por aqui : )

Bjos!