20120104

Divulgação | Livro "Educação musical na intervenção precoce"

Título: Educação musical na intervenção precoce
Autor: Alves, Nelson
Vieira, Maria Helena
Serrano, Ana Maria
Resumo:
Este estudo procurou ser um contributo para a prática da Intervenção Precoce através da intervenção musical com crianças com Necessidades Educativas Especiais em contexto de Jardim-de-Infância. Tendo como pressuposto os benefícios da inclusão e das parcerias entre pais e profissionais, pretendeu-se realizar um trabalho de investigação que permitisse, de forma global, observar aspectos motores, cognitivos e afectivos do desenvolvimento da criança com características do Espectro do Autismo (designada por P.A., por razões de anonimato) que fossem susceptíveis de ser influenciados positivamente pela participação em actividades musicais orientadas. Paralelamente aos benefícios observados relativos ao desenvolvimento da criança com características do Espectro de Autismo, verificou-se uma melhoria significativa na Inclusão da criança em estudo no grupo de Expressão Musical. Através deste trabalho, verificou-se que a Expressão Musical é uma área fulcral para a inclusão de crianças com autismo no Jardim-de-Infância. O sujeito do estudo beneficiou, consideravelmente, da participação activa e organizada nas actividades musicais, melhorando as suas prestações em diversos indicadores da SGS II. A música pode ter um papel importante no desenvolvimento de competências e destrezas que, indirectamente, podem ajudar no dia-a-dia e na Inclusão destas crianças no contexto de Jardim de Infância. Espera-se, portanto, a partir deste trabalho, contribuir para a divulgação dos benefícios das actividades musicais enquanto actividades orientadas para o desenvolvimento das crianças com NEE, sobretudo ao nível dos aspectos motores, cognitivos e afectivos.
Mais informação: Alves, Vieira, & Serrano (2010).pdf

Fonte: http://hdl.handle.net/1822/16151

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